Opiniões

Você vota em Aécio ou Dilma? Por quê?

José PaesNão desconheço, nem desmereço os avanços sociais do governo do PT nos últimos 12 anos, muitos deles possibilitados, aliás, pelas tortuosas, porém necessárias reformar levadas a cabo pelo governo FHC. Mas isso não me impede de enxergar que a presidente Dilma e o PT não dispõem, no atual momento vivido pelo país, de atributos técnicos e morais para realizar as reformar necessárias para que o Brasil, além de continuar avançando, não jogue fora as conquistas duramente obtidas desde a redemocratização.

É preciso estimular a economia, principalmente a indústria. Também é necessário tratar com mais transparência e responsabilidade do orçamento público, para que o país retome a confiança dos mercados. É preciso construir um Estado mais enxuto e eficiente, reduzindo número de ministérios e cargos comissionados.

Pelo histórico do candidato tucano a frente do governo de Minas, onde terminou o mandato com 92% de aprovação, pela sua equipe de governo, em especial na economia, já anunciada e pela minha afinidade com os conteúdos programáticos do PSDB, talvez eu tenha em Aécio um dos meus votos mais convictos nessa eleição.

(José Paes, advogado e presidente do Observatório Social de Campos)

 

Adriano Moura2Durante a administração do PT, o ensino público federal obteve muito mais investimento do que em qualquer outro. Foram criadas milhares de vagas nas escolas técnicas e nas universidades públicas, e educação para mim sempre foi prioridade. No governo Lula/Dilma presenciei uma série de escândalos de corrupção, mas os presenciei também durante a gestão do FHC. A diferença é que na do PT, grandes lideranças do partido foram julgadas, condenadas e presas segundo legislação vigente. Voto em Dilma Rousseff porque continuo acreditando mais em sua política do que na outra, e não se pode acusá-la de crimes. Infelizmente ela não foi onisciente o suficiente para impedir que seus subordinados os praticassem. Programas como Bolsa Família, Pró-Uni, Ciências sem fronteiras, as cotas raciais, “Minha Casa Minha Vida”, não são programas de acomodação, mas de inclusão comuns em qualquer país onde ainda imperam desigualdades. Inclusão daqueles que, mesmo trabalhando, não conseguiriam comprar uma casa própria ou cursar uma universidade particular, quando não conseguisse vaga numa pública. Essas “ações afirmativas” devem ser temporárias, mas só o serão quando entendermos que enquanto houver gente do lado de fora da vitrine, haverá miséria e violência. Penso que como estão sendo feitas ainda não é o ideal, mas o PT até agora foi o único partido a priorizar essas ações.

 (Adriano Moura, professor, escritor e dramaturgo)

 

fb-share-icon0
20
Pin Share20

Este post tem 6 comentários

  1. As justificativas apresentadas pelos entrevistados acima mostram que as prioridades do Governo de DILMA estão em sintonia com aqueles que consideram a educação um alicerce fundamental para o desenvolvimento de um país. Parabéns ADRIANO, penso como você, E D U C A Ç Ã O é tudo em nossa vida.

  2. Votei na Presidente Dilma na primeira vez,pelo grande Lula,mas desta vez voto na Dilma pela guerreira que é,pela melhoria enorme na área educacional em todo o Brasil,por muitas melhoras na área de saúde,pelas infra-estruturas que estão sendo implantadas em todo território nacional,inclusive visto pessoalmente por mim em visita a vários Estados do Brasil.

  3. Aecio neves devido esses assaltos a mão armada que esta acontecendo com o PT fora PT.

  4. (Trecho excluído pela moderação), NÃO TEM DÚVIDA É DILMA 13 NOVAMENTE, SEM MEDO DE ERRAR.

  5. É BRINCADEIRA VOCÊS FALAREM QUE IRÃO VOTAR NA DIMA ROUSSEFT!!!!
    POSSO TE GARANTIR QUE, FOI UM DOS PIORES GOVERNOS QUE JÁ VI NO BRASIL. A COMEÇAR PELO ARROCHO SALARIAL DOS TRABALHADORES EM TODOS OS SEGMENTOS.
    OBSERVEI QUE FOI EXATAMENTE QUANDO ESTA SENHORA DILMA, ENTROU NO GOVERNO, OS SALÁRIOS FICARAM PEQUENOS E SEM FORÇAS DIANTE DA ALTA DA INFLAÇÃO. NUNCA TINHA VISTO NADA IGUAL! OBSERVEM VOCÊS MESMOS, ANALISEM A FORÇA QUE TINHA O SALÁRIO ANTES DESSA SENHORA ENTRAR NO GOVERNO. QUANDO LULA ERA PRESIDENTE, ATÉ QUE AS COISAS ANDAVAM RAZOÁVEIS PARA OS TRABALHADORES, MAS DEPOIS QUE ESTA DILMA ENTROU NO GOVERNO, O “BICHO” PEGOU PARA VALER!
    OUTRO FATO QUE MAIS ME CHAMOU A ATENÇÃO, FOI EXATAMENTE NO ANO EM QUE A DILMA COMEÇOU A EXERCER O CARGO DE PRESIDENTE DO BRASIL, A PLR DOS PETROLEIROS FOI SE ENCONLHENDO ANO-A-ANO E NO ESPAÇO DE 3 ANOS,A PLR DOS PETROLEIROS ENCOLHEU ENTRE R$9.000,00 A R$10.000,00, MAS A PETROBRAS NÃO ESTAVA COM PERDA DE PRODUÇÃO, PELO CONTRÁRIO, ATÉ HOJE SEMPRE BATENDO RECORDES DE PRODUÇÃO EM ALTO MAR! ENTÃO PORQUE A PLR DOS PETROLEIROS ENCOLHIA? (OBSERVEI MUITO ISSO!)SIMPLES: A CORRUPÇÃO CORRE SOLTO DENTRO DA PETROBRAS E QUEM MANDA NA PETROBRAS? O GOVERNO! QUEM MANDA NOS PREÇOS DOS COMBUSTÍVEIS? O GOVERNO!
    AGORA VEM VOCÊS DIZEREM QUE ESTA DILMA FEZ ISSO, FEZ AQUILO, ORA…ELA NÃO FEZ NADA DE BOM NO BRASIL! ESSA DILMA É “CUBANA”, CONTRATOU MÉDICOS CUBANOS PARA QUE? SE AQUI NO BRASIL TEM MÉDICOS DE SOBRA!!!
    AGORA SE AÉCIO VAI SER UM BOM PRESIDENTE, ISSO SÓ VEREMOS ELEGENDO O MESMO, MAS VOTAR EM DILMA, PELO AMOR DE DEUS, É ACEITAR CONTINUAR COM TUDO QUE ESTAMOS VENDO NAS MÍDIAS:PETROBRAS SENDO ROUBADA; INFLAÇÃO BATENDO RECORDES DE ALTA; PREÇOS DE TUDO SUBINDO SEM MOTIVOS, ETC…
    ACORDA POVO,PARA MIM, NENHUM DOS 2 (trecho excluído pela moderação), MAS VOTANDO NO AÉCIO, PELO MENOS NÃO ESTOU APOIANDO A ATUAL SITUAÇÃO QUE PASSA O BRASIL NAS MÃOS DESSA VELHA SENHORA CHAMADA DILMA!

  6. Eu volto 45 Aécio Neves, tem melhores condições de melhorar o Brasil, a estabilidade economica do PAIS o plano Real foi Implantado por Fernando Henrique Cardodo, no Governo Itamar Franco, FHC era Ministro da Fazendo.

Deixe uma resposta

Fechar Menu