BTG/FSB: vantagem de Lula a Bolsonaro cai para 6 pontos

 

(Montagem: Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)

O Brasil pode não estar vivendo uma onda bolsonarista, como afirmou no final de semana Andrei Roman, CEO do AtlasIntel, instituto que mais acertou resultados nas eleições presidenciais dos EUA em 2020, mas o presidente Jair Bolsonaro (PL) segue diminuindo sua diferença nas intenções de voto para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Após a Datafolha de sexta, primeira feita após o 7 de setembro, a pesquisa semanal BTG/FSB confirmou hoje, a exatos 20 dias da urna de 2 de outubro, essa tendência. Os 8 pontos (Lula 42% x 34% Bolsonaro) que separavam os dois na consulta estimulada ao 1º turno, sete dias atrás, são agora 6 pontos: 41% para o petista, contra 35% do capitão. Na projeção do 2º turno de 30 de outubro, no entanto, a distância se manteve nos mesmos 13 pontos da semana passada: Lula caiu de 53% aos atuais 51% das intenções de voto, contra um Bolsonaro que também caiu, de 40% aos 38% de hoje. A nova BTG/FSB foi feita entre quinta (9) a domingo, com margem de erro de 2 pontos para mais ou menos.

 

(Infográfico: Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)

 

PÓS 7 DE SETEMBRO, 2º TURNO E REJEIÇÃO – O crescimento lento e gradual, mas consistente de Bolsonaro nas pesquisas, passou a ser registrado no final de julho e ganhou novo impulso na sua polêmica captura das comemorações dos 200 anos da Independência do Brasil, no 7 de setembro da última quarta. Na BTG/FSB de hoje, também cresceram dentro da margem de erro o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), de 8% a 9% das intenções de voto na consulta estimulada ao 1º turno; e a senadora Simone Tebet (MDB), de 6% aos 7% de hoje. Índice considerado fundamental à definição do 2º turno, a rejeição continua sendo o maior problema do atual presidente. Que cresceu, na última semana, de 55% aos atuais 56% de brasileiros que não votariam nele de maneira nenhuma. Lula também cresceu 1 ponto no índice negativo entre 5 e 12 de setembro, passando de 46% a 47% de rejeição.

 

(Infográfico: Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)

 

VOTO CONSOLIDADO – Com 81% dos brasileiros com seu voto a presidente já definido, número que chega a 86% entre os eleitores de Lula e a 89%, entre os eleitores de Bolsonaro, há muito pouco espaço para mudanças do quadro eleitoral. Mas, com o capitão sempre crescendo, a cada nova pesquisa, quase sempre dentro da margem de erro, a pergunta que fica é: qual é o seu teto? Na série de 13 pesquisas da BTG/FSB, Lula bateu no seu desde março, quando registrou 43% das intenções de voto na consulta estimulada ao 1º turno, variando sempre, de lá para cá, entre 41% e 46%.

 

(Infográfico: Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)

 

VOTO EVANGÉLICO – No pouco espaço que ainda resta, Bolsonaro continua crescendo em algumas fatias, como o eleitor evangélico, na qual batia Lula por 47% a 30% (17 pontos) na BTG/FSB de 5 de setembro. E agora o faz por 51% a 26% — ou 25 pontos de vantagem, 8 pontos a mais em apenas uma semana.

 

(Infográfico: Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)

 

William Passos, geógrafo com especialização doutoral em Estatística no IBGE

ANÁLISE DO ESPECIALISTA – “Tanto no cenário estimulado quanto no espontâneo, os dois candidatos, quando oscilaram, o fizeram dentro da margem de erro de 2 pontos para mais ou para menos. Destaca-se que, nas duas simulações, desde o início dos levantamentos do Instituto FSB Pesquisa, no final de março, Lula e Bolsonaro, com poucas interrupções, variaram sempre dentro da margem de erro. Na pesquisa divulgada em 21 de março, Lula aparecia com 43% e Bolsonaro com 29% das intenções de voto no cenário estimulado e com, respectivamente, 38% e 27% na simulação espontânea. No levantamento divulgado hoje, o ex-presidente apresenta 41% e o atual alcança 35% das intenções na pesquisa estimulada e, respectivamente, 39% e 33% na espontânea”, destacou William Passos, geógrafo com especialização doutoral em Estatística do Setor Público, da População e do Território na Escola Nacional de Ciências Estatísticas (Ence) do IBGE.

 

fb-share-icon0
Tweet 20
Pin Share20

Deixe um comentário