Autofagia da oposição goitacá canibaliza suas chances no 2º turno

Ponto final

 

 

Festa carioca e autofagia goitacá

Quem saiu um pouco da cidade alguns dias para curtir as Olimpíadas no Rio, evento único para uma ou mais gerações, pôde comprovar duas características que parecem atávicas. A primeira, o talento do brasileiro, sobretudo do carioca, para promover eventos festivos. E, ao voltar à planície goitacá, o tropeçar na segunda: a vocação autofágica da oposição política de Campos.

 

Nildo agressivo

Na terça (16), em vídeo nas redes sociais, o candidato a prefeito Nildo Cardoso (DEM), líder da oposição na Câmara Municipal, questionou publicamente (aqui) seus adversários “que nunca administraram nada”. “Nem foi presidente de bloco de Boi Pintadinho, nem foi síndico de prédio e nunca tocou uma quitanda, com todo respeito ao dono de quitanda. E quer administrar uma cidade com todos os problemas que nós temos?”.

 

Matoso também

Coincidência ou não, foi na mesma terça que, em outro vídeo nas redes sociais, o também candidato a prefeito Rogério Matoso (PPL) alfinetou (aqui) num nível ainda mais pessoal: “Meu pai nunca foi prefeito da cidade. Meu avô nunca foi prefeito da cidade. Mas eles me ensinaram a ter dignidade, ter respeito pelas pessoas”.

 

Ressentimento

Desde que foram definidos em convenção os seis candidatos a prefeito de Campos, só duas pesquisas à sucessão de Rosinha Garotinho (PR) foram registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). E a Folha noticiou ambas, dos institutos Pro4 (aqui) e iNovo (aqui), com exclusividade. Uma liderada nas intenções de voto por Dr. Chicão (PR), outra por Rafel Diniz (PPS), com o pelotão da frente composto ainda por Caio Vianna (PDT) e Geraldo Pudim (PMDB), nas duas Nildo e Matoso foram os últimos colocados na corrida.

 

Chicão olha e ri

Nildo e Matoso, com suas críticas públicas a outros candidatos da oposição, pensam conseguir comer um pouco da gordura acumulada por estes, para se aproximarem do bloco da frente. Mesmo que consigam, podem descobrir tarde demais que o fizeram à custa da canilabização, ainda no primeiro turno, de qualquer possibilidade de sucesso da oposição no provável (e decisivo) segundo round eleitoral contra o governo. Chicão só observa e ri sozinho.

 

Publicado hoje (19) na Folha da Manhã

 

 

fb-share-icon0
20
Pin Share20

Este post tem 4 comentários

  1. Thiago

    Isso prova que esses candidatos que aparecem mal nas pesquisas estão querendo tirar voto de quem realmente tem chance de ganhar a eleição.
    Há duas oposições em Campos: uma que quer ganhar a eleição de forma digna e honrosa e que irá surpreender muita gente e a outra que quer ganhar a disputa a qualquer preço e para isso faz coisas que até Deus duvida.
    Esse candidato está no caminho certo e não deve se preocupar com franco atiradores desesperados. Não deve entrar nesse jogo sujo que pelo visto fez escola por aqui.

  2. Marcelo

    Com todo respeito ao blogueiro, (trecho excluído pela moderação) o leitor ser obrigado a recorrer ao dicionário, Google ou o que quer que seja para descobrir o significado da palavra que está no título de uma matéria.
    Sem dúvida o autor é um experiente jornalista com impecáveis qualidades, mas alguns títulos deixam muito a desejar. São complicados de se entender. Se o objetivo for ganhar a leitura pela curiosidade de saber o que se trata, talvez esteja no caminho certo, porque, caso seja pela busca da informação em si, muitos, acredito eu, nem conseguem entender do que se propõe a matéria.
    Na minha humilde opinião, o público alvo da referida matéria são intelectuais, pessoas com grande conhecimento da língua portuguesa, o que não é o meu caso, que tive, infelizmente, que recorrer ao Google para saber o que é Autofagia. Perguntei a minha mãe, meu avô e ao meu filho, ninguém soube.
    Dos males o menor, aprendi uma palavra nova e isso é muito legal, mas fica aqui uma crítica construtiva para os títulos (trecho excluído pela moderação)
    Abraços fraternos!

    1. Aluysio

      Caro Marcelo,

      Vc respondeu por mim. Se a palavra “autofagia”, usada para não repetir o sinônimo “canibalizar” tb empregado no reforço à ideia do título, serviu para vc consultar um dicionário e melhorar seu nível vocabular, confesso não ter sido o objetivo de quem escreveu. Todavia, já que com vc cumpriu função tão nobre, poderia indicar o mesmo hábito aos seus estimados mãe, avô e filho. Além, é claro, a todos os seus professores de língua portuguesa.

      Abç e grato pela chance da recomendação!

      Aluysio

  3. marcos andrade moreira

    Haaaa que nao sabe que a politica de campos e voltada para o umbigo dos politico e nao para os do eleitor.tudo e massageado pelo ego a ganancia o falso poder tanto a medriocre oposicao como a famegerada situacao.tomam os mandatos que sao nossos para si e. teus grupos sem o menor pudor.Vamos ver que realmente vai ser votafo pelo eleitor e quem vai ser mais votado pelo poder do dinheiro.So sei que devido a necessidade individual todos nis inclusive eles os maus politicos estamos se tornando refens

Deixe um comentário