Iguape: Carla, Arnaldo e Anthony lideram corridas eleitorais em SJB

Em São João da Barra, Carla Machado (ainda oficialmente sem partido) lidera a corrida a deputada estadual; Arnaldo Vianna (PDT), para deputado federal; e Anthony Matheus, o Garotinho (PR), para governador. Na estimulada, a ex-prefeita apareceu com 52,7% das intenções de voto dos sanjoanenses à Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj); ficando o ex-prefeito de Campos com 24,5% à Câmara Federal, enquanto o deputado federal e presidente regional do PR registrou 34,2% em sua tentativa de voltar ao Palácio Guanabara. A pesquisa do instituto Iguape ouviu 550 eleitores de São João da Barra, nos dias 18 e 19 de agosto, quarta e quinta da semana passada.

Estimulada — Na estimulada à Alerj, atrás de Carla vieram Bruno Dauaire (PR), com 12,4%; Wladimir Garotinho (PR), com 5,1%; João Peixoto (PSDC), com 3,6%; Geraldo Pudim (PR), com 2,5%; Roberto Henriques (PSD), com 0,7%; e Paulo Melo, com 0,5%. Para deputado federal, após Arnaldo, apareceram Clarissa Garotinho (PR), com 19,1%, Paulo Feijó (PR), com 11,3%; Makhoul Moussallem (PT), com 5,1%; Nelson Nahim (ainda no PPL), com 2,2%; e Nildo Cardoso (PMDB), com 1,8%. Para governador, depois de Anthony, vieram Marcelo Crivella (PRB), com 17,8%; Lindbergh Farias (PT), com 8,7%; e Luiz Fernando Pezão (PMDB), com 4,7%.

Espontânea — Carla e Anthony lideram suas respectivas corridas em São João da Barra também na pesquisa espontânea. Nesta, a primeira aparece com 5,6% para deputada estadual, enquanto o segundo surge com 3,3% para governador. Em relação à disputa à Câmara Federal, surge uma mudança em relação à consulta estimulada, com Clarissa liderando na espontânea (0,7%), no lugar de Arnaldo.

Rejeição — Na avaliação estimulada da rejeição, fundamental para avaliar a capacidade de crescimento dos pré-candidatos, 26,2% dos sanjoanenses não votariam em Anthony para governador, num índice negativo seguido de Lindbergh, com 12,2% e Pezão, com 9,5%. Para deputado federal, a maior rejeição ficou com Clarissa, com 15,1%; acompanhada de Feijó, com 10,9%; e de Arnaldo, com 9,5%. Já na corrida à Alerj, a maior rejeição em São João da Barra foi de Bruno Dauaire, com 13,1%; Pudim, com 12,2% e Carla, com 11,3%.

Avaliação dos governos — No julgamento do sanjoanense em relação aos governos em suas três esferas, o municipal do prefeito Neco (PMDB) é o de melhor aprovação, com 72,18% entre bom e ótimo (34,2%)  e regular (38%). Aprovado por 50,9% (20% de bom e ótimo, com 30,9% de regular) do eleitorado de São João, a administração do governador Sérgio Cabral (PMDB) é que teve, no entanto, os índices mais fracos no município, já que o governo federal da presidente Dilma Rousseff (PT) teve aprovação de 66,2%, sendo 33,1% de bom e ótimo, com 33,1% de regular.

Presidência da República — Fruto da boa avaliação da sua administração, Dilma lidera à corrida em sucessão entre os sanjoanenses. Se na espontânea, ela lidera com 3,1%, suas intenções de voto pulam para 42,2%, seguida de Marina Silva (Rede), com 20%; e de Aécio Neves (PSDB), com 7,5%. Todavia, a presidente também lidera na rejeição em São João da Barra, com 14,5%; seguida por Marina (20%) e Aécio (7,5%).

Atualização às 19h09: Nas consultas espontâneas, Anthony foi apresentado com o apelido “Garotinho” depois agregado em cartório, não com seu nome de batismo.

fb-share-icon0
20
Pin Share20

Este post tem 11 comentários

  1. santos

    São João da Barra antes e depois de Carla Machado.

  2. antonio vidal

    quem e anthony e melhor falar GAROTINHO vcs da folha tbm ne gosta de atrapalhar o cara

  3. Carla Machado quando Fred foi candidato a vereador, muito antes de ser eleito, postei na face book que ele poderia mandar fazer o terno da posse. Agora falo com você, pode mandar fazer o vestido da posse.

  4. Jose Claudio Ferreira Jabor

    Para o instituto IGUAPE de pesquisa colocar Garotinho(Anthony) empatado entre os primeiros, é porque o cara está bem acima disso, dá-lhe Garotinho, Garotinho neles em primeiro turno!!!

  5. michael

    O número de eleitores de lá dá para eleger quantos deputados? Como Carla não tem unanimidade na sua cidade, para ser eleita ela vai depender de votos de outros lugares. Será que ela conseguirá alguns votos fora de São Jão da Barra?

  6. Enoque Teles

    NÃO CONSIGO ENTENDER A POPULAÇÃO APANHA DOS POLÍTICOS E NA HORA DE VOTAR, ELEGEM OS MESMOS QUE (trecho excluído pela moderação) DURANTE OS 4 ANOS,

  7. TERAO Q ENGOLIR A MULHER GUERREIRA GARGANTA ABAIXO…O POVO ESTÁ COM ELA..SEMPRE ESTEVE..FUTURA DEPUTADA..MAIS VOTADA DA REGIAO…ESTAMOS JUNTOS E OS DA BOQUINHA DA PREFEITURA SEMPRE PALPITANDO…SERÁ Q ELES FALAM COM OS FILHOS EM Q TRABALHAM…EU TERIA VERGONHA DE TER A FAMOSA BOQUINHA….LAMENTAVEL..MAS VAMOS EM FRENTE MULHER GUERREIRA…

  8. Talvã

    Peço desculpas por não estar tão bem informado e gostaria de saber se a Operação Machadada da Polícia Federal não tornou a Carla inelegível ?

  9. Ana Beatriz

    MARCELO-RACA-FLA, seus comentarios em defesa de Carla MACHADADA, presa pela Policia Federal, estao bem compativeis com a segunda divisao do seu time!!!

  10. Cpaes

    Fala serio! SJB com 30 mil eleitores nao e parametro para eleiçao de deputado federal e estadual. Acredito que se estiver elegivel em 2014 Carla Machado consegue uns 20 mil votos em san juan, o resto disputa a menor fatia do bolo.

Deixe um comentário