Opiniões

Oncologia na pauta da Saúde entre Dante e Nahim

Cotado para ser o novo secretário de Saúde, tão logo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) defina e eleição suplementar a prefeito, já prevista pelo presidente Namatela Jorge para 21 de novembro, o vereador e médico Dante Pinto Lucas (PDT) deve marcar ainda hoje, com o prefeito Nelson Nahim (PR), uma reunião para tratar da principal demanda dos pacientes de câncer no município: o tratamento de radioterapia.

Enquanto não ocorrem as mudanças previstas à área de Saúde, como a troca de comando no Hospital Geral de Guarus (HGG), Dante quer mudar a realidade dos pacientes oncológcios de Campos que hoje têm que se deslocar para Itaperuna, onde às vezes alugam apartamentos, em busca do tratamento radioterápico:

— Sou proctologista e acompanho pessoalmente o drama de alguns pacientes com câncer no intestino. O tratamento de quimoterapia é feito semanalmente, ou de 21 em 21 dias, enquanto o de radioterapia é diário. Desde que o IMNE suspendeu sua radioterapia, muitos pacientes de Campos têm optado por se fixar provisoriamente em Itaperuna e vir a Campos só para fazer a quimoterapia — explicou.

Ainda segundo o vereador, já existe o projeto para se adquirir uma aparelho de radioterapia, para servir a Unacom (unidade de tratamento oncológico) estabelecida na parceria do Hospital Escola Álvaro Alvim com a Clínica Santa Maria, que presta o tratamento quimioterápico, como já chegou a ser noticiado na Folha impressa e online, além do programa Folha no Ar. O vereador vai tentar agilizar com o prefeito o apoio municipal ao projeto.

Lembrado pelo blogueiro que, como a Folha também já noticiou, o IMNE suspendeu o atendimento de radioterapia apenas provisoriamente, enquanto adquiria um aparelho mais moderno, que tem previsão para entrar em operação em novembro, mês também previsto pelo TRE à eleição suplementar, Dante ressalvou:

— Melhor, pois Campos passaria a ter dois aparelhos. Na eventalidade de um deles quebrar, o outro continua operando e nenhum paciente precisaria mais ter que se deslocar a Itaperuna em busca de atendimento, que é o que ocorre hoje.

fb-share-icon0
20
Pin Share20

Este post tem 13 comentários

  1. Não só os equipamentos como os suplementos para os pacientes ultilizarem em casa para amenizar o mal estar que fica depois de cada sessão.

  2. Muito bem lembrado pela Patrícia ,pois os medicamentos são caros e precisam ser dados aos pacientes para amenizar o quadro pós quimioterapia.

  3. Parabéns NAHIM E DANTE,ESSA PARCERIA EM AJUDA DA POPULAÇÃO MOSTRA O CRESCIMENTO VERDADEIRAMENTE QUE NOSSA CIDADE PRECISA. É melhor uma união do que a guerra que estava acontecendo por perseguições politicas. Aonde os que mais precisam sofriam. É começando pela saúde que podemos realmente ter paz no coração.

  4. Verdade, por isto esta mudança na saúde deve ser agilizada, tire Hirano, se Rosinha voltar e quiser reconduzi-lo vai ser problema dela, pois, este secretario só pensa nele, nele e nele mesmo. Tá na hora de melhorar estas mesmice, falou-se em medicamentos caros, porém, até os baratos estão em falta nas unidades, é uma fartura só, farta tudo. Acorda Nahim!!!!! Estamos torcendo por vc.

  5. É de POSSOAS assim que a população precisa, que queira fazer o melhor para o povo que o deu procuração para tratar de assuntos de PURO interesse do POVO, Dr. Nelson troca esse Secretário que hoje comanda a Saúde, e suscessivamente seus subordinados, o Hi(…)r(…)ano pode até saber administrar, mas saúde de um município não é somente administrar e sim saber fazer política, principalmente com os comandados.

  6. Caro Hudson,

    Nenhum dos blogs hospedados na Folha pode fazer ofensas pessoais. Não por outro motivo, nos vimos obrigados a editar o trocadilho feito com o nome do secretário de Saúde. Esperamos que entenda e nos perdoe a liberdade.

