Opiniões

Maioria da população acha governo Rosinha ruim ou péssimo, desgaste que ganha periferia

(Infográfico de Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)
(Infográfico de Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)

 

Há mal que não possa piorar? Tudo indica que não para o governo Rosinha Garotinho (PR), num processo de descrédito junto à população que parece ter se acentuado a partir da nomeação do seu marido, Anthony Garotinho, à secretária municipal de governo, em fevereiro deste ano. Se dois meses depois, em abril, duas pesquisas simultâneas dos institutos de pesquisa Pappel e Pro4 (aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui e aqui) deveriam ter acendido a luz amarela aos rosáceos, os campistas parecem agora ter ligado o sinal vermelho aos seus governantes. Segundo uma nova consulta Pro4, feita entre 18 a 22 de junho, com entrevistas detalhadas de 426 eleitores, hoje impressionantes 53,3% dos campistas consideram o governo Rosinha ruim (17,6%) ou péssimo (35,7%). Os números negativos são confirmados na mesma pesquisa pelos 75,2% que declararam desaprovar a maneira como Rosinha vem administrando Campos, bem como pelos 77,2% que disseram não confiar na prefeita.

 

Info Pro4 06-15 (3)
(Infográfico de Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)

Atacada pelo grupo de comunicação de Garotinho, antes mesmo de ter seus resultados divulgados, mas com os rosáceos devidamente cientes da realidade que publicamente tentam negar, a pesquisa recente do Pro4 é mais esclarecedora quando comparada com as anteriores do mesmo instituto. Sobre a avaliação do governo municipal, os 19% que o consideravam ótimo, em outubro de 2013, minguaram para 9% em agosto de 2014, para 5% em outubro do mesmo ano, chegando a abril de 2015 com 3,5%, até bater no volume morto do 1,4% de hoje. Já quem achava a gestão boa, passou de 30% (10/13) para 34% (08/14), 29% (11/14) e 23% (04/15), até os atuais 10,8%.

Assim, num período de um ano e oito meses, com a derrota de Garotinho na eleição a governador (aqui) no meio do caminho, na qual não conseguir ir ao segundo turno e neste viu seu candidato perder (aqui) em cinco das sete Zonas Eleitorais (ZEs) de Campos, os rosáceos saíram de confortáveis 49% de avaliação francamente positiva, para registrar apenas 12,2% de campistas que ainda o consideram a administração municipal ótima ou boa. Já aqueles que a achavam regular, eram 30% (10/13) e passaram a 34% (08/14), 37% (11/14) e 32% (04/15), até chegar aos 34,3% registrados em junho. Mas mesmo que todos estes fossem somados na aprovação da gestão, ao contrário do recomendado por todos os especialistas em pesquisa, aqueles que consideram o governo Rosinha ruim ou péssimo alcançaram uma maioria entre os campistas que hoje dispensaria até a necessidade de segundo turno, se fosse o caso de eleição majoritária.

 

Info Pro4 06-15 (2)
(Infográfico de Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)

 

E se os novos números do Pro4 colhidos em junho foram questionados mesmo antes da divulgação, em sua pesquisa anterior, em abril, os números foram menos duros para os governistas do que os registrados pelo Pappel. Em consulta no mesmo período, este instituto aferiu ao governo de Campos 4,4% de ótimo, 15,5% de bom, 37,06% de regular, 11,72% de ruim e 31,28% de péssimo. Assim, a já preocupante soma de 43% de ruim e péssimo que havia sido revelada pelo Pappel, dois meses depois, acabou superada por 53,3% dos campistas que agora, segundo o Pro4, acham a mesma coisa, indicando um rápido processo de erosão na popularidade da administração Rosinha.

Pormenorizada, a pesquisa do Pro4 é bastante clara no detalhamento desse desgaste. Entre as pessoas ouvidas nas faixas etárias entre 16 a 24 e de 25 a 34, todas as que possuem curso superior e têm renda de dois e cinco salários mínimos, bem como acima disso, rigorosamente zero por cento (0%) consideram o governo de Campos ótimo. A partir desse perfil, quanto mais jovem, mais se estuda e se ganha, menor é a tendência de se votar nos Garotinho.

Mas a resistência ao grupo político que detém o poder em Campos desde 1989 começa também a ganhar seu tradicional reduto da periferia. Se dos eleitores ouvidos das 98ª e 99ª ZEs de Campos, a chamada “pedra”, que concentram os bairros de classe média, a pesquisa mais uma vez não conseguiu registrar viva alma para considerar o governo Rosinha ótimo, o resultado nulo de aprovação foi o mesmo também na 129ª ZE, que abrange parte de Guarus, além de Serrinha, Lagoa de Cima e Outeiro. No lado oposto, se 35,7% dos campistas consideram o governo Rosinha péssimo, essa média é superada em três ZEs: além da 98ª, onde 51,6% comungam da pior avaliação possível do poder público municipal, a média é também ultrapassada na 76ª ZE (Guarus do Jardim Carioca ao Parque Prazeres), na qual o péssimo chegou a 42,3%, classificação que atingiu 38,6% na 75ª ZE (Baixada Campista, de Donana ao Farol).

