Esperada ontem (25), como registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob a inscrição RJ-07597/2024, a pesquisa Real Time Big Data sobre a eleição a prefeito de Campos não será mais divulgada. A direção do jornal carioca O Dia, que encomendou a pesquisa, teria pedido um levantamento presencial, mas ele teria sido feito por telefone. No entanto, no registro da pesquisa no TSE, consta sobre sua metodologia:
— Pesquisa quantitativa, que consiste na realização de entrevistas pessoais, com a aplicação de questionário estruturado junto a uma amostra representativa do eleitorado em estudo (…) O nível de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada considerando um modelo de amostragem aleatório simples, é de aproximadamente 3 (três) pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.
Quem primeiro anunciou, na segunda (22), a expectativa da pesquisa Big Data sobre Campos para ontem, foi (confira aqui) o blog do jornalista Arnaldo Neto. Na quarta (24), véspera da divulgação prevista no TSE, a coluna Ponto Final e este blog anunciaram (confira aqui) as principais respostas que eram esperadas com a pesquisa registrada em julho a prefeito de Campos:
— Amanhã (ontem) está registrada no TSE a divulgação de pesquisa Real Time Big Data à eleição a prefeito de Campos, contratada pelo jornal carioca O Dia. Será a primeira registrada na cidade desde que a Prefab Future, de 26 de maio, deu (confira aqui) liderança folgada a Wladimir Garotinho (PP), com 53,7% de intenção de voto na consulta estimulada — lembrou a nota. Que indagou:
— Além de saber se o prefeito mantém a possibilidade de fechar a fatura no 1º turno, a pesquisa de amanhã (ontem) responderá a outra importante pergunta: para onde foram os 18,7% de intenção de voto da deputada estadual e ex-prefeitável Carla Machado (PT), registrados na Pesquisa Prefab de 26 de maio?
Embora pesquisas não registradas, feitas internamente nos grupos dos Garotinhos e dos Bacellar, indiquem a pulverização dessas intenções de Carla, só um levantamento registrado no TSE poderá responder. Até lá, continuarão as especulações, com cada prefeitável querendo puxar à sua própria brasa a sardinha dos votos em Campos da ex-prefeita de São João da Barra.