Popularidade de Rosinha cai e ameaça sucessão do grupo em 2016

Info Pro4 1
(Infográfico de Eliabe de Souza, o Cássio Jr. — clique na imagem para ampliá-la)

 

Se a pesquisa do instituto Pappel divulgada na última semana constatou queda na popularidade da prefeita Rosinha Garotinho (PR), a mesma avaliação, embora com números diferentes, foi registrada na consulta feita pela Pro4. O instituto ouviu 426 pessoas em abril deste ano, com margem de erro de 4,7 pontos percentuais para mais ou menos, para constatar que Rosinha perdeu popularidade, acumulou rejeição e hoje teria sérias dificuldades para fazer seu sucessor, junto a um eleitorado que claramente quer mudanças. Comandado pelo empresário e colunista da Folha Murillo Dieguez, o Pro4 registrou que o governo Rosinha hoje é considerado ótimo para apenas 3,5% da população, enquanto 22,8% acham bom, 31,9% consideram regular, 13,4% acreditam ser ruim e 26,3% classificam como péssimo.

Comparadas as quatro últimas pesquisa da Pro4, os 49% da população que em outubro de 2013 avaliavam o governo municipal de Campos entre ótimo (19%) e bom (30%), caíram para 43% (9% de ótimo e 34% de bom) em agosto de 2014, para 34% (5% de ótimo e 29% de bom) em novembro do mesmo ano, enquanto hoje são apenas 26,3%: só 3,5% de ótimo e 22,8 de bom. Em contrapartida, se em outubro de 2013 só 20% consideravam a administração Rosinha como ruim (8%) ou péssima (12%), esse número cresceu para 21% em agosto de 2014 (8% de ruim e 13% de péssimo), subiu a 27% em novembro do mesmo ano, para agora atingir perigosos 39,7% (13,4% de ruim e 26,3% de péssimo), ultrapassando a faixa dos 35% que os especialistas indicam ser o máximo para um governante que pretenda se reeleger.

Como, tendo sido reeleita ao cargo, Rosinha não pode concorrer novamente, outra resposta da população à outra questão posta na rua pela pesquisa da Pro4, é preocupante para qualquer pré-candidato governista a suceder a prefeita. Hoje, só 34,5% dos campistas votaria num candidato a prefeito apoiado por Rosinha, enquanto 65,5% declararam que votariam em outro candidato.

 

Ruim e péssimo muito à frente de ótimo e bom

Geralmente abarcados entre aqueles que aprovam um governo, quem o considera razoável numa pesquisa está tão próximo dos que o julgam bom, quanto daqueles que o classificam como ruim. Esta ressalva é feita por todos os especialistas em pesquisas. Para se ter uma ideia da real popularidade de um governante, quem entende aconselha a soma do ótimo e bom, assim como do ruim e péssimo, na comparação dos dois resultados.

Assim, se todos 31,9% que consideraram o governo Rosinha regular forem contabilizados junto com os 3,5% de bom e 22,8% de ótimo, a prefeita chegaria a confortáveis 58,2% de popularidade. Todavia, esses 26,3% de bom e ótimo daqueles que certamente gostam do governo de Campos ficam mais de 10 pontos percentuais atrás dos 39,7% que comprovadamente não gostam, ao considerá-lo ruim (13,4%) e péssimo (26,3%).

 

(Infográfico de Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)
(Infográfico de Eliabe de Souza, o Cássio Jr. — clique na imagem para ampliá-la)

 

 

Quem ganha e estuda mais não vota nos Garotinho

Na avaliação do governo municipal e na consulta para saber se o eleitor votaria, ou não, num candidato a prefeito de Campos apoiado por Rosinha, o raio-x mais detalhado da nova pesquisa Pro4 traça o perfil tanto do eleitor dos Garotinho, quanto daqueles que se opõem ao grupo que comanda o município há 26 anos. Os que apoiam Rosinha são em sua maioria mulheres, mais velho(a)s, têm baixa escolaridade e renda até 1 salário mínimo.

Na ponta oposta, quem mais desaprova o modelo de governo implantado pelos Garotinho e busca alternância tem maioria composta por homens, mais jovens, com maiores renda e escolaridade. Para se ter uma ideia, 90% dos eleitores com curso superior declaram que votarão em 2016 num candidato de oposição, índice que cai para 50% entre os campistas que só foram até a 4ª série do ensino fundamental.

