Opiniões

Nahim contra CPI pelo mesmo motivo de Bacellar

Vereador Nelson Nahim, hoje, no Folha no Ar, entre os jornalistas e blogueiros Rodrigo Gonçalves e Aluysio Abreu Barbosa (foto de Diomarcelo Pessanha)
Vereador Nelson Nahim, hoje, no Folha no Ar, entre os jornalistas e blogueiros Rodrigo Gonçalves e Aluysio Abreu Barbosa (foto de Diomarcelo Pessanha)

 

Abandonada pelos cinco vereadores de oposição que bastariam para aprová-la, a CPI dos Royalties que a vereadora Odisséia Carvalho (PT) vai apresentar  amanhã, na Câmara, também não deve ter nenhum voto da situação. Pelo menos foi esta a clara impressão deixada pelo vereador Nelson Nahim, agora há pouco, no Folha no Ar, onde foi entrevistado por mim e pelo também jornalista e blogueiro Rodrigo Gonçalves.

Para ficar contra a CPI, o irmão de Garotinho usou o mesmo argumento que o maior antagonista deste, vereador Marcos Bacellar (PT do B), apresentou em entrevista ao blog (aqui), para tentar  justifcar o posicionamento da bancada de oposição: embora seja, em tese, favorável à investigação, o momento não seria oportuno. Nahim e Bacellar defendem que uma investigação sobre onde e como foram aplicados, de fato, os recursos do petróleo em Campos, poderia ser utilizada, em Brasília, pelos defensores da emenda de partilha dos royalties, já aprovada na Câmara Federal (aqui) e que agora aguarda os próximos passos no Senado, na possibilidade de veto ou Medida Provisória do presidente Lula (aqui) e no Supremo Tribunal Federal (aqui).

fb-share-icon0
20
Pin Share20

Este post tem 24 comentários

  1. antes todos eram a favor da cpi agora nao querem .

  2. POXA ! QUEM NÃO DEVE NAO TEME !SERVERIA ATÉ PRA MOSTRAR O PORQUE DA IMPORTANCIA DOS ROYALTIES !O GOVERNO NÃO É TRANSPARENTE?? QUAL O MEDO??

  3. É uma vergonha tudo isso?
    onde está a sociedade organizada? A Câmara Municipal não reflete
    os interesses do povo. Isso é uma
    brincadeira!!!!!!

  4. Por falar em royalties, onde está o dinheiro do FUNDEB? Tão esperado pelos professores! Alguém poderia dizer?

  5. Seria uma boa oportunidade para alertar aos futuros Estados favorecidos na partilha do pré sal de como os governantes podem utilizar erroneamente ou até de maneira fraudulenta os recursos. E não ficar se desculpando para não apurar.
    O povo, seja de que Região for tem o direito de saber o que aconteceu com tanto dinheiro.
    A posição do irmão do “palpiteiro” e marido da prefeita não poderia ser diferente.
    Infelizmente os eleitores “conscientes” o colocaram na Câmara.
    Vejam situação e oposição seguindo a mesma cartilha.
    Vejam como as faces se revelam.
    Desde quando Brasilia quer saber o que acontece aqui em Campos a não ser da grana preta que o oleo e gas nos oferta?
    De São Paulo prá lá nem sabem que existimos! Quando se fala em Campos eles perguntam se é Campos dos Jordão ou São José dos Campos… É verdade, gente!
    O povo de Campos merece tudo que está acontecendo, pois alguns do fundo de suas misérias, sejam financeiras ou intelectuais, idolatraram esses aproveitadores e incapacitados vereadores, pessoas totalmente despreparadas, alguns, semi anafalbetos, para legislar, coisa que nem sabem do que se trata.
    Não faço parte desse eleitorado, pois justifiquei meu voto porque estava trabalhando duro quando houveram as eleições.
    Agora, vale a frase da Marta Suplicy… “Relaxa e…”.
    Na próxima eleição, todos estes (…) serão reeleitos e sigamos no marasmo, no analfabetismo e sabe-se lá o que mais.
    Me digam um Projeto desses vereadores?
    Por pouco o IPTU indescente estava rolando aí…

  6. Caro Cesar Botelho,

    Por motivos de rezão ética e legal, nenhum dos blogs hospedados na Folha Online pode publicar comentários com palavras ofensivas ou acusações sem as devidas provas. Não por outro motivo, para publicá-lo, nos vimos obrigados a editar um adjetivo pejorativo em seu comentário. Peço que entenda e nos perdoe a liberdade.

    Abraço e grato pela colaboração!

