Edson Batista: governar para todos, com mais atenção aos excluídos

Brizolista antes de Anthony Garotinho (PR), Edson Batista (PTB) não disfarça a dureza que lhe é atribuída, ao negar ser contraposto por questões colocadas por aliados em entrevista anteriores, mas demonstrou na sua um conhecimento histórico superior à média dos políticos locais. Presidente da Câmara Municipal e pré-candidato a prefeito, ele defende o governo Rosinha Garotinho (PR) e a manutenção do projeto social que não vê na oposição: “governar para todos, mas com mais atenção aos excluídos”.

 

(Foto de Rodrigo Silveira - Folha da Manhã)
(Foto de Rodrigo Silveira – Folha da Manhã)

 

PTB, não PR – Nos formamos uma frente ampla e popular. Todos os partidos colaboraram na sustentação do governo Rosinha. O êxodo da sua administração se deve a essa frente. Não tenho, nem podemos ter, restrição a nenhum desses partidos.

Ferrugem prega candidatura do PR – Não vou me pautar pela entrevista (aqui) de ninguém. Eu vim falar de Edson Batista.

Dois candidatos governistas – Não sei como vai se desenrolar o processo. Em princípio, a prévia entre nossos militantes é que vai definir o candidato. Temos que ouvir a base, afinal ninguém é candidato de si mesmo. Respeito meus colegas (cinco outros pré-candidatos governistas), todos têm uma folha exemplar de serviços prestados à cidade. A aspiração de cada um deles é legítima. Mas temos que ter desapego pessoal. Temos um projeto que se sobrepõe aos nomes: governar para todos, mas com mais atenção aos excluídos. Historicamente, todos sabemos que a base da colonização de Campos foi a escravidão. Acabou a escravidão, mas prevaleceu sua mais valia (conceito de Karl Marx, pelo qual o esforço do trabalhador excede o pagamento do patrão). Quando a prefeita Rosinha assumiu em seu primeiro mandato, herdamos um déficit de 40 mil excluídos, na linha do trem (antiga Comunidade da Linha), em áreas à margem do rio. Não falo só de renda, mas cidadania: educação, esgoto, água potável, saúde, segurança. Hoje, com 6,5 mil casas populares reunidas, se você multiplicar por quatro, temos uma média de 26 mil pessoas resgatadas. Esse é o nosso maior patrimônio. O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de Campos (apresenta gráficos) era de 0,505 em 1991, passou a 0,618 em 2000 e chegou a 0,716, em 2010. É inegável a evolução social do município. E o que mais cresceu foi a educação.

Campos em antepenúltimo no Ideb – Essa avaliação do ministério da Educação (sobre os 92 municípios do Estado do Rio) é pontual. A projeção que apresentei antes fala sobre duas décadas, não apenas sobre o ano de 2013, que foi o analisado pelo Ideb. O município assumiu muitas escolas estaduais. No contexto de duas décadas do IDH, houve crescimento de renda, educação e saúde. O município está caminhando.

Fogueira das vaidades – Acho que não existe fogueira das vaidades. O mais importante é o projeto, não as pessoas. Ele está acima de todos nós. Todos os companheiros ajudam a colocá-lo em realidade no município. Somos todos subalternos ao nosso compromisso histórico.

Oposição – É dividida e desunida. Não é falácia. Basta ver seu grande número de pré-candidatos: João Peixoto (PSDC), Rafael Diniz (PPS), Nildo Cardoso (DEM), Gil Vianna (PSB), Tô Contigo (PRB), Caio Vianna (PDT), Rogério Matoso (PMB). Ela não verbaliza um caminho. É só a crítica. O que a caracteriza é a divisão. Não tem o projeto, a bússola que nós temos: governar para todos, mas com especial atenção aos excluídos. Críticas à competência serão sempre subjetivas, mas os dados do IDH mostram que os objetivos estão sendo alcançados. A crise afetou a todos, sobretudo com a queda do preço do barril de petróleo e, não quero dizer assalto, mas o desmantelamento da Petrobras, gerando uma reação em cadeia. Tivemos que fazer o ajuste no código tributário. Na crise, todos os setores da cidade têm que ajudar para tornar o cenário mais tranquilo. A crise política nacional se agrava a cada dia, levando consigo a crise econômica, e nós ainda não sabemos o desfecho disso.