 

Publicado hoje na Folha da Manhã

 

fb-share-icon0
Tweet 20
Pin Share20

Este post tem 36 comentários

  1. Carlos Junior

    Um instituto como esse não merece credibilidade.

  2. GEVALDO

    com certeza, chega de “família Garotinho” no poder!!!!

  3. mauricio frança

    O eleitores de Campos estão cansados de ser enganados,o nosso povo não e mendigo para receber esmola.

  4. carlinhos j.carioca

    …os que apoiam Rosinha,são os mais velhos(a)s…não é a toa que a nossa no IDEB é didícula e a demonstração de “força” do grupo,de como se “alimentavam” eleitoralmente! Agora Aluysio que Folha mostrar a população “gráficos e planilhas’ com os “ganhos” dessa pífia administração com os tributos que pagamos como IPVA,ICMS,ISS e ITBI,já que o grupo só mostra com muita “competencia’ as “perdas” de arrecadação!

  5. JOSÉ ALVES AQUINO DE AZEVEDO

    Governar com dinheiro é fácil.Com a queda dos royalts , fica mais difícil mas ainda é grande o orçamento da prefeitura se não fosse a obsessão pelo poder e a ganância da equipe administrativa e política, com ressalva de uma minoria de profissionais e técnicos não infectados pelo poder.Esta é a verdade.
    Antes dos Royalts , prefeitos como JOSÉ ALVES DE AZEVEDO, BARCELOS MARTINS, tinham que se virar para conseguir dinheiro ate´para pagar o funcionalismo público. A prefeitura para sobreviver dependia somente do Imposto Territorial Urbano, atualmente IPTU e tinha que se virar.O primeiro citado saia da prefeitura após mandado , com séria insubsistência financeira juntamente com a familia, e voltava a exercer com muito orgulho a sua abandonada profissão de advogado para poder sobreviver.Isto não é fato novo.Toda Campos sabe disso.Pena não ter sido lembrado pela história, para servir de exemplo para as novas gerações.

  6. Diogenes

    Chega de Garotinhos! o negócio é mudança já, eles estão acabando com tudo, só votam neles quem recebe uma boquinha da prefeitura.

  7. Juarez Carlos Alves

    Campos está com Rosinha no segundo mandato e vemos uma má administração……violencia, desordem, gastos absurdos ( CEPOP, Cidade da Criança), hospitais sem remedios, ou seja, mesmo com royalties a cidade não evolui…..e com a crise a tendencia é só piorar…..Lamentável….triste…..Vergonhoso…

  8. GUILHERME

    O PIOR VAI SER A SURPRESA DOS VEREADORES QUE CONCORDAM COM ESSA ADMINISTRAÇÃO, VOTOS ELES SÓ RECEBERÃO DE SEUS FAMILIARES.

  9. Barcelos

    Melhor opção que tem é Abdu Neme

  10. Leonardo

    Tem louco que diz que este instituto não merece credibilidade. Não deve pagar impostos, outem boquinha, ou deve usufruir das maravilhosas oferendas da prefeitura como cheque cidadão. Ônibus a 1real, saúde de primeiro mundo, a melhor educação do país.

  11. Sandra Machado

    Estranha está pesquisa , não era aquela SEMPRE a favor dos Garotinhos?

  12. josecarlos

    graça a DEUS ESTA ACABANDO ESSE GRUPO

  13. josecarlos

    graça a DEUS ESTA ACABANDO

  14. josecarlos

    CAMBURAO (trecho excluído pela moderação)

  15. Monica ferreira

    Dr. Abdu Neme e Alexandre Tadeu de vice…. Melhor opção para campos…… Vitória certa….

  16. José Fidelis Teles de Meireles

    Abdu neme não é aquele médico dono de um lucrativo estacionamento em frente ao camelodromo do Garotinho? Não foi ele que ao ser ameaçado de desocupação do estacionamento por parte da prefeitura de Rosinhas se juntou ao Grupo dos Garotinho’s??? Boa opção??? Há há há! Quer me enganar me dá bala que é mais fácil!!!

