Opiniões

Você vota em Aécio ou Dilma? Por quê?

Christiano Abreu BarbosaO governo atual, de Dilma Rousseff, candidata à reeleição, teve um desempenho pífio na economia nos 4 anos de mandato dela.

O país apresentou baixo crescimento, com a economia tendo o pior crescimento médio dos últimos 3 presidentes, perdendo para Lula e FHC.

Além de não fazer o país crescer adequadamente, o governo de Dilma não controlou a inflação como deveria, corroendo o poder de compra dos brasileiros.

O país apresentou crescimento negativo pelo segundo trimestre seguido, configurando uma recessão técnica.

O ministro da Fazenda de Dilma, Guido Mantega, que deveria cuidar da economia do pais, é o que ficou mais tempo no cargo e o mais incompetente desde o fim da ditadura.

Dilma não apresentou nenhuma solução para os problemas da saúde, educação e segurança pública.

Loteou a Petrobras entre políticos incompetentes permitindo que a empresa fosse literalmente saqueada.

Por isso ela não merece uma nova chance.

Entre as outras opções, Aécio Neves, governador de sucesso em Minas Gerais por oito anos, é o melhor nome para recolocar o país nos trilhos, em especial a economia.

Tem a experiência administrativa, a equipe e a estrutura partidária necessária.

(Christiano Abreu Barbosa, empresário pós-graduado na Universidade de Ohio e blogueiro)

 

José Luiz Vianna da CruzMinha perspectiva de um governo federal vai para além dos dois candidatos. Tenho dificuldade em aceitar que não se possa avançar nas coalizões recentes que têm dado suporte aos governos federais pós-ditadura. Porque, com essas coalizões, interesses corporativos e clientelistas inaceitáveis se perpetuam, o que dificulta políticas públicas mais republicanas, impessoais e universais. Haveria que meter uma cunha nesses grupos corporativos e fortalecer as alas mais republicanas, progressistas e comprometidas com o interesse púbico e universal, inclusive dentro do PT.

A partir dos governos do PT, com todas as suas insuficiências, dificuldades e contradições, alguns conflitos vinculados à origem civilizatória da nossa sociedade, ficaram mais nítidos, mais públicos e acirrados, o que é altamente positivo e um dos maiores serviços que a Era PT prestou ao país. Um deles é o conflito entre o público e o privado em que a interferências dos interesses privados é tão grande que paralisa a realização do interesse público e social; com o PT o atendimento ao interesse público cresceu muito, a presença do Estado na garantia desses interesses aumentou, o que acho correto. Outro é entre um país em que prevalece “para a elite tudo, para os menos favorecidos, nada”, no acesso aos bens, serviços, estrutura e equipamentos públicos.

Os governos do PT legaram uma legislação, um conjunto de políticas públicas, uma estrutura e uma dinâmica institucionais que são uma verdadeira revolução em relação ao que existia.

(José Luiz Vianna da Cruz, professor, diretor aposentado da UFF-Campos e coordenador de Mestrado da Cândido Mendes)

 

fb-share-icon0
20
Pin Share20

Este post tem 23 comentários

  1. porque Dilma é a presidenta dos mais necessitados
    não voto no Aezio porque o grupo dele ja esteve na presidencia
    e nada fizeram pelos chamaram os aposentados (trecho excluído pela moderação)

  2. Voto na Dilma pq precisamos de um representante do povo e para o povo. Somos de maioria pobres e sacrificados e ter alguem do PSDB q nunca entrou num onibus lotado e nunca ganhou pouco, jamais entendera na pratica nossos problemas. Voltar para o PSDB vai ser fatal como jah foi uma vez.

    Venho de familia humilde, meu pai era caminhoneiro, teve um caminhao roubado a 20 anos atras, ficou amarrado num cativeiro e nunca teve seu caminhao de volta, muito menos uma politica q pudesse ajuda-lo ter outro Caminhao. Hoje qualquer assalariado pode ter um carro ou moto. Trabalho para empreiteiras de empresas de empresas Petroliferas e nunca vi em 24 anos q estou no ramo tantos navios de contrucao trabalhando somente para Petrobras. DILMA 13 , fora PSDB.

