Fecharam a torneira

Mais ou menos em outubro do ano passado, em meio a reclamações de todo tipo por atrasos do governo Rosinha Garotinho no pagamento a fornecedores, empresas prestadoras de serviço e convênios, um observador gaiato, mas de arguta percepção às coisas da planície, cunhou uma frase que se popularizou na definição da situação de aparente penúria de então: “Não é que fecharam a torneira, quebraram a caixa d’água!”.

Pois pouco mais de um ano depois, a situação parece exatamente a mesma. Regido pelos dias de campanha, o ritmo acelerado das várias frentes de obra abertas em toda cidade aparentemente engatou o ponto morto, logo após Rosinha ter garantido a fatura eleitoral, ainda no primeiro turno de 7 de outubro, muito embora as incertezas jurídicas deixem a sua própria posse do novo mandato como questão ainda em aberto.

Na esperança de ainda receber, nenhum representante de empresa prestadora de serviço ou fornecedora fala abertamente por enquanto, em que pese quase todos confessarem informalmente o cadeado passado de súbito nos cofres públicos do município. Ainda faltando dois meses para fechar 2012, as previsões pessimistas vão além, projetando mais penúria por todo o 2013 vindouro, um ano antes do marido da prefeita e eminência parda do seu governo, o deputado federal Anthony Garotinho (PR), bancar sua campanha eleitoral ao governo do Estado.

Na dúvida sobre os possíveis motivos para essa aparente escassez de recursos, inconcebível num município de orçamento bilionário como Campos, se fosse o caso de se retomar a frase gaiata que definiu situação muito parecida, pouco mais de um ano atrás, a resposta tenderia a ser respondida com outras perguntas: A) Fecharam a torneira? B) Quebraram a caixa d’água? ou C) Há vazamento?


Publicado na edição de hoje da coluna Ponto Final, da Folha da Manhã.

fb-share-icon0
Tweet 20
Pin Share20

Este post tem 16 comentários

  1. Maria

    As tres coisas mais a impunidade, a maldade com este povo sofrido da Planicie Goytacá

    Isso não se faz,enganar o oprimido.

  2. Marcos

    Fecharam porquê tem que sobrar para os dividendos de fim de ano, eles também têm direito a papai noel, e olha que o deles é bem gordo!!!!

  3. fabio

    SE VC CHAMA CORRUPCAO DE VAZAMENTO…. E O QUE EU CHAMO !!

  4. edi cardoso

    Como pago meus impostos e muito me interessa sair deste labirinto de obras inacabadas, muitas delas desnecessarias de tão inuteis e questionaveis, vcocê pode por favor verificar se houve um inicio de de veslimbre de alfalto naquele trecho do Cha Cha Cha(especificamente entre o lado do Varejão das Fábricas e a esquina da Governador T.F. Araujo)?
    Tive a ligeira impressão que sim, mas passando lá hoje, não tem mais o tal asfalto.
    Um dia colocam manilhas, outro dia tiram as manilhas e enfeitam com maior quantidade de mangueiras de diversos tamanhos e bem coloridas.

    MINISTERIO PUBLICO-FAÇA ALGUMA COISA, POR FAVOR.

  5. celio

    A Resposta é a letra C, inclusive as obras do camelódromo ficou para 201,e so vai ser entregue depois das eleições de 2014, por que sera hein ?

  6. carlos magno

    é verdade. tem mais gente trabalhando numa construçao aqui do lado de casa do que na rodovia Campos-farol.Deve ter uma meia duzia trabalhando lá.

  7. MARCIO BARBOSA

    OLHA ESTAM FAZENDO UM ESQUEMA LA NAS REPARTIÇOES PEGAM PORTEIRO ,,VIRA MAKEIRO ,E PEGAM VIGILANTW VIRA PORTEIRO

  8. LUCIANO

    A miséria instalada no município é responsabilidade do POVO que aprovou em 1° turno a manutenção desta vergonhosa administração. Estamos tendo o que merecemos …

  9. Leo

    Quem mamou, mamou…quem não mamou ainda vai ter que doar lata de leite NAN para a campanha pelo bem do garotinho.

  10. jocimar

    vergonhoso,é alguns campistas andando na contramão da cidade.Deveriam estar lutando pela cidade e pelos royaties para o Estado,mas, estão torcendo contra.Não se esqueça que não é só Campos que perde com esse projeto,é o Estado do Rio.Só porque não gostam da família Garotinho estão torcendo contra?Que vergonha!Façamos a nossa parte.O royaties não é dos Garotinhos, é de Campos,do Estado do Rio.Se há mal uso desse dinheiro,a Justiça está aí pra resolver.Essa questão é de interesse do Estado,não façamos disso uma questão pessoal.

  11. savio

    Dois “provérbios” que ouvia desde quando era criança:

    1- “Dia de MUITO, véspera de POUCO”;
    2- “Não se deve contar com ovo na b… da galinha”

    Dizer que tal ‘acontecimento’ dos royalties, não estava previsto, seria confirmar ou dar atestado de total incompetência, ainda mais para aqueles que transitam pelas “alamedas” da política!
    Claro que todos os políticos do Estado do Rio, Vitória e São Paulo, ou seja, os que foram vencidos por políticos tão fisiologistas quanto aqueles, sabiam que colocavam em risco tal aprovação! Mas, outros interesses, como campanhas políticas que deveriam fortalecer as suas bases, funcionaram com o clássico, “tiro que saiu pela culatra”!
    Agiram com descaso, descuido, e mostram-se péssimos estrategistas, e agora, é tarde demais para chorar!
    Fritaram todos os ovos e mataram as galinhas!

