Opiniões

Maioria dos campistas não vê progresso na cidade governada por Rosinha

Info Pro4 08-05-15
(Infográfico de Eliabe de Souza, o Cássio Jr. — clique na imagem para ampliá-la)

 

 

Por Aluysio Abreu Barbosa e Arnaldo Neto

 

Numa pesquisa onde 54% da população não aprovam a maneira como seu município tem sido administrado, 57,5% não confiam na pessoa da sua prefeita, 65,5% não querem votar em nenhum candidato por ela apoiado na hora de sucedê-la, talvez porque 50,2% creiam que sua governante não cumpriu a maior parte (30%) ou nada do que prometeu (12%) na última eleição, qual seria a sensação coletiva: a cidade está progredindo, parada ou regredindo? Segundo a consulta do instituto Pro4, realizada em abril com entrevistas detalhadas junto a 426 pessoas, 58,9% dos campistas acham que Campos está parada, enquanto estaria regredindo para 12,4% e progredindo apenas para 9,4% da população — expressivos 19,20% não souberam ou quiseram responder. Em outras palavras, na tradução lógica dos números, menos de um em cada 10 campistas acreditam que a cidade está melhorando sob o governo dos Garotinho.

Mas na investigação da causa dessa sensação majoritária de estagnação da cidade, a pesquisa coloca a prefeita Rosinha Garotinho (PR) dividindo parcialmente a culpa, aos olhos do povo campista, com outra governante reeleita e enfrentando sua pior crise de popularidade: a presidente da República Dilma Rousseff (PT). Se Rosinha nunca esteve tão mal na aprovação popular, desde que assumiu o governo de Campos pela primeira vez, em 2009, quando entregou seu diploma de prefeita nas mãos do marido Anthony Garotinho (PR), o mesmo se pode dizer de Dilma, desde que esta sucedeu seu “padrinho” Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na presidência, em 2011.

Entre o eleitorado goitacá, 33,1% atribuem ao governo Rosinha, enquanto 28,9% ao governo Dilma, a razão do ritmo de desenvolvimento que enxergam hoje em sua cidade. Para outros 9,9%, a causa seriam os royalties do petróleo, ao passo que 1,9% identificam o Porto do Açu e 26,3% não souberam ou quiserem responder.

A traçar perfil do eleitor, como fez em todos os outros dados da pesquisa Pro4 revelados anteriormente pela Folha nesta série de reportagens iniciada no último domingo (03/05), o antigarotismo aparece mais uma vez cristalizado entre quem tem maior estuda mais e ganha melhor. Entre quem tem curso superior, 67,5% acham que Campos está parada, enquanto no extrato por renda o maior percentual dos que vêem a cidade regredindo (21,4%) apareça com quem ganha mais de cinco salários mínimos.

 

(Infográfico de Eliabe de Souza, o Cássio Jr. — clique na imagem para ampliá-la)
(Infográfico de Eliabe de Souza, o Cássio Jr. — clique na imagem para ampliá-la)

 

Governista e oposição comentam números

Os dados da pesquisa Pro4 divulgados na edição de ontem apontam que a maioria dos entrevistados acredita que Rosinha não cumpre promessas de campanha. O vereador Abdu Neme (PR), discorda, fala de obras realizadas, mas acredita que a rejeição à prefeita indicada pela mesma sondagem seja “reflexo de uma conjuntura nacional, na qual nenhum político é bem avaliado atualmente”. Por outro lado, Rafael Diniz (PPS) aponta que a Rosinha não proporcionou melhorias nas áreas de Saúde e Educação, entre outras, que eram tão criticadas pelo seu grupo político antes de ganhar a eleição de 2008.

Vereador da base governista, Abdu Neme avalia que a crise nacional e aumento de impostos, apontados como problemas de nível nacional, influenciam na sondagem.  “Essa pesquisa mede um momento. Não é só a prefeita de Campos, é no Brasil que nenhum político é bem avaliado. Agora, dizer que a prefeita não cumpre nada do que prometeu, eu discordo”, disse Abdu.

Rafael Diniz não acredita que seja uma questão nacional. Para o vereador, a população percebe que existem falhas na administração e vê que os compromissos não foram cumpridos. “Ao invés de cumprir com o que prometeu, diminuindo a máquina administrativa, aumentou e inchou ainda mais, gerando gastos e mais gastos. Essa má administração, falta de compromisso e respeito com cidadão, tudo isso leva à rejeição”, resumiu Diniz.