Com as recentes defecções (aqui) na bancada governista, no último dia 10 (antes da pesquisa), de vereadores fortes junto às camadas mais populares, como Jorge Magal (PR), Gil Vianna (PR) e Albertinho (PP), Alexandre Tadeu (PRB) e Dayvison Miranda (PRB), nada indica que as coisas vão melhorar para os Garotinho.

 

Publicado hoje na Folha da Manhã

 

fb-share-icon0
20
Pin Share20

Este post tem 23 comentários

  1. Horrível, uns dos piores governos já visto em Campos, mudanças já.

  2. Rosinha quer vencer Disputa pela Pior administração com a presidente Dilma ta páreo duplo ,Rosinha é aprovada por 12.2% (soma de ótimo e bom ) enquanto a presidente na ultima pesquisa Datafolha soma 10% de aprovação.

  3. Só há uma diferença entre a prefeita cor de rosa e a Presidenta,esta,é atacada todos os dias,inclusive com shows midiáticos e juízes,e a cor de rosa tudo vai para baixo do tapete e com proteção (trecho excluído pela moderação);algo estranho nessa história.

  4. Dilma é horrível, mas Rosinha consegue ser pior. (SCC) Sem Classificação Conhecida.

  5. Dilma e Rosinha duas vergonhas da politica !!

  6. E QUEM VAI ACREDITAR NESTA PESQUISA ? ROSINHA GAROTINHO É UMA ÓTIMA PREFEITA ,PERGUNTE AO POVO QUE FALA Á VERDADE SEM MANIPULAÇÃO.

  7. E QUEM VAI ACREDITAR NESTA PESQUISA ? ROSINHA GAROTINHO É UMA ÓTIMA PREFEITA ,PERGUNTE AO POVO ,DIVULGUEM Á VERDADE SEM MANIPULAÇÃO.

  8. Rosinha minha filha cuidado, o Gordinho vai te colocar num buraco fundo, quando voce terminar seu mandato
    a dona justa vai te pegar, sabe porque? voce assina tudo que ele manda, até sua sentença, peça logo sua runúncia
    para o buraco não ficar mais fundo, é isso que ele quer
    sai enquanto há tempo, FELICIDADES,

  9. EU SINCERAMENTE Ñ ACREDITO NESSA PESQUISA , POIS UMA PREFEITA QUE VEIO, PARA FAZER A DIFERENÇA NA CIDADE DE CAMPOS E ESTA FAZENDO MUITA DIFERENÇA. SÓ ESSA PASSAGEM JÁ É UMA GRANDE REVOLUÇÃO POSITIVA NO MUNICIPIO DE CAMPOS, NEM TD É PERFEITO TEM QUE MELHORAR SIM MAIS DO QUE ELA FEZ E ESTA FAZENDO PREFEITO NENHUM DE CAMPOS FEZ A TERÇA PARTE DELA. ACREDITO NELA E CAMPOS HJ É OUTRA CARA SEM SOMBRA DE DÚVIDA. TEM LUGARES AI PIORES DO QUE CAMPOS E ELA SEGURANDO ESSA CRISE DE PULSO FIRME. E TAMBÉM NÃO ACHO ELA A VERGONHA DA POLITICA NÃO PARA MUITOS SERIAM ORGULHO. COMO PRA MIM É.

  10. Rapaz , essa passagem a 1 real , o cheque cidadão e outras bostas mais , nós é que pagamos ora! Deixem de ser otários povo campista!!!!Ela e o marido fazem campanha com o dinheiro do povo. Dá RPA para ter o gado preso. Será possível que ninguém vê isso meu Deus!!!

  11. Tudo bem que o dinheiro “mingou”, mas Campos não é a mesma dos governos anteriores que nada fizeram, mesmo tendo royalties à disposição.Não estou aqui defendendo os “Garotinhos “, mas gostaria de saber daqueles que os atacam, se hoje tem algum político (candidato) com capacidade que possa governar melhor esta cidade? Digo para finalizar! Ruim com eles, pior sem eles!

  12. Pior governo que essa cidade já teve!!! Tudo se encontra em estado de caos!! Saúde, educaçao!!!!! Uma veeeeeergonha!!! Fora, Rosinha

  13. Essa pesquisa foi registrada no TRE qual o número do registro pois vocês não colocaram??

  14. Nos últimos anos nunca um prefeito fez tanto por Campos como tem realizado o Governo Rosinha. Lamentável insurgimento político negativo por poucos que, em sua maioria desconhecem a realidade de uma administração e induzem a erro alguns. É tudo pelo poder. Basta comparar a administração dos governos que antecederam a gestão iniciada no ano de 2009, que a diferença em favor da Prefeita Rosinha é tamanha.

  15. Caro Carlos Junior,

    Nenhuma pesquisa fora do período eleitoral tem registro do TRE.

    Abç e grato pela chance do esclarecimento!