  3. Dilma, não confio no Aecio

  4. Em todos os aspectos o PSDB foi pior que o PT, TODOS!
    (Trecho excluído pela moderação)

  5. 45 – Aécio

    O PT (trecho excluído pela moderação) mostrou a sua cara ao assumir o governo. Lula, Dilma, José Dirseu, José Genuino, Delubio Soares, Escândalo do Mensalão, Roubalheira na Petrobras, transposição do rio são francisco etc etc etc

  6. Policiais Federais injuriados com Dilma ameaçam vazar trocas de SMS entre Paulo Costa e Palácio do Planalto
    Por Jorge Serrão – [email protected]

    O hoje “colaborador premiado” e ex-diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, trocava mensagens de sms, constantemente, com um aparelho que ficava no Palácio do Planalto. Em pelo menos um dos “torpedos” receptados ou descobertos pelos investigadores da Operação Lava Jato, “Paulinho” (como Lula o tratava nos bastidores) pedia autorização final para “fechar uma operação”.

    A consulta de Costa ocorreu no governo Dilma Rousseff – que agora já admite que houve desvios de recursos na Petrobras e, na campanha reeleitoral, tenta vender a versão de que “não gostava de Paulo Roberto”. As investigações indicam que era constante a comunicação direta de Paulo Roberto com a cúpula do governo que agora tenta se descolar dele. Esta é uma das bombas de efeito desmoralizante que uma das cinco “tendências” da Polícia Federal, principalmente aquela mais injuriada com o desgoverno Dilma Rousseff, ameaça liberar no “mercado”, nesta semana decisiva para o segundo turno presidencial de domingo que vem.

    A outra bomba, também sobre a Lava Jato, revela onde a maior parte do dinheiro desviado pelo esquema de Paulo Roberto Costa estaria bem guardado. O local de máxima segurança é Cuba – a ilha perdida pelo comunismo dos Irmãos Castro – os fundadores do Foro de São Paulo, em 1990. O problema é que as “reservas” de Costa não estariam disponíveis em dólar, euro ou real. Os recursos teriam sido convertidos em barras de ouro e pedras preciosas, para poderem circular pelo mundo dando menos bandeira que dinheiro em espécie. Outro detalhe é que apenas uma parte desta grana acumulada por Costa está prevista para retornar ao Brasil, obedecendo ao acordo de “colaboração premiada”.

    Dilma Rousseff e sua base aliada não têm mais a mínima condição moral e legal de continuar (des) governando o Brasil, depois de tanta sujeira que emerge nos depoimentos da “Colaboração Premiada” da Operação Lava Jato. A expectativa geral é que as revelações bombásticas varrerão a petralhada do mapa, junto com o esquema que lhes dá sustentação, pela via dos “mensalões” pagos por grandes empreiteiras que fazem negociatas superfaturadas com a máquina estatal capimunista. O problema é a dificuldade cultural e conjuntural para mudar, de verdade, esta verdadeira zona que o imortal Lima Barreto tão bem apelidou de Bruzundanga..

    http://www.alertatotal.net/2014/10/policiais-federais-injuriados-com-dilma.html

  7. Voto na Dilma porque ela governa para a nação e não para a elite, (trecho excluído pela moderação). A coorupção do PSDB vai para baixo do tapete.

  8. Eu voto Dilma!

  9. Voto em Dilma por ser a mãe dos pobres e querida pela classe média, até metade dos ricos estão com ela. DILMA 13.

  10. Pobre País esse Brasil!!!

  11. Turma do PT e da Dilma transportava o dinheiro vivo da propina da Petrobras em jatinhos e carros forte, denuncia doleiro.

    Um parte significativa da propina paga a parlamentares com recursos desviados de contratos superfaturados de empreiteiras com a Petrobras foi transportada em jatinhos e em voos domésticos, segundo a investigação da operação Lava-Jato e informações do doleiro Alberto Youssef. Desde o dia 24 de setembro ele presta depoimentos diários de até seis horas a um delegado da Polícia Federal (PF) e a um procurador da República no âmbito da delação premiada celebrada com o Ministério Público Federal (MPF).

    A Lava-Jato já tinha conhecimento de que a prática era comum e que Youssef era o responsável pela logística de distribuição da propina a agentes políticos. As interceptações telefônicas judicialmente autorizadas permitiram aos investigadores identificar os responsáveis pela entrega de malas de dinheiro. Os diálogos captados nas escutas telefônicas mostram que o doleiro preocupava-se em assegurar que as “encomendas” chegassem a seus destinatários.

    Ouvido na condição de testemunha de acusação em ação penal resultante da investigação federal na Petrobras, um agente da PF detalhou como os executores do esquema Youssef transportavam o dinheiro vivo: “Ocultado no corpo ou, nós temos conhecimento, que por algumas vezes eles tinham disponibilidade de aviões particulares. Mas por algumas vezes a gente conseguiu identificar que esse dinheiro era embarcado em um voo doméstico, um voo comum, provavelmente no corpo, em alguma valise e era transportado por eles.”