    Abraço e grato pela colaboração!

    Aluysio

  7. A saude esta sendo comandada assim…altos investimentos,grandes licitaçoes,trtamento de 1º mundo na dengue,tantos milhoes para compras de medicamentos etc.Muito bom essa preocupaçao com os pacientes com cancer,parabens!Mas e na pratica?Tenho cancer de pele,ja fiz uma cirurgia no HGG e em 15/07/10 estando com o cirurgiao,o mesmo mandou que eu “ligasse de vez em quando para saber se havia liberado as cirurgias”,ja que uma nova que eu tnho que fazer(foi diagnsoticado),esta sem previsao.Vou retornar hoje,ja que ontem(03/09),ao ligar tive um atendimento pessimo…Como podemos ver a saude em Campos na midia é uma maravilha,ja na pratica…como disse alguem o problema do dinheiro publico,”é que ele nao chega a quem realmente precisa”…

    [email protected]

  8. , continuando o raciocinio retornei agora do HGG e apos umas desinformaçoes na COORDENAÇAO DO AMBULATORIO,me enviaram ao sala de cirurgias,onde me informaram que ja foi normalizado,e que eu poderia retornar a seg.feira(único dia da semana para marcaçao)mas como nesses dia 06 vespera de feriado,e PONTO FACULTATIVO,so me resta retornar na proxima 13/09 enfrentar uma fila para uma consulta,para só entoa saber o dia da cirurgia.Muita calma nessa hora!

  9. ENTENDO QUE ASSIM QUE A POLITICAGEM ACABAR E O BOM SENSO TOMAR CONTA, DE QUANTO ESTA CIDADE PRECISA DE PESSOAS QUE CUIDEM DELA, IREMOS EM FRENTE.SOU AMIGO PESSOAL DE DANTE DESDE MOLEQUE E SEI O QUANTO DE CARATER ELE TEM. É UMA PESSOA BOA DE CORAÇÃO E CORRETO EM SEUS ATOS.
    A SAÚDE DE CAMPOS PRECISA DISSO. UMA PESSOA QUE SEJA VOLTADA AOS CIDADÃOS DESTA CIDADE.
    DANTE VAI PRECISAR TER MUITO ESTOMAGO PARA TOCAR A SAÚDE, PELO QUE ELA PROPORCIONA HOJE MAS ACREDITO EM SUA CAPACIDADE COMO HOMEM E COMO MÉDICO VOLTADO A PESSOAS QUE PRECISAM DESTE SERVIÇO.
    ESPERO QUE O SR.PREFEITO, QUE PARECE TER BOAS INTENÇÕES E JÁ TER ACERTADO EM SITUAÇÕES QUE ESTAVAM VISIVELMENTE PARADAS, ACERTE MAIS ESTA.

  10. A TEMPO:
    SAÚDE É COISA MUITO SÉRIA E PREVENÇÃO NA SAÚDE É AINDA MAIS IMPORTANTE.

  11. PARECE MENTIRA QUE TEREMOS UM SECRETÁRIA QUE OLHE PELAS PESSOAS CARENTES DA NOSSA CIDADE , POIS ESTE PAULO IRANO É DA ELITE DA SAUDE , SÓ CONHECE CONSULTAR RICOS COM CONSULTAS CARAS , POR ISSO Ñ TEM CONSIENCIA COM O QUE O POBRE PRECISA.

    PARABENS NAHIN. Ñ DEMORE FAZER ESTA TROCA POR AMOR AO POVO POBRE DE CAMPOS

  12. DIGO UM SECRETÁRIO

  13. Que noticia maravilhosa, digo isso por que vivi esse sofrimento com o meu marido indo e vindo de Itaperuna para o tratamento de radioterapia, temos muito a agradecer a equipe do Dr. Tulio do HSJHavaí- Itaperuna, são pessoas maravilhosas,acolhedoras, atenciosas,mas a viagem para o tratamento é muito dolorosa, é interminavel, cansativa, pois o tratamento oncologico já e muito sofrido por si só! Que realmente vcs consigam um aparelho de Radioterapia para nossa Cidade, vai dar mais tranquilidade ao paciente!Se Deus quiser!
    Rosiane

Deixe uma resposta

Fechar Menu