Renovação – Renovação é avaliação crítica de resultado e correção, se necessário. Não é mera questão de idade. Renovação é não ter nenhuma postura estanque, num mundo dinâmico em constante mudança.

 

Página 2 da edição de hoje (22/03) da Folha
Página 2 da edição de hoje (22/03) da Folha

 

Publicado hoje (22/03) da Folha da Manhã

 

fb-share-icon0
20
Pin Share20

Este post tem 17 comentários

  1. Rodrigo

    O maneira como agiu no concurso da câmara diz muito sobre ele. Atropelou os aprovados e descumpriu (ainda descumpre) várias decisões judiciais q o obrigava a dar posse. Foi mandado à delegacia por desobediência, nomeou a aprovada mas não deu posse. Vários Mandados de Segurança sem cumprir, deu explicações e fez manobras esdrúxulas para não convocar ninguém. Tentou cancelar via judicial o concurso e não conseguiu, então o cancelou por conta própria via administrativa. Só dar uma passada na Terceira Promotoria de Tutela Coletiva e verá que a Promotora já está convencida de que ele cometeu improbidade administrativa.Sempre lembrando que ele recorreu a um habeas corpus para não ir coercitivamente pra delegacia, mas isso ainda pode acontecer até o fim do mandato, basta ir A Promotoria de Investigação Penal e verá que existem denuncias de crime de desobediência e ate prevaricação feita por uma Juiza. E aí, quem teria coragem de votar nele ????

  2. salvio

    Fico a pensar o que seria para esse senhor dialogar com os excluídos. Nunca o faz, sempre de maneira arbitrária impõe seu estilo de subserviência ao ditador chefe. Campos não precisa e nem merece esse tipo de pessoa governando. Que a cidade acorde e dê a eles o troco nas urnas em Outubro.

  3. Marcia Freitas

    Esse Edson Batista é uma figura, deveria pelo menos honrar seus cabelos brancos, uma vergonha tal declaração!!!

  4. Ferreira

    É um pau mandado, é um sujeito que se tivesse (trecho excluído pela moderação)

  5. CESAR

    Nova eleição este ano. Os leitores da cidade de Campos dos Goytacazes devem fazerem uma análise retrospectiva, na política da cidade, e vê como funcionou e está funcionando. Em outubro os eleitores irão da o troco nas urnas. Seria uma experiência, renovarmos os próximos vereadores(as).

  6. Savio

    Que papo mais (trecho excluído pela moderação)! Esteve e está o tempo todo à mercê do Secretário. Trancou pauta, obstruiu propostas, negou clareza, se prevaleceu da sua condição de presidente da Câmara.

    Podia levar o troféu do presidente da Câmara mais submisso da história política de Campos, e completamente omisso daquilo que deveriam ser as suas funções!

    Agora quer vir com este papo já desgastado e mau usado pela esquerda, com finalidade eleitoreira. Não adianta, não cola.

  7. paulo sergio de moraes

    ele está falando sobre a lua ou de campos! eu nunca vi uma entrevista tão surreal dos fatos quanto esta!

  8. Alexsandro

    (Trecho excluído pela moderação)

    Vejam que o cidadao em questao diz uma coisa, faz um discurso lindo… no entanto, suas ações sao totalmente diferentes do que diz !

    Citarei apenas dois exemplos de inumeros que a cidade viveu com esse (trecho excluído pela moderação) no comando e esses anos todos como pau mandado de primeira qualidade !

    O primeiro é o concurso da camara no quel seguiu o que o Garotinho mandou, deixando de dar posse aos concursados que passaram…

    E o segundo é o evento da ditadura na camara que aconteceu hoje dia 22/03 quando encerrou uma sessao que contrariava os interesses do patrao…

    É ISSO QUE O POVO QUER PRA SEUS QUADROS POLITICOS ?

