OAB eleita avalia 1º ano de Wladimir e eleições de 2022

 

Filipe Estefan, Carlos Alexandre de Azevedo Campos, Wladimir Garotinho, Cláudio Castro, Lula, Jair Bolsonaro e Sergio Moro (Montagem: Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)

 

 

OAB eleita avalia 1º ano de Wladimir

Fruto de dois processos eleitorais recentes que movimentaram a cidade, em novembro de 2020 e de 2021, como o governo Wladimir Garotinho (PSD) tem seu primeiro ano avaliado pela nova presidência da OAB-Campos? “Daria uma nota entre 7 e 8, talvez um 7. Ele chegou no meio da pandemia, entrou com uma equipe enxuta, avançou bem na Saúde Pública”, analisou Filipe Estefan, presidente eleito da OAB. “Daria um 7,5. Há empenho para melhorar a estrutura de Saúde da cidade”, endossou Carlos Alexandre de Azevedo Campos, vice eleito da OAB. Os dois foram entrevistados da manhã de ontem (13) no programa Folha no Ar, da Folha FM 98,3.

 

Nota 7

Para Estefan, o governo Wladimir avançou na Saúde, “não só no controle da pandemia, nos mutirões, mas na parceria com os (hospitais conveniados) filantrópicos. Eu fui advogado e diretor jurídico da Fundação Benedito Pereira Nunes (mantenedora da Faculdade de Medicina de Campos e do Hospital Escola Álvaro Alvim). Vejo avanço na recuperação de estradas vicinais, de escolas, de UBS, na limpeza pública. O Caged aponta um saldo positivo na geração de empregos. Colocou em dia o pagamento do servidor, o que é importante para a economia do município. Por isso dou nota 7 ao primeiro ano, mas tem muitos desafios pela frente”.

 

Nota 7,5

“A boa relação com os hospitais contratualizados é fundamental, como foi no enfretamento da pandemia, com decretos bem articulados, uma leitura técnica boa do fluxo de internações. E só não dou uma nota mais alta por conta de três pontos. Nas ruas da cidade, tem que haver uma melhora na questão dos buracos. Também acho que deveria haver uma ação social mais ativa nos moradores de rua. E o ponto mais negativo é o modo pouco democrático em que governo e presidência da Câmara têm atuado para calar a oposição. A tentativa de mudança à fórceps do Código Tributário é um pouco isso”, ressalvou Carlos Alexandre.

 

“Projeção muito boa a Castro”

Eleitos no pleito de uma categoria bastante politizada, na projeção das urnas ao Palácio Guanabara em 2022, os dois advogados apostaram na manutenção do seu atual ocupante. “O cenário seria o Cláudio Castro (PL), o (Marcelo) Freixo (PSB), talvez o (Hamilton) Mourão (PRTB), mas acho que ainda tem que haver algumas composições, que devem começar com força após o carnaval. Vejo uma projeção muito boa para o Cláudio Castro. Tem feito uma gestão bem serena, bem segura; soube organizar, soube compor, soube dialogar.  Acho que ele sai com uma vantagem, com a máquina, inclusive, e está sabendo usar”, avaliou Estefan.

 

“Tendência é Castro crescer”

“Acho que, na reta final para governador, a tendência é o Cláudio Castro crescer. A máquina do governo está funcionando, são muitos municípios sendo abastecidos com recursos estaduais. O plano de recuperação fiscal do estado ajuda isso, o Cláudio Castro é um aliado de Bolsonaro e a União não vai retroceder. O governador vai continuar com orçamento disponível para fazer a política dele e, com isso, adquirir apoio das prefeituras. E, consequentemente, com a devida propaganda, a gente fica sabendo nos nossos municípios o quanto que o governo estadual tem feito”, lembrou Carlos Alexandre.

 

Sem favorito a presidente?

O presidente e o vice eleitos da OAB também opinaram sobre a eleição a presidente da República. Nenhum deles questionou o fato das pesquisas registrarem o ex-presidente Lula na liderança isolada, seguido do presidente Jair Bolsonaro (PL) e do seu ex-ministro da Justiça Sergio Moro (Podemos) também isolados, respectivamente, na segunda e terceira posições. “Ainda é cedo, em que pese a maioria dos institutos indicarem o Lula, alguns até em primeiro turno. Não duvido de pesquisas, mas política é igual a nuvem, tem mudanças. Havendo um segundo turno, será uma disputa interessante. E aí não aponto favoritos”, frisou Filipe.

 

Lula x Bolsonaro x Moro

“É meu desejo que, se houver segundo turno, será Lula e Moro. E não descarto o crescimento do Moro a ponto de tirar Bolsonaro do segundo turno. Principalmente se os bolsonaristas mais fanáticos, que são muito antiLula, são muito antiPT, perceberem que Bolsonaro não tem a mínima condição de ganhar de Lula no segundo turno, mas que Moro tem condição, e mudarem o voto. Não consigo imaginar que essas pesquisas estejam mentindo, tamanha a diferença. Em 2018, nunca vi uma pesquisa sequer dando a vitória de (Fernando) Haddad (PT). É uma realidade: a reação ao péssimo governo de Bolsonaro”, interpretou Carlos Alexandre.

 

Prerrogativa do advogado

Além de analisarem um ex-juiz como Moro na disputa presidencial, os dirigentes da OAB assumiram como principal compromisso a defesa da prerrogativa dos advogados na relação com os juízes, além de serventuários e delegados. “Nós enfrentamos no passado essa questão com muito êxito. Quando um profissional é desrespeitado, magoa, ofende, limita a profissão, e não é justo. O primeiro passo sempre será o diálogo”, pontuou Estefan. “A gente não tem como prometer e alcançar volume zero de violação de prerrogativa. O que não se pode suportar são violações sistêmicas; isso é intolerável”, sentenciou Carlos Alexandre.

 

Publicado hoje da Folha da Manhã.

 

fb-share-icon0
20
Pin Share20

Este post tem um comentário

  1. LUIZ FERNANDO FRANÇA VIANNA

    FELIPE ESTEFAN E CARLOS ALEXANDRE ,PARABÉNS ! PELA BELA MENSAGEM DE VOSSAS EXCELêNCIAS. TORÇO PEL SUCESSO DE VOCÊS E TENHO A DIZZER A VOCÊS COM ALEGRIA QUE FUI AMIGO DE SEUS PAIS, RICARDO CAMPOS FUI LOBINHO COM ELE E ESTEFAN FUI AMIGO E ADMIRADOR DELES – TORCI MUITO POR VOCÊS , POIS NÃO PUDE VOTAR .
    POIS HOJE ENCONTROME DOENTE NO IMTESTINO E NO PULMÃO , VIBREI CARLOS ALEXANDRE QUANDO VOCÊ FOI CONVIDADO PARA IR PARA O STF E VOCÊ MEU PRESIDENTE SINTO SAUDADES DE SUA PRESENÇA AMIGA NO NOSSO FORUM ONDE NA SUA 1ª VEZ PRESIDENTE BRINCAVA E GOSTARIA DE CHAMA=LO NOVAMENTE “PRESIDENTE”” QUE JESUS CRISTO LHE DE MUITA LUZ E OS PROTEJA. LUIZ FERNANDO FRANÇA VIANNA..

Deixe um comentário