    E se formos falar de gastos perdulários e inúteis?
    Cabe aqui, e muito apropriadamente, a fábula da “Cigarra e a Formiga! Enquanto a formiga economizava e era previdente, a “Cigarra” só se interessava em cantar, sem acreditar no “inverno”! E o “inverno” está batendo na “porta” do Município, o que, como disse acima, era previsível!
    Desperdícios, como o nosso “turístico” Valão do Cocô Iluminado, aditivos a perder de vista, CEPOPS faraônicos, “shows” pagos a preço de muito ouro, tudo para “encantar” os incautos, agora vai fazer falta, e como vai!
    Logo, está na hora de apertar o cinto! Colocar pra fora um batalhão de gente ocupando a máquina pública, e estou me referindo aqueles que nada produzem, apenas recebem dos cofres públicos, porque sei que há gente contratada e trabalhando dignamente, mas, não está no “gibi” os “asponhas”, e que são os que ganham os maiores salários!
    Para que tantas Secretarias, meu Deus? Se todos, pelo menos, fossem competentes! E as ‘licitações’?
    Enfim, agora é hora de administrar à vera! Não dá mais para tratar o dinheiro público como se o mesmo viesse de uma fonte inesgotável e de forma irresponsável!

    O verão está aí. Ao invés de contratar ícones “populescos” para os shows, contratem o nosso ‘sal da terra’! Sai mais barato, gera renda e receita para ‘dentro de casa’, e ainda por cima fica o ‘espaço’ para a Prefeita-Cigarra mostrar os seus dotes musicais!
    “Caixa-dágua”? Que “caixa dágua”, mané! A mesma era montada sobre um poço, e este secou!

  12. MarceloVirgilio

    VENHO POSTANDO OS ABSURDOS DAS OBRAS , FALTA MÉDICOS , REMÉDIOS , TRANSPORTE HORRIVEL ,AGRICULTURA ESQUECIDA , TIRAMOS ÚLTIMO NA EDUCAÇÃO , COM ROYALTIES E IMAGINA SEM OS ROYALTIES . TIRA LOGO ESSES ROYALTIES E DEIXA QUEM É CORAJOSO EHONESTO ENTRAR PRA GOVERNAR CAMPOS .

  13. Carlos Heitor

    Se Campos tivesse um prefeito com espirito de estadista e com um boa assessoria, para suprir os desconcimentos em gestão dos prefeitos campistas, não sei se podemos atribuir alguma exceção, a nossa planicie estaria em melhores cidades em condições de vida.
    Alguém saberia dizer qual a necessidade atual da obra executada, no trecho beco até donana? bastaria apenas melhorar as condições do antigo trecho, já vem funcinando, precariamente, no periodo que está sendo executada, o obra que alguns desavisados comparam as obras na avenida das américas, no Rio de Janeiro.
    A construção de casas para servir de moedas de troca junto a população carente.
    Alguém já oportunidade de averiguar se as empreiteiras que ganharam a “concorrência” se estão executando ou transferiram, ( o pior) para pequenos empreiteiros, pior, as vezes sem receber e tendo que arcar com juros bancários para manter em dia o pagamento da sua mão-de-obra;
    Alguém saberia dizer o porquê tantos quebra-molas nas ruas da cidade, no parque imperial, por exemplo tem quebra-mola, em rua que com certeza não tem como o motorista não parar, para fazer um curva de 90º grau, entrada na rua principal, vide entra e saida das ruas ( João Manoel de Abreu, Professoras Blandinas e Benedita Gouvea).

  14. Antonio

    Pra que dinheiro se a cidade nao sai do atoleiro!

  15. Maria

    Pois é Luciano,os bons pagam pelos pecadores.

  16. JOSÉGERALDO

    Mas nem tudo está perdido. Nós estamos seguros de que haverá uma nova eleição em Campos nesse curto prazo. A Min. CARMEM LÚCIA, do TSE, garantiu ao povo, na televisão, que o TSE julgaria todos os processos de candidatos eleitos mas com ficha suja, antes do dia 19/12/12. E ELA foi condenada em dois processos por decisão colegiada. Ou nós acreditamos na Justiça dos homens, ou vamos todos fechar as estradas com fogueiras pra nos verem lá de Brasília. Além disso, novas ações de abuso de poder econômico e da máquina pública a favor da candidata e seus seguidores já estão sendo preparadas, e que certamente mudarão o curso dessa triste estória. ENQUANTO ISSO, NOSSOS PARENTES CONTINUAM MORRENDO NOS HOSPITAIS DE CAMPOS POR DESCASO DELA. (e por escolha do povo). NESSA SEXTA PELA MANHÃ MAIS UMA CRIANÇA MORREU NO PU DA SALDANHA MARINHO. COM A RESPOSTA A PREFEITA (???) JOSEGERALDO.

Deixe um comentário