  17. Cosme Vendedor

    Cada povo tem o governo que merece…

  18. James

    ESTE GRUPO POLÍTICO DE GAROTINHO, É UM GRUPO PROFISSIONAL DA POLÍTICA. ROSINHA É UMA PREFEITA DE PALAVRA. ELA DISSE PARA TODA A POPULAÇÃO: ” ROSINHA É A PREFEITA DA MUDANÇA ”
    ELES CUNPRIRAM COM A PALAVRA, MUDOU A CIDADE, PRA BEM PIOR E COLOCA PIOR NISSO.
    QUEM TEM UM PINGO DE VERGONHA E TEM UM MÍNIMO DE AMOR POR CAMPOS DOS GOYTACAZES. ROSINHA NUNCA MAIS, GAROTINHO NUNCA MAIS, QUALQUER CANDIDATO AP, P UMA PREFEIT

  19. James

    ESTE GRUPO POLÍTICO DE GAROTINHO, É UM GRUPO PROFISSIONAL DA POLÍTICA. ROSINHA É UMA PREFEITA DE PALAVRA. ELA DISSE PARA TODA A POPULAÇÃO: ” ROSINHA É A PREFEITA DA MUDANÇA ”
    ELES CUNPRIRAM COM A PALAVRA, MUDOU A CIDADE, PRA BEM PIOR E COLOCA PIOR NISSO.
    QUEM TEM UM PINGO DE VERGONHA E TEM UM MÍNIMO DE AMOR POR CAMPOS DOS GOYTACAZES. ROSINHA NUNCA MAIS, GAROTINHO NUNCA MAIS, QUALQUER CANDIDATO A PREFEITO DE CAMPOS APOIADO POR ELES, NUNCA MAIS, POIS QUALQUER CANDIDATO APOIADO POR ELES, VAI SER GAROTINHO E ROSINHA DE NOVO. CHEGA DE SOFRIMENTO, O POVO MERECE RESPEITO, ELES ACABARAM COM A CIDADE E AGORA O POVO VAI TER QUE RECONSTRUIR A CIDADE E ENQUANTO ISSO, A QUANTIDADE ABSURDA DE OBRAS INACABADAS E SUPERFATURADAS ESTÁ TODA ESPALHADA DENTRO DA CIDADE, NA CARA DA JUSTIÇA E O MINISTÉRIO PÚBLICO NADA FAZ, VAI SE SABER O POR QUÊ?

  20. cricio manhaes pinto

    Somente puxarei “saco” para população Campista em um bem maior para:Emprego;Dignidade; Amor Respeito por eles. População de Campos/RJ Eu,acreditarei sempre no potencial de cada um de vocês! Forças Deus sempre é Fiel.

  21. Leo

    P.Q.P….. gastaram milhares de reais para fazer uma pesquisa para descobrir que a população que vive de cheque cidadão e “praca” na época de eleição vota em rosinha e quem trabalha e traz dinheiro para girar na cidade não vota nestes asnos?

    Tá de sacanagem…

    Só falta mesmo uma pesquisa para saber que o percentual da população que depende do cheque rosada é muito maior que o percentual de quem trabalha e gera renda digna.

    Come mais chuvisco para ver se o cérebro vira uma amêndoa e vai para o (trecho excluído pela moderação)….

  22. PELAYO

    COINCIDENTEMENTE, COM GAROTINHO SE INICIOU A “ERA DO PETRÓLEO” DOS ROYALTIES, DINHEIRO FARTO PARA OS COFRES DA PREFEITURA NUNCA ANTES VISTO, NÃO HAVIA PLANEJAMENTO, NÃO HAVIA EM QUE INVESTIR…,A COBIÇA, O OLHO GRANDE APARECEU E COINCIDENTEMENTE INICIA-SE EM CAMPOS A ” ERA DA MAIOR (trecho excluído pela moderação) ” DA HISTORIA.

  23. Marcelo Monteiro

    Cade o avião preto que não veem????

  24. carneiro.

    Políticos (trecho excluído pela moderação) comos estes de Campos e do Brasil deveriam de ser deportados para Indonésia em seguida (trecho excluído pela moderação) etc…

  25. GUSTAVO

    Ao menos, foi o melhor governo dos últimos anos.

  26. Marcelo Areas

    Com a continuidade do populismo,de empregar contratados em troca de voto e o uso do dinheiro publico pra bancar campanha através de empreiteiras, só saem daí se quiserem, e com garotinho a frente agora ,aí mesmo que a comissao (trecho excluído pela moderação)

  27. Leniéverson

    Um instituto como esse não merece credibilidade.

