Recuo de Garotinho contra Nahim foi vitória dos que ecoaram tentativa de “golpe”

Parece que a denúncia feita aqui, no último sábado, pelo próprio presidente da Câmara, Nelson Nahim (sem partido), de que o deputado Garotinho tentaria destituir não só o irmão da presidência da Câmara, mas também o vereador Rogério Matoso da vice, surtiu efeito. Classificada aqui como “golpe” pelo jornalista Ricardo André Vasconcelos, com eco em muitos blogs locais e ampliado pelo megafone das edições virtual e impressa da Folha, a tentativa, que ontem chegou a se materializar num pedido do DEM, foi descartada para atender ao pedido do próprio Garotinho, como confessou aqui seu ex-aliado, ex-desafeto e novo aliado Paulo César Martins, presidente do diretório municipal do partido da base governista.

Na dúvida se Garotinho resolveu abrir o saco de bondades com Nahim, ou se simplesmente reavaliou o custo/benefício eleitoral de martirizar publicamente o próprio irmão, fica a certeza de que, se hoje teve o poder de determinar que PC Martins tirasse o pedido, ontem tinha igual poder para mandar fazê-lo. De qualquer maneira, o blog continua apostando no raciocínio lógico, externado aqui e aqui, da contraposição de cronogramas entre as possibilidades da cassação de Rosinha e da destituição de Nahim: o julgamento da prefeita pelo plenário do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ocorre, no máximo, até o dia 27 de outubro (prazo revelado aqui), enquanto, mesmo que o pedido do DEM fosse aprovado na sessão de hoje da Câmara, com base no artigo 200 do seu Regimento Interno, a destituição de Nahim só poderia se consolidar lá pelo dia 10 de novembro.

Ou seja: antes de que o “golpe” fosse consumado contra Nahim, já se saberia, no mínimo duas semanas antes, se Rosinha permaneceu prefeita ou se o presidente da Câmara assumiu em seu lugar.

De qualquer maneira, não se pode negar que o vereador marcou um ponto importante no processo de ruptura política com seu irmão deputado. E, independente do apreço que se tenha (ou não) pela figura pública de Nelson Nahim, no que se refere exclusivamente ao mínimo de defesa institucional que se espera de um município da importância de Campos, de parabéns estão todos aqueles que, indistintamente, deram eco à denúncia do presidente da Câmara.

fb-share-icon0
Tweet 20
Pin Share20

Este post tem 17 comentários

  1. Antonio Rangel

    Simplesmente foi a repercussão na Rede Blog e Folha da Manhã que fizeram os patrocinadores da infeliz iniciativa recuarem, ou seja, não quiseram ficar pior do que já estão na “fita”.

    Diz o ditado:

    “O mau só prevalece porque o bom não se manifesta e reage”

  2. Savio

    Ainda bem! Mas, não custa manter as “barbas de molho” e continuarmos atentos às intempéries do deputado.
    Analisando friamente a questão, se a Prefeita for mantida no cargo,e se houvesse a destituição da atual Mesa Diretora da Câmara, um outro “golpe”, uma vez que estamos falando de políticos, onde nem sempre a ética acompanha determinados comportamentos, uma outra “Mesa Diretora” poderia virar uma serpente contra o “deputado articulador à qualquer custo”.
    Ou seja, o “feitiço pode virar contra o feiticeiro”.

    De qualquer modo, o Sr Nelson Nahim acaba saindo fortalecido. Quanto mais o deputado adota gestos impensados, mais fortalece o seu irmão.

