Anunciar um novo blog, hospedado na Folha Online, feito por alguém que escreve como colaborador da Folha da Manhã desde o nascimento do jornal, em 1978, é missão inglória, pela impossibilidade de paridade. Tanto pior se o antigo colaborador e novo blogueiro, nos 38 anos de espaço entre as duas lidas, acabou assumindo neste interregno o papel de raro mestre vivo na formação intelectual errática e autodidata de quem escreve sobre ele.
Bem, o fato é que o professor, historiador, ambientalista, escritor e crítico de cinema Aristides Soffiati faz na próxima quarta-feira, dia 31, sua estreia oficial como novo blogueiro da Folha Online. Pensar nas contribuições ao pensar virtual da cidade, a partir daquele que considero seu maior intelectual vivo, é se espraiar por um horizonte amplo de planície. Nas suas próprias palavras, o que é e será Soffiati, meu capitão, em “Outras Palavras”:
Escrevo na Folha da Manhã desde seu primeiro número, em 1978. Atualmente, publico um artigo a cada domingo e um na última sexta-feira de cada mês. Fora eventuais críticas de cinema às terças-feiras.
Como disponho de mais tempo hoje, escrevo constantemente sobre assuntos os mais diversos, como problemas regionais, problemas ambientais, ciências, política e cultura. Esses escritos são mais longos que os jornalísticos e ilustrados. Não são artigos para jornal impresso, mas também não são artigos acadêmicos, que, atualmente, só escrevo quando convidado.
Decidi desenvolver cada vez mais uma linguagem acessível ao público leigo, ao mesmo tempo jornalística e pedagógica. Comecei minha vida de colaborador escrevendo em jornal de papel. Hoje, estamos na época da informática. Quero me voltar para esta nova mídia. Assim, nada mais natural que eu tenha um blog. Pela minha história com a Folha, nada mais natural que ele esteja hospedado neste jornal que me acolheu desde seu primeiro número.
Por enquanto, colaboro eventualmente com jornais eletrônicos. Com este blog, concentrarei toda a minha produção nele.