Governos bem avaliados são favoritos à reeleição. Universal, a regra vale aos municípios do Norte Fluminense às eleições a prefeito de 6 de outubro, daqui a 48 dias. Pesquisa do instituto Paraná, feita entre 15 e 18 de agosto, com 680 eleitores e sob o registro RJ-05616/2024 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), deu ao prefeito de Macaé, Welberth Rezende (Cidadania), 70,3% de intenções de voto na consulta estimulada. Na margem de erro de 3,8 pontos para mais ou menos, é o mesmo número da sua aprovação de governo: bom (39,3%) ou ótimo (33,2%) para 72,5% da população macaense.
ESTIMULADA — Na consulta estimulada (com a apresentação dos nomes dos candidatos), os 70,3% de intenção de voto do prefeito Welberth são seguidos de longe pelo ex-prefeito Dr. Aluízio Júnior (PDT), com 10,7%; Danilo Funke (PSB), com 2,9%; Fábio Pereira Passos (Avante), com 1,8%; e Felício Laterça (PP), com 0,7%. Não souberam ou quiseram responder 6,8%, enquanto outros 6,8% disseram que votarão branco, nulo ou em nenhum.
APROVAÇÃO DE GOVERNO — Quanto à aprovação da administração Welberth, além dos 33,9% que a consideram ótima, boa para 39,3%, regular para 18,2%, ruim para 3,8% e péssima para 3,5%, enquanto 1,9% não souberam ou não opinaram. Em outra métrica, quando o eleitor é perguntado apenas se aprova ou desaprova o governo municipal de Macaé, 85% disseram aprovar e 12,1% desaprovar, com 2,9% que não souberam responder ou opinar.
CONSULTA ESPONTÂNEA — Apesar da grande vantagem do prefeito à reeleição, a consulta espontânea (onde o eleitor fala em quem vai votar da própria cabeça) mostra uma eleição matematicamente ainda aberta. Se a liderança de Welberth na corrida aparece com 43,2% de intenção de voto cristalizada, seguido dos 2,1% de Dr. Aluízio, 0,7% de Funke e 0,3% de Fábio, com 0,9% que citaram outros nomes, a maioria de 46,6% ainda não souberam ou não responderam, com 6,6% de ninguém/branco/nulo.
REJEIÇÃO — Todavia, para avançar sobre esses eleitores ainda indecisos, a rejeição mostra outra dado favorável a Welberth e incomum ao desgaste natural de quem está no poder. O mais rejeitado é Dr. Aluízio, com 41,5%. Ele veio seguido por Funke, com 22,8%; Laterça, com 16,8%; Fábio, com 14,3% e Welberth, com apenas 8,1% de rejeição. Não souberam ou não responderam em quem não votariam 17,5%, enquanto outros 7,4% poderiam votar em todos.
ANÁLISE DO ESPECIALISTA — “Com amostragem de 680 eleitores, grau de confiança de 95% e margem de erro de até 3,8 pontos, a pesquisa apresenta qualidade técnica respeitável. A 48 dias das urnas de 6 de outubro, Macaé tem 182.529 eleitores habilitados a votar, o que significa eleição de turno único. Nesse cenário, o instituto Paraná Pesquisas projeta reeleição do atual prefeito Welberth Rezende, numa sondagem também com os nomes dos candidatos Dr. Aluízio Júnior, Danilo Funke, Fábio Pereira Passos e Felício Laterça. Na consulta espontânea, Welberth aparece com 43,2% das intenções de voto, enquanto na estimulada, sua intenção sobe para 70,3%. Welberth também é o candidato com a menor rejeição (8,1%), na comparação com os concorrentes, e beneficia-se de uma avaliação de governo considerada ótima ou boa por 72,5% do eleitorado macaense. Assim, tudo o mais constante, a tendência é de reeleição de Welberth Rezende em Macaé”, projetou William Passos, geógrafo com especialização doutoral em estatística pelo IBGE.