  3. LUCIANO

    PARA GOVERNAR O GRUPO DE GAROTINHO SEMPRE FOI PÉSSIMO, O RETRATO DESTA AFIRMATIVA É A ESTAGNAÇÃO DO MUNICÍPIO, O QUE DISPENSA COMENTÁRIOS, NA ARTICULAÇÃO É SABIDO MAS, NA ATUAL CONJUNTURA DEU MOLE, FORTALECEU O IRMÃO, MOSTROU PARA TODOS QUE FALHOU, FAZ POLÍTICA NA SUA PIOR FORMA, POR FIM, QUEM PODERÁ VENCER ESTE JOGO É CAMPOS COM A CASSAÇÃO DA PREFEITA NOS PRÓXIMOS DIAS, PARABÉNS AOS BLOGS, A FOLHA DA MANHA, TODOS ENVOLVIDOS COM A COMUNICAÇÃO DE FORMA SÉRIA, DANDO A SOCIEDADE A OPORTUNIDADE DIRETA DE SE MANIFESTAR.

  4. Edson Silva

    Até quando vamos tolera esse tipo de polícos govenando a nossa cidade , cheio de ódio, rancor,a resposta vai ser nas urnas !!!! Nelson Nahim O PREFEITO DA PAZ

  5. ANTONIO VIEIRA

    Para mim não é nenhuma novidade o menino quando de vê cuado abre de lona. Está ai o motivo de estagnação do municipio de Campos.Ganhou Nahim com esse resultado.

  6. Marcelo virgilio

    O COVARDE DO DO CORONEL KADAFI , SIMPLESMENTE AMARELOU . KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  7. Ruy

    Eu sinto um misto de pena e desprezo por esses pobres idiotas que ficam tomando partido por esses politicos campistas e em geral.Pobres patetas!!!!!

  8. salvio

    Ainda bem que o Deputado acordou. Toda aquela situação arrumada pelo ex. dep. PC Martins só iria complicar ainda mas e fortalecer mais e mais o Nahin. agora se a Prefeita for cassada a PMCG continuará entre eles, ou seja nas mãos dos Garotinhos. Nahin é de paz, e se a PMCG cair nas dele ele não vai pagar ao grupo com a mesma moeda.

  9. RICARDO OLIVEIRA

    A realidade é que o POVO está sentindo nas ruas de Campos. nunca foram feitas tantas obras, nunca investiram tanto em saúde, nunca investiram tanto em habitação, saneamento básico, transporte público de melhor qualidade e mais barato, etc.. Esta é a realidade VISTA pela POPULAÇÃO que não para de crescer em Campos. O Deputado Garotinho simplesmente é um Deputado de 750 mil votos. Muitos morrem de medo de tanto voto!! Pessoal, para a população o que importa é a REALIDADE, não adianta ficar malhando e procurando defeito em tudo. Vamos trabalhar, por que os governos anteriores não fizeram o mesmo? Agora já era!! Perdeu!!!!

  10. RICARDO OLIVEIRA

    No bairro em que moro (Guarus) simplesmente as pessoas AMAM a prefeita Rosinha, NUNCA vi isto em outras cidades que morei. Sou comerciante, formador de opinião, e estou IMPRESSIONADO com as PAIXÕES eleitoreiras da POPULAÇÃO de Campos com o ATUAL poder EXECUTIVO. Já o LEGISLATIVO (vereadores) só ouço falarem coisas NEGATIVAS a respeito dos nossos VEREADORES. Ainda bem que para eles agora tem 25 cadeiras nas próximas eleições (aumentou a chance de se re-elegerem). Nosso amigo Nahim aprovou esta DESPESINHA a mais. Coitado de nós que pagamos impostos.

  11. Denise Mota

    nao acredito que repercussao va fazer garotinho mudar de opiniao, se e mesmo que ele queria destituir seu irmao. Nao ha nada de concreto, apenas especulaçoes.
    De qualquer forma, o rolo compressor devera passar em cima da cabeça de Nahim, ja que o mesmo agora se diz opositor

  12. marcio barbosa

    vamos la dr-nelson,,a guarda civil estamos todos com o senhor,,e vamos todos ajuda-lo nesta nova casa do partido mPLL,,,,, e que o senhor seja o nosso prefeito e mude esta cidade,,e toda guardacivil. comecando pelos militares que estao la dentro comandando fazendo aki de ditadura. nao aquentamos mais esta tortura feita por eles. socorro campos , estamos perdendo o dezejo de sermos guardas!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!,,,, so Deus pra nos salvar. e o dr- nelson como prefeito em 2012.

