Destituição na Câmara de Campos — Previsão complexa e sujeita a mudanças

O blogueiro acabou de falar agora, por telefone, com o advogado Robson Tadeu de Castro Maciel Júnior, ex-procurador da Câmara de Campos. Ele confirmou o que antes já havia previsto aqui o jornalista Ricardo André Vasconcelos: se for mesmo tentada, a destituição de Nelson Nahim (de saída do PR) da presidência do Legislativo, se dará pelo artigo 200 do Regimento Interno.

Todavia, como se a destituição for tentada e consumada apenas contra Nahim, quem assumiria a presidência seria o vice, Rogério Matoso (PPS), este também pode acabar se tornando alvo político dos vereadores comandados por Garotinho. Pois, segundo Robson esclareceu, caso a destituição se configure sobre mais de um integrante da mesa-diretora, uma nova eleição desta poderia ser marcada. 

A título de curiosidade, o primeiro secretário é Altamir Bárbara (PSB) e a segunda, a Odisséia Carvalho (PT). Enquanto o socialista foi eleito na hábil jogada que deu a oposição o controle da mesa na última eleição, além de ser um dos quatro vereadores que só assinaram a lista de Garotinho após a volta mais recente de Rosinha, na última sexta, a petista está entre os antagonistas de primeira hora do casal Garotinho.

De qualquer maneira, até que a destituição, seja uma ou mais, o prazo previsto entre a proposta e sua consumação, é superior a 30 dias. Como, até lá, já se saberá se o plenário do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) decidiu manter Rosinha prefeita, ou afastá-la mais uma vez, o obejtivo político da tentativa de destituição na Câmara, classificada como “golpe” pelo Ricardo André, pode estar sujeito às correções de rumo que os interesses de cada vereador determinar em relação aos acontecimentos, sobretudo entre os quatro que não assinaram, no primeiro momento, a lista de Garotinho. 

Além de Altamir, nunca é demais ressaltar que também Jorginho Pé no Chão (PTdoB), Dante Pinto Lucas (PDT) e Abdu Neme (PSB) estão entre os quatro “retardatários” no apoio assinado à manutenção de Rosinha. E, novamente a título de curiosidade, bom lembrar que quando Nahim ocupou a prefeitura interinamente no ano passado e o então presidente do TRE, Nametala Jorge, chegou a marcar novas eleições para Campos, Abdu estava todo animado com o convite para concorrer como vice na chapa que seria encabeçada pelo irmão de Garotinho.

Critérios políticos à parte, Robson ainda frisou que se o processo regimental da Câmara for deturpado, em nome da simples imposição a ferro e fogo da vontade de uma maioria (por sua vez imposta pelos interesses de apenas um: Garotinho), mesmo que as destituições aconteçam, elas poderão ser contestadas no Judiciário, a exemplo recente do que aconteceu e acontece na Câmara de Quissamã.

Por fim, o ex-procurador do Legislativo de Campos esclareceu que a destituição dos cargos na mesa diretora, caso realmente venha a ocorrer, não afetaria em nada a condição de Nahim, ou Matoso, ou qualquer outro que não interesse a Garotinho assumir a Prefeitura, no caso de cassação de Rosinha, enquanto vereadores de oposição.

fb-share-icon0
Tweet 20
Pin Share20

Este post tem 3 comentários

  1. Sandra

    Qual a fundamentação para a destituição de Nelson Nain da Presidencia da Câmara? Isso tem que ser esclarecido à papulação! Se não, cheira a perseguição política e está mais do que na hora de a população Campista ser mais exigente com seus políticos, exercendo seus todos os seus direitos.

  2. celso

    O dia em que Nahim sair da sombra do irmão não vai ter voto capaz de elegê-lo a vereador, aliás é só ver quantos votos ele obteve na última eleição. Quase não entrou. Acorda MJ!!!

  3. mauricio

    O GAROTINHO, PRECISA MESMO, É DE FAZER UMA BOA ANÁLISE.EM RELAÇÃO A SUA VIDA PÚBLICA,PORQUê SE NÃO ELA ACABARÁ CAÍNDO NO ESQUECIMENTO POR TANTAS PESEGUIÇÕES AOS SEUS PRÓPRIOS ALIADOS,VEJAMOS BEM:(O VEREADOR NELSOM NAHIN,APENAS ESTAVA CUMPRINDO LEI).E É IMPORTANTE LEMBRAR QUE OS ELEITORES ,QUE NÃO SÃO BOBOS,JÁ ESTÃO DE ANTENAS LIGADADAS.SE O GAROTINHO TRAIR O SEU PRÓPIO IRMÃO ELE ESTARÁ ASSINANDO O SEU FIM POLITICO NA CIDADE DE CAMPOS,CONSIDERANDO NO ENTANTO QUE EM CAMPOS JÁ MAIS HOUVE E JAMAIS HAVERÁ, UM POLITICO TÃO INTELIGÊNTE COMO ELE .

Deixe um comentário