    A testemunha também contou que parte da propina era entregue com o uso de veículos blindados.”Eu ouvi relatos de que eles disponibilizavam de um veículo blindado na cidade de São Paulo e que por diversas vezes foi transportado em malas, maletas dentro do carro. Dinheiro em espécie”, afirmou.

    O policial disse também que a investigação indicou que os pagamentos eram feitos em dólares e reais, sempre em dinheiro vivo, para “ocultar a transferência” e dificultar o rastreamento da propina.A PF deverá cruzar dados sobre decolagens e pousos de jatos no eixo São Paulo – Brasília com informações obtidas pelos inquéritos da Lava-Jato e relatadas por Youssef em seu termo de delação premiada. O pedido sobre a frequência das operações com aviões particulares terá de ser encaminhado à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

    Com os detalhes esmiuçados pelos relatos de Youssef, a PF espera obter novas evidências sobre o volume de propina pago a políticos. Com o detalhamento de informações, a expectativa é que a possibilidade de identificação de políticos subornados se multiplique. No entanto, eventuais quebras de sigilos fiscais e bancários só poderão ser consideradas no âmbito do Supremo Tribunal Federal (STF), já que senadores e deputados federais contam com privilégio de foro.

    A homologação da delação premiada de Youssef, assim como a de Paulo Roberto Costa, será ser conduzida pelo ministro relator do caso no STF, Teori Zavascki. Ainda não se sabe como o relator dará prosseguimento à Lava-Jato na Corte. Em sua delação, Costa teria nominado e indicado provas do recebimento de propinas por pelo menos 32 parlamentares.(Valor Econômico)

    http://www.valor.com.br/politica/3740578/propina-da-petrobras-foi-transportada-em-jatinhos

    http://coturnonoturno.blogspot.com.br/2014/10/turma-do-pt-e-da-dilma-transportava-o.html

  12. Tem as melhores propostas, AÉCIO 45, chega de PT.

  13. no momento tenho certeza a Dilma melhor pro brasil , pois o Aécio (trecho excluído pela moderação) como posso confiar nele

  14. DILMA E MELHOR PRO BRASIL E FUI

  15. Como não tenho ações na bolsa nem dinheiro no bolso voto DILMA.
    O Principe com certeza irá arrochar o salário do trabalhador. Encabeçou o Projeto de retirada roylties de nosso estado, só isto basta, para os flumineses não votar nele.

  16. EU VOTO NA DILMA

  17. se o brasileiro não for ingrato. A DILMA VAI CONTINUAR
    por mais 4 anos vamos com Dilma pra frente BRASIL

  18. EU NO NO AÉCIO, CHEGA DE TANTO ROUBO QUEM TEM QUE GOVERNAR TEM QUE SER UM HOMEM.
    ESSA (trecho excluído pela moderação)

  19. Eu votarei no aécio, como o autor do blog bem sabe através do meu facebook. Eu particularmente acho a visão do professor da UFF muito simplista e focado num irrealismo chocante. A política econômica é um desastre, a educação brasileira em ultimo lugar no ranking internacional, um número cada vez maior de beneficiários de bolsas disso e daquilo, a política externa é mediocre. Os militantes petistas tem o direito de se posicionar, mas são republicadores de um mundo paradisíaco, utópico, dogmaticamente marxista e atrasado. É preciso haver alternância de poder.

  20. O que aconteceu na PETROBRAS está sendo investigado pelas autoridades competentes. Agora a VALE DO RIO DOCE, não foi vendida pelo PSDB, (trecho excluído pela moderação). Se houver uma investigação naquela operação, com certeza, muitos serão responsabilizados. DILMA-l3 e ponto final,

  21. Vendo as pessoas aqui, de quem vai votar no 13, e vendo que quase todos os posts pró-PT a moderação teve que excluir trechos de baixo calão, da para ver o porque do nível do eleitorado do PT ser tão mal educados e menos esclarecidos .

  22. Caro Ronald,

    Não só palavras de baixo calão, mas também as ofensas e as acusações sem prova não são aceitas pela moderação. Verdade que elas estiveram mais presentes nos comentários, não nas postagens, pró-PT, mas também surgiram entre eleitores de Aécio.

    Abç e grato pela chance do esclarecimento!

    Aluysio

Deixe uma resposta

Fechar Menu