  13. RICK ANDERSON

    SENHORES POR FAVOR ME AJUDEM A ENTENDER UMA COISA: QUER DIZER ENTÃO QUE, SEGUNDO O SR PAULO CÉSAR MARTINS, A MESA DIRETORA DA CÂMARA DEVERIA SER DESTITUÍDA PELA VIOLAÇÃO AO PRINCÍPIO CONSTITUCIONAL DA PROPORCIONALIDADE (NOME GRANDE NÃO?). OK! AINDA BEM Q EXISTE O NOSSO “SALVADOR” PAULO CÉSAR MARTINS RSRSRS, QUE RESOLVEU, DO NADA, NOS SALVAR DESTE PROBLEMÃO. NO ENTANTO ME PARECE Q ESSA MESA DIRETORA ESTA A FRENTE DA CÂMARA JÁ FAZ 01 ANO OU MAIS! OU NÃO? MAS TUDO BEM O NOSSO “SALVADOR” DESCOBRIU AGORA (SERA Q ELE ESTAVA VIAJANDO E CHEGOU NA SEMANA PASSADA? RSRSRSRS) E RESOLVEU ACABAR COM O PROBLEMÃO. OBRIGADO GRANDE PC. SE NÃO FOSSE VC HEM? POREM O NOSSO “SALVADOR” RESOLVEU NOS ABANDONAR E NOS DEIXAR COM A TAL MESA DIRETORA QUE ERA RUIM E FICOU BOA DE NOVO. PÔ PC VC HEM!! NÃO SEI PQ MAS ACHO Q NESTA HISTORIA ESTA FALTANDO UM PEDAÇO. ACHO Q JA VI ESSE FILME NUM JARDIM (DE FLORES OU DE INFÂNCIA) ONDE O JARDINEIRO SALVADOR AO TENTAR AJUDAR UM GAROTINHO A SALVAR UMA ROSA ACABA AFOGANDO A BELA FLOR COM MUITO MAIS AGUA Q O NECESSÁRIO. ABS. VOLTO DEPOIS.

  14. Érica Vellemen

    Tá na hora de tirar esta família do poder. Pelo menos o Nahim parece ser homem de verdade e de opinião e não ser influenciável. A Rosinha tinha tudo pra fazer um bom governo, mas tem por trás um “homem” que é uma águia ambiciosa demais.

  15. laos

    NAHIN, PRESTE ATENÇÃO: ESSA FOI A PRIMEIRA DEMONSTRAÇÃO DE SEU PODER COM O POVO E RECONHECIEMTNO POR SEU IRMÃO. “NÃO EXISTE ALMOÇO DE GRAÇA” ESSE FOI O MOTIVO DO RECUO.

  16. João

    “Irmão contra irmão” é Biblico! Será que ao fim dos royalties do petróleo existirá tantos interesses políticos em Campos.
    Vai que o Porto fosse também aqui, teríamos uma ” 3º GUERRA MUNDIAL”.

  17. monica

    QUERO DEIXAR AQUI A MINHA SATISFAÇÃO E APOIO A NAHIM, POR ESTA DECISÃO DE SE AFASTAR E CAMINHAR COM TDA FORÇA DO BEM Q NELE EXISTE!!! Ñ VOLTE ATRAS PQ VC JA É VENCEDOR! A POPULAÇÃO ESTA TE APOIANDO E DEUS ESTA DO SEU LADO!!!!SEMPRE ACREDITEI EM VC… VC Ñ É IGUAL A ESTE SEM CORAÇÃO!!! ” VIDA LONGA AOS TEUS INIMIGOS PARA Q VEJAM TUA VITÓRIA DE PÉ!!!!”

Deixe um comentário