    Aluysio

  7. Argumento “mea culpa” além de completamente descabido. Então se a cada CPI na câmara federal, estadual, municipal, senado, prefeituras, ministérios e secretarias, enfim sendo alvo desta e constatando que quem é dever zelar pelo erário público incorrendo mal vesação dos recursos teria o cidadão pagador de impostos o direito de não mais fazê-lo!? Posso então a partir daí, andar nu, dirigir bêbado, avançar o semáforo, roubar e matar!?
    Direitos e deveres são regidos pela constituição, assim como a divisão dos royalties e meu dever de pagar imposto. No mais, é regozijo de nossa senil política eleitoreira e corporativista que joga com o eleitor e nossos impostos à sua vontade.
    O TCE é hoje uma instituição falida conforme a CPI instaurada pela ALERJ vem revelando a cada dia desde quando aberta a mais de um ano, desenterrando “cobras, lagartos e toda espécie”. Será que o resultado dessa CPI (dos royalties) não traria à baila grandes nomes e fatos estarrecedores que colocariam em cheque políticos e afins? E essa “exposição” não ajudaria a se recriar um TCE e quem sabe abriria os olhos de gente séria para fiscalizar e zelar pelo uso desse dinheiro!?
    Quem será julgado, não será o ROYALTIES, e sim quem era obrigado a utiliza-lo conforme legislação vigente. Assim como se pune apenas o pagador de imposto que sonegou, e não todos os pagadores, puni-se quem errou. A inversão de valores é horrenda! Hoje no “popular” é bonito sonegar e enriquecer assim, bem como se eleger e “enricar” às custas do trabalhador, afinal “se eu estivesse lá também faria” (não é assim que se diz por aí?).
    Medida corporativista que abre caminho para todo tipo de interpretação. L A M E N T Á V E L ! !

  8. agiu com responsabilidade ,marcos bacelar e nelson nahim nao é hora para isso,todos devem se unir pelo RIO ,essa vereadora tá querendo aparecer pois só sabe criticar,deixa isso para depois,ROYALTIES NAO É PRIVILÉGIO É COMPENSAÇAO.

  9. AS DUAS ULTIMAS CPI`s PARA QUE SERVIRAM?ORA AMIGOS,VEREADORES BASTA DAR UMA CHEGADINHA PELA MANHA NO HGG E A NOITE NO SAMDU DE GUARUS E NO FERREIRA MACHADO E IROA VERIFICAR O MAL USO DOS ROYALTIES.TRANSPARENCIA EM QUAL GOVERNO,ME APONTEM UM SEQUER.POLITICA É FEITA PARA “MEIA DUZIA” E SÓ,NOS POVO ELEITORES E PAGADORES DE IMPOSTOS,NAO FAZEMOS PARTE.A VEREADORA ESTA COM BOAS INTENÇOES,MAS NO MOMENTO MINHA OPINIAO PARTICULAR,SOU CONTRA,JA QUE NAO LEVARA A NADA,SÓ ESTARDALHAÇOS…

  10. Penso que a CPI vai fundamentar ainda mais a pedido de divisão dos royalties.Mas quem não deve não treme, né?

  11. EU ACHO QUE OS VEREADORES QUE VAO VOTAR CONTRA ESTAO CERTISSIMOS, POR QUE AGORA NAO E HORA PARA ISSO, NA VERDADE QUEM ESTAR FAZENDO ISSO E POR QUE DE ALGUMA FORMA QUER ESTAR NA MIDIA E VCS SABEM DISTO,ELA TINHA QUE ESTAR EM BRASILIA JA QUE TEM UM GRANDE ACESSO POR LA DEFENDENDO OS ROYALTIES. NAO ESTAR NESSE MOMENTO QUERENDO VIRAR ARTISTA.E PARECE NAO SABER O QAUNTO OS IDOSOS AS CRIANÇAS OS FUNCIONARIOS VAO SOFRER COM TUDO ISSO.UM GRANDE ABRAÇO.

  12. Valeu Aloysio, relamente o termo foi pesado.Vamos melhorar a redação. O negócio é manifestar a insatisfação.

    Saudações,

  13. Quem não deve não teme… já foi escrito acima… CPI já! Muda Campos! Mas muda pra melhor dessa vez!!!
    Transporte, Educação, Habitação, Administração e Saúde tem regras.
    Porque não se muda de atitude e passamos a ler e fazer o que está escrito!!! LEI É LEI… E devemos convidar autoridades realmente competentes para realizar essa CPI… Policia Federal, Receita Federal, Tribunal de Contas da União para provarmos a inocência de nossos Parlamentares e Administradores Públicos!!

  14. politicos são todos iguais, estam todos com medo de uma CPI.

  15. É importante estarmos ligados. Há muito o que ser mudado e o mais importante é saber que somos sustentados primeiramente por Deus que não desampara seu povo. Que Deus abençoe a todos!!! Vamos confiar está tudo na mão de Deus!!!

