Genial/Quaest: Lula no 1º ou 2º turno, sem reação de Bolsonaro

(Montagem: Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)

Com a mesma metodologia da Datafolha, que amanhã traz nova pesquisa presidencial, a Genial/Quaest divulgou hoje a sua, a exatos 46 dias das urnas de 2 de outubro. Feita de quinta (11) a domingo (14), depois que o novo Auxílio Brasil de R$ 600,00 começou a ser pago no dia 9, não mostrou alteração nessa faixa favorável ao presidente Jair Bolsonaro (PL). O ex-presidente Lula continua na liderança isolada da corrida. Ele subiu um ponto na consulta estimulada ao 1º turno, passando de 44% a 45% das intenções de voto, entre as Genial/Quaest de 3 de agosto e a de hoje. Veio seguido por Bolsonaro, que também subiu um ponto, passando de 32% a 33%. Com os 6% do ex-ministro Ciro Gomes (PDT), os 3% da senadora Simone Tebet (MDB) e 1% de todos os demais presidenciáveis juntos, a nova pesquisa dá a possibilidade de o petista fechar a eleição ainda em turno único (45% contra 43% somados de todos os outros), dentro da margem de erro de 2 pontos para mais ou menos.

 

(Infográfico: Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)

 

Na projeção de segundo turno, marcado para 30 de outubro, Lula bateria Bolsonaro por 51% a 38% na nova Genial/Quaest. O petista manteve suas intenções de voto, enquanto o capitão cresceu um ponto, dentro da margem de erro. Índice negativo considerado fundamental à definição do 2º turno, Bolsonaro segue liderando a rejeição. Nos últimos 14 dias, se manteve com 55% dos brasileiros que não votam nele de maneira nenhuma. Como Lula também manteve os mesmos 44% de rejeição. Quando a pergunta da pesquisa foi “o que você tem mais medo?”, as rejeições a Bolsonaro e Lula aparecem mais próximas. São 45% dos brasileiros que responderam ter mais medo da continuidade do capitão, enquanto 40% têm mais medo da volta do PT ao poder. Em todo o mundo, 35% é considerado o limite prudencial para um candidato vencer uma eleição em dois turnos.

 

(Infográfico: Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)

 

Depois que duas pesquisas Genial/Quaest da semana passada, no estado de São Paulo na quinta, e na sexta (12) no estado de Minas Gerais, anunciarem uma aparente reação de Bolsonaro entre os eleitores na expectativa de receberem o novo Auxílio Brasil, isso não se confirmou na Genial/Quaest nacional de hoje, feita integralmente após o início do pagamento do benefício, no último dia 9. A avaliação do governo Bolsonaro permaneceu negativa nos últimos 14 dias para 39% dos brasileiros que recebem o Auxílio Brasil, passou de 31% a 34% que acham regular e caiu de 28% para 24% que acham positiva. Até aqui, o resultado eleitoral para o governo foi ainda pior: Lula cresceu fora da margem de erro, de 52% a 57% nas intenções de voto dos que recebem o Auxílio Brasil, enquanto Bolsonaro caiu de 29% a 27%.

 

(Infográfico: Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)

 

William Passos, geógrafo com especialização doutoral em estatística pelo IBGE

— Com entrevistas presenciais, mesma metodologia usada pelo Datafolha, a Genial/Quaest mantém os mesmos resultados da pesquisa divulgada em 3 de agosto. A exatos 46 dias das eleições em 1º turno, no dia 2 de outubro, Lula e Bolsonaro oscilaram 1 ponto percentual para cima, dentro da margem de erro de 2 pontos. Com isso, o ex-presidente aparece agora com 45% das intenções de voto na pesquisa estimulada, quando os nomes dos demais candidatos são apresentados, contra 33% do atual presidente. Os outros candidatos somados atingem 10 pontos, o que poderia, a exemplo da pesquisa de 14 dias atrás, indicar vitória de Lula ainda no 1º turno, porém dentro da margem de erro, já que o ex-presidente poderia somar 51% dos votos válidos. Para 65% dos eleitores, a decisão do voto é definitiva. Parte da ampliação da vantagem de Lula é explicada pelo aumento da intenção de voto entre aqueles que recebem Auxílio Brasil. Em apenas duas semanas, a intenção de voto do ex-presidente nesta camada da população subiu acima da margem de erro, de 52% para 57%, enquanto a do atual mandatário da República caiu de 29% para 27%. Num eventual e provável segundo turno, a pesquisa da Genial/Quaest mantém, dentro da margem de erro, os mesmos números da pesquisa anterior, desta vez com Lula vencendo Bolsonaro por 51% a 38% — analisou William Passos, geógrafo com especialização doutoral em Estatísticas do Setor Público, da População e do Território na Escola Nacional de Ciências Estatísticas (Ence) do IBGE.

 

fb-share-icon0
Tweet 20
Pin Share20

Deixe um comentário