Metade dos brasileiros acha o governo Bolsonaro ruim ou péssimo

 

(Foto: Evaristo Sá/AFP)

 

Metade do povo brasileiro, exatos 50%, considera o governo Jair Bolsonaro (sem partido) ruim ou péssimo. A avaliação negativa chega a 66% sobre o jeito do presidente governar. E sobe ainda para os 68% da população que declararam não confiar em Bolsonaro. Os dados são da pesquisa do instituto Ipec, divulgados hoje em toda a mídia nacional. A consulta foi feita de 17 a 21 de junho, ouvindo 2.002 pessoas em 141 municípios, com margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Bolsonaro ainda mantém 23% de brasileiros que consideram seu governo bom ou ótimo, enquanto 26% acham regular. Já os que aprovam o jeito do capitão de governar são 30%, com 4% que não souberam ou quiseram responder. Os que confiam no presidente são 30%, com 2% que não sabem ou quiseram opinar.

Em todos as avaliações, Bolsonaro apareceu com queda acentuada de popularidade. Na pesquisa anterior do Ipec, feita e divulgada em fevereiro, o presidente tinha 39% de ruim ou péssimo — índice negativo que cresceu significativos 11 pontos nos últimos quatros meses. Os que desaprovavam sua maneira de governar eram 58% em fevereiro, registrando agora o crescimento de oito pontos. Já os que confiavam no capitão eram 61%, subindo 7 pontos até este mês de junho.

Nos pouco mais de 15 meses que separam o eleitor das urnas presidenciais de outubro de 2022, muita coisa pode mudar. E, apesar do sangramento da sua popularidade, apontado em todas as pesquisas, Bolsonaro mantém uma base cristalizada que hoje o levaria ao segundo turno. Provavelmente com o ex-presidente Lula (PT), diante dos índices de intenção de voto abaixo dos dois dígitos dos demais presidenciáveis. Mas, com seu atual nível elevado de desaprovação, o presidente teria dificuldades para se manter pelo voto no Palácio do Planalto.

 

fb-share-icon0
Tweet 20
Pin Share20

Este post tem 4 comentários

  1. Sandra

    Não é o que as manifestações populares têm mostrado! Pesquisa? Sei! Bolsonaro cresce cada vez mais! Quanto mais a mídia bate, mais aumenta a aprovação do Presidente Bolsonaro!

  2. Ulysses Cardoso Rangel

    Isso é negacionismo!
    Não enxergar a popularidade do Presidente Jair Bolsonaro. Se ainda tem gente, que não entende, que popularidade, é voto, que garante sua reeleição em 2022…

Deixe um comentário