 

Vereadores Abdu Neme (PR) e Rafael Diniz (PPS)
Vereadores Abdu Neme (PR) e Rafael Diniz (PPS)

 

Publicado hoje na Folha da Manhã

 

fb-share-icon0
20
Pin Share20

Este post tem 6 comentários

  1. á prefeita rosinha garotinho está dando díguinidade e respeito ao nosso povo ,ela tirou milhares de familiares que moravam as margens da br 101 e em estado de calamidade em beiras de rios e dando á eles lindas casas com com saniamento básico e galerias públiais ,aumentou o cheque cidadão de 50 para 100 e agora para 200 reais ,construiu várias créches escolas e reformou e construiu várias escolas modelos ,,e com o projeto da passagem social á 1 real que está benefenciando centenas de miljhares de pessoas que realmente precisam de ajuda,, está construíndo á cidade das crianças ,,onde irá proporcionar alegria para as nossas crianças,, está duplicando á rj 216 que liga á 28 de março á goytacazes,,está construído o novo hospital são josé de goytacazes onde dois médicos do governo anterior que prometerão e não cumpriram,,ela não é médica ,mais prometeu e está cumprindo ,no nosso governo niguém viajou de avião preto da polícia federal,, no governo da prefeita rosinha ,nós temos união e seguimos um lider que é leal ,,que se chama garotinho´´´´´´´´´´´´

  2. ESPERO QUE OS CAMPISTAS NÃO ESQUEÇAM O QUE TEM FEITO DURANTE 35 ANOS NO PODER DE CAMPOS, O (trecho excluído pela moderação) DO GAROTINHO E SUA “LINDINHA” ESPOSA ROSINHA.
    ME REVOLTO E MUITO, QUANDO ESTOU TRABALHANDO, MINHA ESPOSA QUE NÃO SABE DIRIGIR MEU CARRO E PRECISA IR AO CENTRO DA CIDADE, ACABA TENDO QUE EMBARCAR EM UMA DESSAS MALDITAS E RIDÍCULAS VANS, SUPERLOTADAS, FEDORENTAS E TODO MUNDO SE ESBARRANDO.
    SÃO VANS SEM VENTILAÇÃO, SEM MANUTENÇÃO, UMA VERDADEIRA GAIOLA, PERGUNTO: CADÊ OS ÔNIBUS? ISSO NÃO SE FAZ COM OS ELEITORERS, É UM TREMENDO DESRESPEITO! ORA, NÃO FIZERAM AQUELA PORCARIA DE LEILÃO DE LOTES? AGORA CADÊ OS ÔNIBUS?
    CAMPOS PELO QUE SE ARRECADA, BILHÕES TODO ANO, ERA PARA SER UMA LINDA CIDADE, COM ÔNIBUS LINDOS E NOVOS, COM AR CONDICIONADO, HOSPITAIS DE PRIMEIRA, BELÍSSIMAS PRAÇAS COM RUAS LIMPAS E BEM AREJADO.
    MAS INFELIZMENTE, ESSES BANDOS DE POLÍTICOS (trecho excluído pela moderação), SÓ QUEREM MESMO É DINHEIRO PARA SI, NINGUÉM PENSA NA CIDADE E NO CIDADÃO QUE QUANDO PRECISA IR AO MÉDICO, TEM QUE ACORDAR BEM CÊDO DE MADRUGADA, PARA FICAR NA FILA DO SUS E MESMO ASSIM, NÃO CONSEGUE MÉDICO, PORQUE SIMPLESMENTE MÉDICO NÃO QUER SALÁRIO BAIXO DE PREFEITURA PARA TRABALHAR. ELES PREFEREM TRABALHAR EM SEUS CONSULTÓRIOS PARTICULARES.
    DESEJO UM DIA VER GAROTINHO E ESSA ROSINHA PAGANDO POR TUDO QUE FIZERAM DE ERRADO EM NOSSA CIDADE! NINGUÉM É OTÁRIO E SABE QUE TUDO QUE ELES FAZEM É SUPERFATURADO. VIU A FORTUNA QUE A ROSINHA PAGA PARA ALUGAR BANHEIROS QUÍMICOS?
    É O FIM DO MUNDO MESMO!!!

  3. o único progresso que vemos é o bolso da família garotinho!

  4. QUAL PROMESSA CAMPANHA SUPEROU 100% OU SEJA, NENHUMA POIS,DEVERIA EXISTIR UM CONTRATO FIRMADO DIANTE PROMESSAS E SE NÃO CUMPRIR FICAR LONGE PARTICIPAÇÃO A QUALQUER CARGO POLÍTICO PERÍODO MÍNIMO 04 ANOS! QUEM SE PROPÕE A ESTA LEI??? FAÇAM AS SUAS APOSTAS!!!!! EU,Acho que ninguém aprovaria kkkk e kiki. ETA MAMATA BOA!

  5. FAMILIA detonada.
    Povo campista este é o momento.

  6. Vamos lá :”Bentas Pereiras”,”Josés dos Patrocínios “.Vamos sair dos túmulos,ressuscitem,mostrem a coragem destemida do povo CAMPISTA.

Deixe uma resposta

Fechar Menu