    Lembra-se do que falei no Facebook, Aluysio? Minha “profecia” se cumpriu.

  28. Genildo

    Uma proposta..l que fosse aberto sugestão de nomes prefeitaveis… Verão que em Campos não há um nome sequer que seja isento de rejeição!.

  29. aguinalddo castro colares

    Campos está é lascada. Isso sim! Eles são horriveis, mas quem tem pra entrar não é menos pior. Arnaldo com a ex…… Ta de brincadeira! Na política de Campos, não tem um q preste.

  30. Claudio

    Melhor governo dos últimos anos? Com saúde, educação, segurança e transporte de qualidade que temos? Ta de sacanagem, só pode. Com a quantidade de dinheiro que receberam esses últimos anos, devíamos morar numa Dubai brasileira.

  31. João Dias

    Os que condenam essa administração, pode pesquisar… são pessoas maliciosamente dúbias que perderam as “boquinhas’ dos governos passados… institutos (trecho excluído pela moderação) querem denegrir uma imagem excelente da prefeita Rosinha….

    OBS. NOSSA CIDADE NUNCA ESTEVE TÃO BEM!!! NOSSOS GOVERNANTES NÃO FORAM PRESOS ALGEMADOS POR ROUBOS NÃO!!

  32. ENOQUE

    FAÇO CORO AOS COMENTÁRIOS DO SR. JAMES, QUEM AMA REALMENTE CAMPOS E QUER NOSSA CIDADE MELHOR, FAZ O FAVOR DE NÃO VOTAREM MAIS EM NINGUÉM DA FAMÍLIA GAROTINHO E NEM EM SEUS SUBSTITUTOS, POIS SEJA QUEM FOR, SEMPRE SERÁ COMANDADO PELO (trecho excluído pela moderação) DO GAROTINHO, QUE SÓ QUER DINHEIRO E MAIS DINHEIRO.
    PARA MIM, NENHUM POLÍTICO PRESTA, MAS TIRANDO ESSA FAMÍLIA GAROTINHO DO PODER DE CAMPOS, JÁ É UM BOM COMEÇO!

  33. paulo geraldo barbosa da silva

    QUEM CONQUISTOU OS ROYALTIES, FOI LEONEL BRIZOLA NO SEU GOVERNO DE 1982, COM BOCAYUVA CUNHA NO SENADO.

    OS OUTROS SÓ DEITARAM NAS MORDOMIAS QUE OS ROYALTIES OFERECERAM.

    TERIAM QUE INVESTIR NO SER HUMANO, SE ISTO FOSSE FEITO, A CIDADE DE CAMPOS SERIA OUTRA.

    A CIDADE DEVERIA SER GOVERNADA POR ADMINISTRADORES E NÃO POR POLÍTICOS.

    A CIDADE DE CAMPOS DOS GOYTACAZES, TINHA TUDO PARA SER UMA CIDADE MODELO.

    E OS GOVERNANTES ANDAM COM A BÍBLIA EMBAIXO DO BRAÇO.

  34. wa

    A culpa é dos governantes, e mais ainda da câmara de vereadores que fingem não ver os desmandos debaixo dos olhos. O povo de Campos irão banir da politica esta cidade os maus políticos. O povo acordou.

  35. Pablo

    A rejeição é muito maior, acredito que deve estar em 80% ou mais, 7 anos de decadência nosso Município, acabou com a Educação, salários 40% defasados, 2015 ainda mexem nas leis para nos prejudicar, governo vergonhoso, um lixo. Tomara que a MPF investigue todas as (trecho excluído pela moderação) deste governo.

  36. Flavio Vigneron

    CREIO QUE AINDA SEJE MUITO CEDO PARA UMA PESQUISA ELEITORAL EM CAMPOS , EU OLHAVA PARA CAMPOS ONTEM E VEJO CAMPOS HJ OUTRA CIDADE, NUNCA VOTEI NO CASAL SEMPRE NO GRUPO DA DERROTA, AGORA VEJO MUDANÇA, TRANSPARENCIA E COISAS AINDA A MELHORAR MAIS CAPACIDADE DE SOBRA ELA TEM PARA DAR E VENDER PARA MUITA GENTE , VAMOS VER EM OUTRAS PESQUISAS COMO VAI FICAR ISSO AI. ELEIÇÃO É UMA CAIXINHA DE SURPRESA1

Deixe um comentário