Opiniões

Paratodos — Chico Buarque tem Sarau nesse sábado, no Sinasefe

Chico Buarque - Sarau 07-11-15

 

 

Você gosta de Chico Buarque de Hollanda? Posições políticas à parte, é possível ser brasileiro e não gostar? Pois para quem quer tomar mais um pouco de intimidade com a obra desse tradutor da alma tupiniquim, sob a leitura goitacá, uma oportunidade imperdível se dará nesse sábado, dia 7, às 19h, no espaço Fulinaíma, na sede do Sindicato dos Servidores Federais da Educação Básica e Profissional (Sinasefe), na rua Álvaro Tâmega, nº 132. O já tradicional Sarau Baião de Dois, promovido pelo poeta, professor e artista multimídia Artur Gomes, terá uma edição especial dedicada ao, talvez, maior compositor brasileiro entre os viventes.

Não só a poesia da sua música, mas a prosa do também dramaturgo e romancista carioca, filho de paulista, neto de pernambucano, bisneto de mineiro e tataraneto de baiano, ganharão o sotaque da terra de José Cândido de Carvalho. Na voz e no violão de Vânia Navarro, Ivan Lee, Eros Rafael e Lolô Gusmão, bem como na bateria e na percussão de Bruno Moraes, ecoarão o compositor. Entremeados com a música, trechos das peças “Gota d’água” (1975) e “Ópera do malandro” (1978), e dos romances “Leite derramado” (2009) e “O irmão alemão” (2014), serão interpretados por Diogo Uhl, pelo próprio Artur e o Adriano Moura, que dirige o Sarau. Dividindo as funções de cantora e atriz, Adriana Medeiros e Carol Poesia completam o vasto e multifacetado bloco das mulheres de Chico. Ao professor e pesquisador Marcelo Sampaio caberá uma apresentação da obra e da vida do grande artista.

Em meio à campistada, vêm da terra do homenageado dois reforços de peso para o Sarau: os cariocas Jotamoura (violão e voz) e Hélio Prata (baixo). Será também exibido um vídeo sobre a canção “Beatriz”, de Chico e Edu Lobo. Adriano e Artur destacam que os artistas que aparecerem e quiserem fazer alguma intervenção poética ou musical, terão o microfone aberto. A todos que foram prestigiar, a organização do evento pede a doação de 1 kg de alimento não perecível, que será doado ao Hospital Psiquiátrico João Viana.

Enquanto o sábado não chega, como todo brasileiro tem sua ligação particular com Chico, segue abaixo a preferida de quem escreveu:

 

 

 

fb-share-icon0
20
Pin Share20

Este post tem 13 comentários

  1. Aluysio a noite com Chico começa na sexta a noite quando estaremos no SINASEFE ensaiando embalados pela música do mestre e saboreando algumas geladas.

    valeu irmão grande abraço

    1. Caro Artur,

      Valeu pela dica, irmão em armas, para mim e os leitores do blog. Se não sair mt tarde do trabalho, estaremos juntos desde a véspera.

      Abç fraterno!

      Aluysio

  2. Não é João Leão forno e fogão, mas dá para improvisar:

    “O Boca Mole é pra roubar
    E a Fafau é boa de cuspir
    Ela dá pra qualquer um
    Maldita Fafau”

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  3. Grande Helio prata esse cara é bom

  4. Minha ligação com o Chico Buarque é ZERO, não suporto comunista, não tolero aproveitador da lei Rouanet, não suporto apoiador de ditaduras e antes que alguém fale que o regime militar era ditadura pergunto quem era o ditador do Brasil. Castelo Branco, Médici, Geisel, Figueiredo, certamente que não eram, pois só ficavam um mandato, situação diversa dos irmãos Castro que estão no poder há 60 anos, isto sim é uma ditadura!

    QUANDO CHICO BUARQUE – O COMEDOR DE VERBAS DA LEI ROUANET FAZIA PROPAGANDA PARA O FERNANDO HENRIQUE CARDOSO!
    O malandro CHICO gosta mesmo é dinheiro, esses (trecho excluído pela moderação) não tem ideais, tem é interesse pessoal – por outro lado, esse (trecho excluído pela moderação) estava lutando pelos socialistas, afinal o PSDB é um partido de ideologia socialista. O povo é desmemoriado, se esqueceu que o PSDB arrochou salários, oito anos sem aumento para os trabalhadores e com isso se mostrava mais uma farsa – povo sem dinheiro não tem como consumir, né?
    PT E PSDB SÃO IRMÃOS SIAMESES – DÊ UM BASTA NESTA POUCA VERGONHA! ‪(Trecho excluído pela moderação)

    1. Caro Jaci,

      Se, na sua opinião, Emílio Garrastazu Médici não foi um ditador, não há o que discutir. Seu argumento morre na contramão, muito embora não chegue a atrapalhar o tráfego.

      Deus lhe pague!

      Aluysio

  5. Eu gosto e admiro Chico independente se ele é comunista, ou seja lá qualquer outra coisa. A sua obra tá acima de tudo! Tem genteque realmente não gosta de Chico, mas é fã de Henrique & Juliano. Pode até não ser comunista, mas cadê obra? Será que vao deixar algum legado! Joga pedra na Geni…

    1. Caro Jefferson,

      Sim, a obra sempre importa (bem) mais que o autor.

      Abç e grato pela chance da concordância!

      Aluysio

  6. No mundo animal há várias espécies de parasitas, os verminóides, platelmintos, nematelmintos, etc, já no mundo humano o parasita é o vagabundo, o preguiçoso e, principalmente, o marxista.

    1. Caro Jaci,

      Sinto, mas vc não vai vencer pelo cansaço do hospedeiro.

      Grato pela chance da lembrança!

      Aluysio

  7. Já está vencido, é a história que mostra, se não admite é problema teu!

    1. Caro Jaci,

      Felizmente, o que vc desconhece de História, não é problema meu. Mas que fique claro, a vc e qualquer outra viúva de Médici que pretender usar a democracia do espaço para defender o retorno da ditadura militar no Brasil: neste blog, vcs não passarão! Nunca!

      Grato pela chance dos pingos nos is!

      Aluysio

  8. Há exatos 26 anos caía o Muro de Berlim, muro este que, segundo aquele seu professor comunista, foi construído para impedir que os capitalistas da Alemanha ocidental entrassem no paraíso socialista da Alemanha oriental.

    E, tem mais…. Haitianos, que estão bem ao lado de Cuba, passam distante… vindo para o Brasil!
    Algum professor universitário nos explica essa lógica?

Deixe uma resposta

Fechar Menu