Trump cabo eleitoral de Lula?
Concluída na véspera da conversa (confira aqui) por videoconferência na segunda (6) entre Lula e o presidente dos EUA, Donald Trump, a pesquisa Quaest de outubro não pegou seus efeitos. Mas a aproximação entre os dois presidentes parece ser uma das causas da ascensão do mandatário brasileiro nas pesquisas.
57% sabem de elogio de Trump a Lula
A maioria de 57% dos brasileiros soube do elogio de Trump a Lula (confira aqui) na Assembleia Geral da ONU, em 22 de setembro. Os que não sabem são 43%. Já os que acham que Lula saiu mais forte do encontro com Trump na ONU são 49%. Outros 27% acham que o petista saiu mais fraco, com 10% que acham que não saiu forte ou fraco, e 14% que não souberam responder.
Trump e Lula “vão se dar bem” a 51%
Outra maioria de 51% dos brasileiros acha que Lula e Trump “vão se dar bem” em uma possível reunião presencial entre ambos. Outros 36% acham que não, com 13% que não souberam responder.
Números do discurso de Lula na ONU
A maioria de 56% dos brasileiros não soube do discurso de Lula na ONU, antes de Trump fazer o seu e anunciar a boa “química” entre os dois. Outros 44% souberam. Pelo que ouviram falar, no entanto, a maioria de 52% acha que o discurso de Lula na ONU foi bom. Outros 34% acham que foi ruim, com 6% que não foi bom ou ruim e 8% que não souberam responder.
Isenção de IR tem 79% a favor
Sobre a reforma do Imposto de Renda (IR), promessa de campanha de Lula em 2022, a maioria expressiva de 67% soube (33% não souberam) da proposta do governo aprovada no dia 1º pela Câmara dos Deputados. Mais expressivos ainda são os 79% favoráveis à isenção de IR a quem ganha até R$ 5 mil. Apenas 17% são contra, com 4% que não souberam responder.
Publicado hoje na Folha da Manhã.