Opiniões

TRE mantém Garotinho preso, enquanto Rosinha apela para Deus e Brasília

 

Charge do José Renato publicada hoje (19) na Folha

 

 

 

 

TRE unânime: Garotinho preso

O juiz da 100ª Zona Eleitoral de Campos, Ralph Manhães, parecia saber o que estava falando quando afirmou (aqui) à revista Veja na última sexta (15): “Tenho mais de cem depoimentos que mostram como a Prefeitura de Campos (na gestão Rosinha Garotinho) usou o programa Cheque Cidadão para comprar votos”. Ontem, por unanimidade, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) negou habeas corpus ao ex-governador Anthony Garotinho (PR), em prisão domiciliar desde quarta (13), quando foi condenado a nove anos e 11 meses por corrupção eleitoral, associação criminosa, supressão de documentos e coação no curso do processo da Chequinho.

 

“Justiça de Deus” (e de Brasília)

Logo após a decisão unânime do TRE, Rosinha fez (aqui) um pequeno comício na noite de ontem, diante à “casinha na Lapa que papai deixou”, transformada em mantra durante a carreira política de Garotinho, e que agora lhe serve de cárcere. Falando para cerca de 100 militantes, a ex-prefeita tentou manter acesa a esperança de uma decisão favorável, numa mistura entre apelo religioso e fé na instância máxima da Justiça Eleitoral: “Mas a justiça de Deus vai vir. Vamos recorrer em Brasília (ao Tribunal Superior Eleitoral, TSE), aonde sempre se fez justiça nos casos em que o Garotinho vem perdendo em Campos e no TRE”.

 

Campos vai quebrar?

Rosinha aproveitou a chance para fazer ataques diretos ao juiz Ralph Manhães, ao promotor eleitoral Leandro Manhães e ao delegado federal Paulo Cassiano, que estiveram à frente da Chequinho. Após fazer críticas também ao governo municipal Rafael Diniz (PPS), a esposa de Garotinho chegou a prever o caos à cidade que deixou com uma dívida (aqui) de R$ 2,4 bilhões, após governar por oito anos: “Ele (Rafael), sim, vai quebrar a Prefeitura. Porque na hora que a Caixa (Econômica Federal) assumir, porque ele vai perder a liminar que ele ganhou, e a Caixa vai cobrar os juros dos meses que ele não paga”.

 

Recordar é viver

O que Rosinha não disse é que sua transação (aqui) com a Caixa, mais conhecida como “venda do futuro”, no apagar das luzes do governo federal Dilma Rousseff (PT), foi feita (aqui) em troca da ausência da deputada federal Clarissa (PR) na votação do impeachment da ex-presidente. Não fosse a liminar favorável a Campos conseguida (aqui) no Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF 2), a Caixa poderia cobrar acima dos 10% de royalties do petróleo, estabelecidos pela lei municipal 8273/2015 e pela Resolução Modificativa 002/2015, do Senado. E se vingassem os termos pactuados pelos Garotinho, a cidade não teria dinheiro nem para pagar o servidor.

 

A esperança

A ex-prefeita também não explicou porque reside em Brasília a esperança maior do seu marido em conseguir sair da prisão domiciliar, onde é monitorado por tornozeleira eletrônica e está impedido de qualquer contato pessoal além da família e advogados. O relator da Chequinho no TSE é o ministro Tarcísio Vieira de Carvalho Neto. Ele já atuou na defesa de Rosinha, na segunda de suas duas cassações como prefeita, em 2011. Ainda assim, ele já deu decisões contrárias aos interesses dos condenados na Chequinho, inclusive ao julgar incorreta, na última sexta (15), a reclamação feita no TSE contra a prisão de Garotinho.

 

Dúvida e certeza

O que existe, por enquanto, é a condenação da 100ª ZE de Campos, referendada por unanimidade na segunda instância. “A sentença expõe minuciosamente os motivos concretos do juízo de periculosidade, pelo qual o paciente (Garotinho), caso permaneça em liberdade, poderá cometer novos crimes”, afirmou ontem (aqui) a desembargadora Cristina Feijó, relatora do processo no TRE. Rosinha, no entanto, atribuiu a decisão a “um sujeito todo poderoso da toga preta”. E profetizou: “Uma hora a casa dele vai cair”. Na dúvida se a casa já não caiu, e para que lado, fica a certeza: Garotinho segue confinado à “casinha da Lapa que papai deixou”.

 

Uenf ainda em greve

A Associação dos Docentes da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Aduenf) anunciou, ontem, que a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) vai realizar uma audiência pública específica para tratar sobre o orçamento destinado à universidade que está em greve há 47 dias. A Aduenf também informou que realizará uma nova assembleia da categoria na quinta-feira (21), às 15h, no auditório P5.

 

Com a colaboração do jornalista Aldir Sales

 

Publicado hoje na Folha da Manhã

 

Este post tem 8 comentários

  1. Quase todas prefeituras ficaram com dividas do governo passado, e os estados nao foram diferente o rio do governo Pezao e o que esta pagando o preco mais caro,por causa do roubo de Sergio Cabral.Para quem dizia que o seu governo vai ser de transparencia,ja se passaram nove meses e nada foi feito,Campos se continuar desse jeito, vai se transformar em uma cidade fantasma

  2. Simplesmente estão tão acostumados com a impunidade, não acreditaram que chegaria o dia em que suas vozes não encontrariam mais eco! Mas, aqui pra nós, ‘prisão domiciliar” tem jeito e aparência de “punição simbólica”! Quem vai acreditar que o “condenado” que não pode usar o seu celular, vai ser “santo” e não usar o da esposa ou de quem esteja no mesmo ambiente? Apelaram pra tudo, pra TSE, pra TRE, e vão sendo vencidos em todas as etapas! Postergaram, procrastinaram, usaram recursos e mais recursos, tentaram influenciar através da mídia. A “fórmula” esgotou, tá velha, ‘gastou”, não cola mais!
    __Que seja feita justiça, nada mais!

  3. Sobre o aparte “Justiça de Deus” (e de Brasília), alguém sabe me dizer se Luciana Lóssio ainda está no TSE?

    1. Caro Leo,

      Não, ela saiu do TSE em 4 de maio. Cinco dias depois, Tarcísio Vieira de Carvalho Neto assumiu seu lugar como ministro e relator da Chequinho.

      Abç e grato pela chance do esclarecimento!

      Aluysio

  4. O POVO QUER VER GAROTINHO NA CADEIA !!!

    LUGAR DE CHEFE DE QUADRILHA ARMADA, JA CONDENADO, É SIM NA CADEIA…

    AINDA MAIS PQ CONTINUA NO CRIME, CONTINUA A ORGANIZAR QUADRILHA PRA COMPRAR VOTOS !!!

    GAROTINHO DEVOLVE NOSSOS R$ 11 MILHOES QUE VOCE E SUA QUADRILHA DESVIARAM…

  5. GAROTINHO QUERIA MESMO ERA A AMIGUINHA DO PT E ALIADA A MINISTRA LUCIANA LÓSSIO PRA LHE CONCEDER TUDO QUE PEDIA A MANDO DO PT NO QUAL APOIA !!!

    TA QUERENDO MOLEZA, PRATICA CRIME E QUER FICAR IMPUNE, GAROTINHO PENSA SER DIFERENTE DOS BRASILEIROS UMA ESPECIE DE DEUS SUPREMO…

    CADEIA PRA GAROTINHO JA !!!

  6. Preso, ele está hospedado. Ele e sua arrogancia sem-fim.

  7. Comentário excluído pela moderação

Deixe uma resposta

Fechar Menu