Opiniões

Marcelo Lessa: Covid descartada e transferência de UTIs

 

Promotor Marcelo Lessa (Foto: Valimir Oliveira/Folha da Manhã)

 

Após quatro testes PCR negativos, foi descartado o diagnóstico de Covid-19 do promotor de Justiça Marcelo Lessa Bastos, internado na UTI do Hospital Dr. Beda desde a madrugada de quinta (5). Ainda na tarde desta sexta (6), ele será transferido da UTI do hospital reservada aos pacientes de Covid, para outra, destinada aos enfermos de outras doenças.

Segundo informou ao blog a esposa do promotor, Viviane, o mais provável é que ele tenha uma doença pulmonar de base. Ainda sem diagnóstico fechado, a suspeita é de tromboembolia pulmonar. O fato é que seu quadro ainda é considerado muito grave. Marcelo sofre também de arritmia cardíaca, doença que mantinha controlada. Ele não fuma ou bebe e tinha tomado a primeira dose de vacina contra Covid. Tomaria a segunda na próxima semana.

Sem nenhum sintoma prévio de Covid, Marcelo começou a passar mal durante uma aula online na noite de quarta (4), de 21h às 23h, que insistiu para concluir. Daí sua esposa fez a medição com oxímetro da saturação de oxigênio em seu sangue. A internação, para receber suporte de oxigenação, é recomendada com 95%, e a dele estava em 72%. Ele deu entrada no Beda por volta da 0h de quinta. E após uma tomografia constatar comprometimento dos seus pulmões entre 85% e 90%, passou à UTI Covid por volta das 3h da manhã. Às 4h, chegou a ter uma parada cardíaca, mais foi reanimado pela equipe médica.

Viviane se disse emocionada com as várias manifestações de preocupação, carinho e solidariedade da sociedade para com seu marido. Ela deu seu testemunho da missa na manhã de hoje, realizada na Catedral de Campos pelo bispo diocesano Dom Roberto Ferrería Paz. Tradicionalmente celebrada pela data dedicada ao Santíssimo Salvador, padroeiro da cidade, Dom Roberto a rezou também pela recuperação de Marcelo:

— Estava lá atrás, incógnita, com a Catedral cheia pela missa do padroeiro de Campos. E, na sua homilia, Dom Roberto também disse que a missa era também em intenção da recuperação de Marcelo. Por tudo que ele fez em sua luta como promotor pela sociedade, em especial no combate à Covid. Dom Roberto disse ter muita fé em Deus de que Marcelo vai se curar. E essa é a fé que eu e meus filhos também temos, agora mais aliviados após o diagnóstico de Covid ter sido descartado.

Ontem o Hospital Dr. Beda emitiu nota sobre o estado de saúde de Marcelo, em que informou:

— O hospital Geral Dr. Beda informa que o paciente Marcelo Lessa Bastos permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva deste hospital, aos cuidados do Dr. Marcelo D’avila. O paciente Marcelo Lessa Bastos, encontra-se em estado grave, intubado, em ventilação mecânica (respirando por aparelhos), com parâmetros ventilatórios altos. Está sedado, bloqueado (com medicação para dormir e bloquear os músculos), necessitando de aminas vasoativas (medicações para aumentar a pressão) em doses elevadas. Foi necessário ficar em posição prona. Apresenta piora da função renal.

 

fb-share-icon0
20
Pin Share20

Este post tem 3 comentários

Deixe uma resposta

Fechar Menu