A partir das 7h da manhã desta segunda (16), quem abre a semana do Folha no Ar, na Folha FM 98,3, é Diva Abreu Barbosa. Hoje mais conhecida como diretora-presidente do Grupo Folha, falará mais como professora de História e ex-chefe do departamento de Cultura de Campos no governo Zezé Barbosa, na segunda metade dos anos 1980, quando foi a criadora do prêmio Alberto Lamego, maior honraria da cultura goitacá, que ela receberá.
Diva contará a história do prêmio Alberto Lamego e das pazes que sua criação celebrou entre o maior romancista de Campos, José Cândido de Carvalho (1914/1989), com a sua cidade. Falará também sobre as Semanas Universitárias de Arte e Cultura (Suacs) que ele promoveu como professora da Faculdade de Filosofia de Campos (Fafic) nos anos 1970, o prêmio carnavalesco Felizminda Minha Nega e a inauguração do Parque Alberto Sampaio em maio de 1988, sob sua gestão da Cultura no governo Zezé.
Por fim, Diva falará também dos demais homenageados com o Alberto Lamego: o professor, jornalista e advogado Fernando da Silveira; e, já falecidos, o ator Yve Carvalho e o cantor e compositor Dom Américo. Quem quiser participar ao vivo do Folha no Ar desta segunda pode fazê-lo com comentários em tempo real, no streaming do programa. Seu link será disponibilizado alguns minutos antes do início, na página da Folha FM 98,3 no Facebook.
Uma homenagem mas que justa a essa diretora e jornalista Diva Abreu Barbosa e os demais citados.