Castro, Bacellar, Wladimir, contas Rosinha e “carimbo Garotinho”

 

À frente de Washington Reis, Wladimir Garotinho, Frederico Paes e o empresário Renato Abreu, presidente do Grupo MPE, o governador Cláudio Castro discursou após a missa de abertura de safra da Coagro (Foto: Genilson Pessanha/Folha da Manhã)

 

 

Castro amigo de Rodrigo e Wladimir

“Eu sou amigo do Rodrigo (Bacellar, PL) e do Wladimir (Garotinho, sem partido). Eles que se entendam. A questão das disputas políticas de Campos não tem nada a ver comigo. Eu sou governador do estado e tenho que trabalhar com os dois. Se tiver um terceiro, que brigue com os dois, eu vou trabalhar com ele também. Assim como se tiver um quarto. Eu sou governador e não me meto nessas questões municipais”. À reportagem da Folha, foi o que disse na manhã de hoje o governador Cláudio Castro (PL), na missa de abertura de safra da Usina Sapucaia. Que é arrendada a Coagro, presidida por Frederico Paes (MDB), vice-prefeito de Campos.

 

Entre os vereadores de oposição Helinho Nahim, Igor Pereira, Raphael Thuin, Marquinho Bacellar, Anderson de Matos e Bruno Vianna, Cláudio Castro posou fora do palanque oficial (Foto: Divulgação)

 

Mais edis de oposição que do governo

Wladimir Garotinho marcou presença no evento, não Rodrigo Bacellar, que deixou a secretaria estadual de Governo para tentar se reeleger deputado estadual em outubro. Mas, irmão de Rodrigo e vereador eleito presidente da Câmara de Campos em 15 de fevereiro, no pleito depois anulado pela atual Mesa Diretora governista, Marquinho Bacellar (SD) também esteve lá. Como vários edis da oposição, entre eles Helinho Nahim (PTC), Bruno Vianna (PSD), Raphael Thuin (PTB), Igor Pereira (SD) e Anderson de Matos (Republicanos). Entre os governistas, estiveram os vereadores Marcione de Farmácia (DEM) e Silvinho Martins (MDB).

 

(Infográfico: Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)

Castro e as pesquisas

Quem veio junto com Cláudio Castro, como adiantado pelo blog foi Washington Reis (MDB). Ex-prefeito de Duque de Caxias, ele é o nome mais cotado para ser o vice na chapa da tentativa de reeleição do governador. Sobre as pesquisas às urnas estaduais, daqui a menos de cinco meses, Castro disse à Folha: “Eu tenho como postura não comentar pesquisa, até porque você nem sabe ainda quem são os candidatos. As pesquisas só vão valer depois que saírem as convenções e pudermos saber quem são. Por exemplo, as pesquisas nacionais falavam em (Sergio) Moro (União) e hoje nem candidato (a presidente) ele é mais”.

 

Castro e Freixo

Apesar de dizer que não comenta pesquisas, Castro não deixou de alfinetar quem elas apontam como seu mais forte adversário na corrida ao Palácio Guanabara. Com o cuidado de não citar o nome do deputado federal Marcelo Freixo, pré-candidato do PSB a governador, o atual detentor do cargo disse: “O meu adversário (Freixo, que lidera até aqui as pesquisas, com Castro em segundo) comenta e toda hora ele tem que ficar buscando na pesquisa um dado em que está melhor. Eu sigo uma postura diferente. Acho que quem está na oposição faz campanha e quem está no governo governa. Eu estou governando e essa é minha postura”.

 

Cláudio Castro na Coagro com Elísio Rodrigues, presidente da Câmara de SJB (Foto: Instagram)

SJB e Castro

Após a missa, discursaram Frederico, Renato Abreu, proprietário da usina; Washington, Wladimir e Castro. O ex-prefeito de Duque de Caxias foi o mais político, saudando a presença do deputado federal Juninho do Pneu (União) e do estadual Bruno Dauaire (União). Pai deste, o ex-prefeito de São João da Barra, Betinho Dauaire (PSC) também foi ao evento. Assim como os vereadores do G-5 sanjoanense: o atual presidente da Câmara, Elísio Rodrigues (PL); o presidente eleito, Alan de Grussaí (Cidadania); além de Analiel Vianna (Cidadania), Franquis (PSC) e Kaká (Podemos). Elísio é outro político da região ligado a Rodrigo Bacellar.

 

Parque Saraiva e Ponte da Integração (Montagem: Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)

Pq. Saraiva e Ponte da Integração

Política à parte, o evento trouxe boas notícias concretas a Campos, SJB e São Francisco de Itabapoana, cujos vereadores Renato Roxinho e Eleno (ambos, do SB) também estiveram presentes. Wladimir anunciou “para os próximos dias” a retomada de obras no Parque Saraiva, em parceria do município com o Governo do Estado. Por sua vez, Castro finalmente deu prazo para a entrega da Ponte da Integração, ligando SJB a SFI: “A entrega está pré-marcada para 31 de maio de 2023”. Morto pela Covid em 2020, após brigar tanto em vida pela obra iniciada em 2014, infelizmente o deputado estadual João Peixoto não estará aqui para ver.

 

Rosinha improcedente

A Câmara de Campos teve a temperatura da sessão de ontem elevada por dois fatos externos. Ambos ligados à ex-prefeita Rosinha Garotinho (União), mãe do prefeito Wladimir. Primeiro foi a decisão judicial do último dia 29 que julgou improcedente a anulação, pela atual Legislatura, da reprovação das contas de Rosinha de 2016 pela Legislatura anterior, seguindo parecer do Tribunal de Contas do Estado (TCE). No Folha no Ar, a anulação já havia sido considerada aberrante por juristas conceituados, como o ex-presidente da OAB-Campos e seu atual vice-presidente, respectivamente, Cristiano Miller e Carlos Alexandre de Azevedo Campos.

 

(Reprodução do Facebook)

 

“Olhos verdes”

Quem levantou na Câmara a decisão da juíza Danielle Coutinho Cunha Gomes, da 3ª Vara Cível de Campos, contrária a Rosinha, foi o Marquinho Bacellar. Coube a ele levantar também o segundo fato incendiário do dia. Foi uma postagem de Rosinha no Facebook em cobrança ao filho: “Wladimir, você só chegou onde está com o carimbo Garotinho. Não pelos seus belos olhos verdes”. Verdade ou não, não é mentira que qualquer mãe só deveria cobrar seu filho dessa maneira no reservado. Jamais publicamente. Skakespeare advertiria: “o ciúme é um monstro de olhos verdes que se alimenta da própria carne” (“Othelo”, ato 3, cena 3).

 

Rosinha e Wladimir em postagem do dia das mães (Foto: Instagram)

 

Com informações dos jornalistas Ícaro Barbosa, Aldir Sales, Arnaldo Neto e do repórter-fotográfico Genilson Pessanha.

 

Publicado hoje na Folha da Manhã.

 

fb-share-icon0
20
Pin Share20

Deixe um comentário