    Aluysio

  16. “nunca um prefeito fez tanto por campos”,sério isso? tanta falta de saúde, falta de educação, salários baixos de professores, será possivel que ninguem vê isso?varias pessoas acima defendendo seu governo, essas pessoas não devem ter filhos em escolas públicas, utilizar saúde do SUS, etc. O jeito é colocar pessoas novas na administração, nao ex-prefeitos,so assim para mudar.

  17. Detalhe, nunca nenhum outro prefeito teve tanto dinheiro proveniente de royalties a sua disposição em Campos.

  18. PARA AQUELES QUE AINDA TEIMAM FICAR AOS PÉS DESTE CASAL ROSINHA E GAROTINHO, PARE UM POUCO E VEJAM AS COISAS.
    VEJAM COM SEUS PRÓPRIOS OLHOS,O PROJETO DO “MORAR FELIZ” É UM GOLPE DURO EM NOSSO BOLSO, VEJAM OS SENHORES NO CAMINHO ENTRE CAMPOS E URURAÍ, AS CASAS INACABADAS, COM MATERIAIS EXPOSTOS AO TEMPO, TUDO PARADO E NENHUMA CASA ENTREGUE A MORADORES NECESSITADOS. POR LÁ, TUDO FOI SAQUEADO. SÃO MILHARES DE CASAS ABANDONADAS A MERCÊ DO TEMPO. E O DINHEIRO? ORA O DINHEIRO DESTA OBRA (HIPERFATURADA) TODO MUNDO SABE PARA ONDE FOI!
    VEJAM OS SENHORES, O PROJETO DO “BAIRRO LEGAL”, A ROSINHA COMEÇOU AS OBRAS NO PARQUE JULIÃO NOGUEIRA E NO PARQUE ESPLANADA E….PAROU TUDO. AS RUAS FICARAM ESBURACADAS, OBRAS INACABADAS E MAIS NADA!
    ONDE HAVIA UMA PLACA INFORMANDO QUE A OBRA CUSTARIA MAIS DE CENTO E QUARENTA MILHÕES DE REAIS SUMIU! (A PREFEITURA TIROU!). E O DINHEIRO DA OBRA? ORA, TODO MUNDO SABE PARA ONDE FOI!!!
    AGORA DÊEM UMA OLHADA NO TRANSPORTE PÚBLICO, SÓ HÁ VANS PELA CIDADE, SABE PORQUE SENHORES? PORQUE A PREFEITA NÃO TEM LUCRO NISSO (RETORNO), POIS ELA NÃO QUER BANCAR A MANUTENÇÃO DOS ÔNIBUS E MUITO MENOS PAGAR OS SALÁRIOS DOS MOTORISTAS E COBRADORES COMO ERA ANTIGAMENTE.
    POR ISSO A CIDADE É ASSIM, INFESTADA DE VANS, ONDE OS CAMPISTAS TEM QUE SE CONTENTAR COM ESSAS PORCARIAS DE TRANSPORTE PÚBLICOS, FICANDO DENTRO DE UMA “GAIOLA” SEM VENTILAÇÃO, SEM CONFORTO, ETC….
    POR FIM, ROSINHA E GAROTINHO PEGARAM UM EMPRÉSTIMO BANCÁRIO, MAIS DE HUM BILHÃO DE REAIS, DANDO COMO GARANTIA OS FUTUROS ROYALTIES A RECEBER DA PETROBRAS, O QUE OS SENHORES IMAGINAM QUE VAI ACONTECER ASSIM QUE ESTE DINHEIRO ENTRAR NAS CONTAS DA PREFEITURA? SIMPLESMENTE IRÁ DESAPARECER EM UM PISCAR DE OLHOS!
    PARA TERMINAR, SÃO 35 ANOS QUE ROSINHA E GAROTINHO ESTÃO NO DOMÍNIO DA CIDADE DE CAMPOS, MELHOROU ALGUMA COISA SIGNIFICANTE? ACHO QUE JÁ PASSOU DA HORA DE DARMOS MAIS VALOR AOS NOSSOS IMPOSTOS (OBRIGATORIAMENTE)PAGOS, EMBUTIDOS NOS IPVA’s, ALIMENTOS, GASOLINA, PRODUTOS DE LOJAS, ETC…CHEGA! FORA PARTIDO DO PR! FORA GAROTINHO E ROSINHA! FORA TODOS QUE NÃO AMAM CAMPOS-RJ.

    OBRIGADO.

  19. Rosinha fora ja ,esta acabando com nossa tkcidade

  20. Prefeita farol a unica praia campista esta jogada cade o festival de forro desse ano nao e culpa da crise nao, isso e conversa fiada.

  21. O povo nao e burro nao ,povo esta acordando pra essa bagunça senhora prefeita e senhor garotinho.

  22. Precisamos chamao fantastico pra ver essa bagunça q o prefeita vem fazendo em nossa cidade

  23. Adriano e fravio dois puxa saco desse governo maligno, cheque cidadão, bolsa família, e outros mais somos nós que pagamos amigo, para com essa puxacao de saco nossa cidade indo pára o buraco e vcs dois defendendo esse governo, fala sério, acho que vcs também come no coxo

Deixe uma resposta

Fechar Menu