    (Trecho excluído pela moderação)

    NINGUEM ACREDITA, ALGUNS VOTAM POR CONVENIENCIA…..

    OOOOOOOOOÔ (trecho excluído pela moderação)…. DEUS ME LIVRE !

  9. Amaro Jr

    Esse já era. Realmente, não vai governar porque será excluído.kkkkkk

  10. Amaro Jr

    Já na câmara municipal, trocando alguns e os outros,a próxima legislatura ficará excelente.kkkkkkkkk. 100% renovação!!!!

  11. Marcos Sabino

    Não confia nessa pessoa que só tem esse jeito de bonzinho, vocês se enganam porque querem e uma pessoa que não (trecho excluído pela moderação)
    Lógico que não, na campanha ele fala com todos ao seu redor, depois trata você como ninguém, nem um bom dia ele dar, passa pelas as pessoas que lhe ajudaram e tratam como nunca tinha visto, acorda Campos, não acredita em nada que essa pessoa fala, e um ATOR (trecho excluído pela moderação).

  12. andrezza

    os (trecho excluído pela moderação) também envelhecem… caraca… qur cidadão cara de pau, puxa saco e (trecho excluído pela moderação)!

  13. Luiz

    Eles pensa que o povo ta bobo esse era de garotinho chef de quadrilha esta chegando ao fim cuidado com avião preto vai três um pra leva (trecho excluído pela moderação) seus laranjas

  14. Enoque

    Não preciso falar muita coisa deste Senhor EDISON BATISTA, o povo campista já está vacinado.
    Só tenho a dizer uma coisa:
    Esse é mais um candidato de Garotinho que os Campistas não deve votar. Há mais Candidatos.
    Se você elege esse Candidato, você estará elegendo Garotinho de novo no poder da Prefeitura.
    E porque ele mesmo não se Candidata? Essa é a questão…porque ele sabe que não vai ganhar mais nada em Campos, da mesma forma que perdeu feio para Governador do Rio.
    Irmãos e amigos campistas, vamos aproveitar esta eleição e renovar nossos Gestores (Governantes), porque somente assim, será possível ver nossa cidade melhor e mais organizada.
    Porque do jeito que está, não dá mais!
    É só darmos uma olhada na Cidade…Veja o Camelos, até hoje não tem seu novo Camelódromo e está tudo abandonado ali no Centro, cercado com tapumes, sem a menor cerimônia.
    Várias Ruas estão cheias de buracos em toda cidade.
    Em frente a famosa Igreja Católica que fica logo atrás do novo Point da cidade, Shopping Boulevard, a ROSINHA e o GAROTINHO começaram uma obra na Rua, mas abandonaram faz quase 1 ano e os motoristas que precisam ir ao dito Shopping, precisam passar pela contramão, por aquela Rua ao Lado de um terreno que pertence a Igreja Católica, um absurdo sem tamanho.
    GAROTINHO e ROSINHA vem pegando empréstimos bilionários e ninguém sabe para onde foi a grana (para não dizer que todos sabem para onde foi).
    Os empréstimos irá comprometer os próximos Prefeitáveis em 30 anos.
    Então precisamos dar um basta na (trecho excluído pela moderação), na péssima Gestão dos ROSÁCEOS e partirmos para uma nova era, elegendo pessoas que querem nossa cidade cada vez melhor.
    Que DEUS possa abençoar nossa Campos.
    Abraços.

  15. JORGE DOS SANTOS

    Nada mais justo a Folha da Manhã oferecer a mesma oportunidade a este “ilustre” Edil, oportunidade esta oferecida aos outros pré-candidatos. Se aproveitassem este espaço para falar de culinária seria mais legal.

  16. Luiz Machado

    Estou despreocupado, esse cidadão não vai ser eleito talvez tenha os votos da familia.

  17. Leniéverson

    Edson Batista é (trecho excluído pela moderação) de primeira.

Deixe um comentário