  16. Bom dia Senhores! Hoje vim me manifestar.
    Sei dos problemas que irão acontecer depois que perdemos os ROYALTIES até porque não pertence a nenhum político e sim aos Munícipes.
    Mas a questão é:
    Quem é que vai querer assumir uma “Firma” que provavelmente vai estar falida?
    Antes, a Prefeitura de Campos era disputada a “tapa”, visto que a “Firma” tão desejada sempre teve a sua reserva financeira.
    É claro que agora a história muda! Já que estão retirando o “trampolim” para as outras áreas política, inclusive a presidência.
    E agora? O que será dos meus amigos que ficam de sol a sol nas ruas dando atenção ao seu povo e abrindo diariamente o jornal local pra saber como anda a sua cidade?
    Quanto a CPI, vamos pensar direitinho! Qual político gosta de uma investigação?
    Quanto a mim, um jovem “apostador da Roda da Fortuna”, só basta acreditar nos velhos ensinamentos (Só tem quem trabalha, duro e honesto).
    A todos os munícipes, desejo sorte na nova jornada que virá.
    Aos Políticos, discernimento, competência e logística para comandar.
    (Aquele que descuida da sua casa tem o vento como herança. (Provérbios, 11:29).

  17. Caro Cesar Botelho,

    Grato por seu entendimento!

    Abraço!

    Aluysio

  18. na verdade esta CPI serviria exclusivamente para os dois ultimos governos que todos já sabem como foi a aplicação desses recursos ou ” farra ” como alguns preferem definir e do atual governo que deverá mostrar transparência na aplicação juntamente com a câmara municipal que pode exigir da prefeitura uma melhor aplicação desses royalties. “diga-me o que fez com os royalties e te direi quem és ” !

  19. Cara Cristina,

    Boa adaptação do provérbio popular. Realmente, quem não deve, não deveria tremer… (rs)

    Abraço e grato pela colaboração!

    Aluysio

  20. IMAGINO O QUANTO OS ESTADOS DO RJ E ES IRÃO FICAR SE PERDEREM OS ROYALTIES,MAS SOU COMPLETAMENTE A FAVOR DA CPI PORQUE PARA ONDE É ENVIADO TODOS RENDA DOS ROYALTIES JÁ QUE OS DOIS ESTADOS CITADOS SÃO RESPONSÁVEL POR 90% DA PRODUÇÃO DE PÉTROLEO E GAS DO PAÍS.
    SDS.
    PATRICIA ALVES

  21. Meus caros!com CPI agora ou depois, nesta cidade nada vai mudar.Saudades! dos tempos de Zezé Barbosa e Rockfeller, que apenas com o dinheiro dos impostos e sem nenhum tostão a mais nos cofres, fizeram Campos sobreviver e éramos felizes.Infelismente o dinheiro só atrai cobiça;nas mãos destes salafrários da política pior ainda,não trabalham,vivem do poder público e quando percebem que a “mamata”vai acabar, ficam se descabelando por aí.”Por causa de alguns vagabundos muitos inocentes vão pagar”.

  22. Meus amigos, caso percamos de verdade os ROYALTIES a situação de Campos vai piorar muito pois teremos almento nos valores do IPTU, a taxa de iluminação pública irá almentar, os nossos carros seram multados por qualquer motivo nas ruas de Campos, os nossos hospitais que já não funcionam bém irao piorar, fora o comécio que muitos teram que fechar suas portas. O povo de campos dos goytacazes não meresse sofrer por causa da desonestidade de um pequeno grupo do passado que comandou o nosso municipio e alguns da nova administração.

  23. onde estará o ministerio publico… e o povo que vota, será que está observando as acoes e reacoes dos nossos queridos politicos goitacás? a grana dos roialties sempre foi usada ‘à bangu’, sem aparente controle e evidente soberba. depois de tanto tempo, ficou evidente aos parlamentares do resto do pais que é muita grana e o olho gordo cresceu. mas, sinceramente, acho que tudo vai acabar em pizza, e os cortes – de fato – serão bem menores. nada de 99%, no maximo uns 40%. e agora com prestações de contas – ha ha ha, essa eu quero ver!

  24. VEREADORA ODISSÉIA: ESTA AGINDO TOTALMENTE CERTA, NO MOMENTO ERRADO, NÃO SE ESQUEÇA QUE OS TRABALHADORES PRECISAM DESTES RECURSOS DOS ROYALTIES TAMBEM. AFINAL DE CONTAS SEU PARTIDO É DOS TRABALHADORES (PT). LEMBRA?

Deixe uma resposta

Fechar Menu