Como Carla Caputi (União) em São João da Barra (confira aqui) e Wladimir Garotinho (PP) em Campos (confira aqui), a prefeita de Cardoso Moreira, Geane Vincler (União), é favorita à reeleição nas urnas de 6 de outubro, daqui a 3 meses e 9 dias. Pesquisa Prefab Future registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o nº RJ-02842/2024, feita em 21 de junho, com 600 eleitores e margem de erro de 4 pontos para mais ou menos, deu a Geane 62,2% de intenção de voto na consulta estimulada — com apresentação dos nomes dos prefeitáveis. Ela foi seguida de longe por Renatinho Medeiros (Republicanos), com 17,3%; e por Neto Sardinha (PL), com 9,3%.
Liderança da estimulada à espontêa — Na consulta espontânea, onde o eleitor fala da própria cabeça em quem votará, Geane também liderou com 61,5% de intenção de voto, apenas 0,7 ponto abaixo da estimulada. O que indica como essa maioria está cristalizada. Na espontânea, Renatinho teve 14,8% de intenção de voto consolidada e Neto, 7,3%. Os três pré-candidatos variam dentro da margem de erro da pesquisa entre as duas formas de consulta, o que indica pouco espaço para mudança.
Aprovação de governo intenção de voto — A ampla vantagem da prefeita de Cardoso nas intenções de voto, assim como ocorre com Caputi e Wladimir, deriva da grande aprovação popular ao seu governo. À pergunta “Você aprova a gestão de Geane Vincler?”, 73,2% responderam que “sim”, contra apenas 14,3% que disseram “não”, enquanto outros 12,5% não souberam avaliar.
Rejeição — Além da alta aprovação, Geane tem a menor rejeição. O que é incomum a candidatos desgastados pelo primeiro mandato. À pergunta “Se fossem estes os candidatos, em quem você NUNCA votaria para prefeito de Cardoso Moreira?”, Renatinho liderou com 27,3%. Ele foi seguido por Neto, com 21,5%, e pela atual prefeita, com apenas 9,6% no índice negativo. Outros 31,8% não rejeitaram nenhum dos três, enquanto 9,8% não souberam opinar.
Análise do especialista — “A pesquisa apresenta alta qualidade técnica, com amostragem, estratificação e margem de erro confiáveis. Em síntese, a Prefab Future aponta grande aprovação ao governo da prefeita Geane Vincler, combinada à alta intenção de voto e baixa rejeição. Tanto no voto espontâneo quanto no induzido, a intenção da atual prefeita apresenta igualdade estatística, respectivamente, 61,5% e 62,2% dentro de uma margem de erro de 4 pontos. Quanto à rejeição, outro importante indicador de predição do resultado eleitoral, a prefeita registra 9,6% de eleitores entrevistados que manifestaram não votar nela de jeito nenhum, contra 21,5% de Neto Sardinha e 27,3% de Renatinho Medeiros”, elencou William Passos, geógrafo com especialização doutoral em estatística pelo IBGE.