A popularidade do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) continua a sangrar. Pela primeira vez, desde que assumiu o comando do país em 1º de janeiro de 2019, a aprovação à sua gestão baixou a casa dos 20%. Hoje, apenas 19% dos brasileiros consideram o governo Bolsonaro ótimo ou bom. Foi o que mostrou a pesquisa Atlas, feita entre 23 e 26 de novembro, ouvindo online 4.921 eleitores, com margem de erro de um ponto percentual para mais ou menos.
Pelo mesmo instituto, os brasileiros que consideravam a administração Bolsonaro boa ou ótima eram 31% há um ano, em novembro de 2020. Em janeiro de 2019, quando assumiu a presidência da República, o capitão tinha 39% do bom ou ótimo. Hoje, 60% da população consideram seu governo ruim ou péssimo, enquanto outros 20% o acham regular.
LULA E BOLSONARO
A pesquisa Atlas não colheu intenções de voto a presidente para 2022. Mas fez outras interessantes perguntas sobre alguns dos seus principais pré-candidatos. Líder isolado em todas as pesquisas presidenciais, Lula (PT) tem imagem positiva para 48% da população, negativa para 49%, com 3% que não souberam responder.
Bolsonaro, por sua vez, tem imagem positiva para 32% da população (17 pontos a menos que Lula), negativa para proibitivos 65%, com também só 3% que não souberam responder. Em outras palavras, sobre Lula ou Bolsonaro, há muito pouca dúvida na população.
Na série Atlas, a imagem de Bolsonaro já foi positiva para 47% dos brasileiros em maio de 2019, caindo relevantes 15 pontos de lá para cá. Por outro lado, a imagem de Lula já foi negativa para 63% do eleitorado, em julho de 2020, melhorando 14 pontos de lá para cá. O que Bolsonaro perdeu é quase o mesmo que Lula se recuperou em sua imagem popular.
PRISÃO DE LULA?
Outras perguntas específicas da pesquisa Atlas revelam que o Brasil está literalmente dividido quanto a Lula: 45% da população são a favor da sua prisão, enquanto iguais 45% são contra, com 10% que não souberam responder.
IMPEACHMENT DE BOLSONARO?
É o mesmo eleitorado nacional que hoje formou maioria contra Bolsonaro: 56% dos brasileiros são hoje favoráveis ao seu impeachment, com ainda relevantes 39% contrários e apenas 5% que não souberam responder.
TERCEIRA VIA: MORO E CIRO
Na disputa do terceiro lugar, e de opção mais da terceira via entre Lula e Bolsonaro, o ex-juiz federal Sergio Moro (Podemos) apareceu na Atlas com imagem positiva para 30% da população, negativa para 55% (7 pontos a mais que Lula), com 15% que não souberam responder.
Já Ciro Gomes (PDT) tem imagem positiva para 30%, negativa para 48% (quase o mesmo de Lula), com 22% que não souberam responder. Respectivamente terceiro e quarto colocados, mas em empate técnico, em todas as pesquisas, Moro e Ciro têm mais dúvidas no eleitor a explorar na campanha.
Pra quem a imprensa escreve hoje?
Caro Neilton I Barreto,
Pelo seu comentário, aos bolsonaristas ressentidos com a realidade?
Grato pela chance da indagação!
Aluysio