Dr. Serginho favorito a prefeito em C. Frio contra governo desaprovado

 

(Infográfico: Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)

 

O deputado estadual Dr. Serginho (PL) aumentou seu favoritismo na eleição a prefeito de Cabo Frio. Na pesquisa Paraná divulgada hoje (27), feita entre 23 e 26 de agosto, ele lidera a corrida 59,6% de intenção e voto na consulta estimulada. No levantamento do mesmo instituto, com a mesma metodologia, feito entre 30 de janeiro e 4 de fevereiro, ele já liderava com 38,2% na estimulada. Cresceu, portanto, 21,4 pontos na intenção de voto dos últimos 6 meses, a apenas 40 dias das urnas de 6 de outubro.

Prefeita avança pouco com apoio do ex-prefeito — Na pesquisa Paraná de fevereiro, o 2º colocado na corrida à Prefeitura de Cabo Frio era o ex-prefeito Marquinho Mendes (MDB), com 23,9% na consulta estimulada. Só que, em 15 de agosto, ele decidiu retirar sua candidatura para apoiar a reeleição da prefeita Magdala Furtado (PV). Ao que parece, sem grande efeito prático: dos 12,9% de intenção de voto que a prefeita tinha na estimulada Paraná do início de fevereiro, onde estava em 3º lugar, ela chega ao final de agosto com 17,2%. Na 2ª colocação da corrida, ganhou só 4,3 pontos nos últimos 6 meses.

Reprovação do governo é a causa — O principal motivo para o desempenho ruim de Magdala nas pesquisas é a reprovação popular à sua gestão. E fevereiro, ela foi desaprovada na pesquisa Paraná pela maioria de 60,3% do eleitorado cabofriense, com 34,6% que aprovaram e 5,1% que não souberam opinar. Em agosto, novo levantamento do mesmo instituto mostra que essa reprovação aumentou numericamente: hoje, 63,1% da população desaprovam o governo de Cabo Frio, com 32,8% que aprovam e 4,1% que não souberam opinar.

 

(Infográfico: Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)

 

Aprovação de governo = intenção de voto — A relação entre aprovação de governo e intenção de voto da prefeita Magdala em Cabo Frio, que a distancia da possibilidade de se reeleger, é inversamente a mesma que faz de prefeitos com governos aprovados na região favoritos à reeleição em 6 de outubro. Como as pesquisas mostram ser Wladimir Garotinho (PP) em Campos, Carla Caputi (União) em São João da Barra, Welberth Rezende (Cidadania) em Macaé, Geane Vincler (União) em Cardoso Moreira, Valmir Lessa (Cidadania) em Conceição de Macabu, Marcelo Magno (PL) em Arraial do Cabo, Fábio do Pastel (PL) em São Pedro da Aldeia e Maira de Jaime (MDB) em Silva Jardim

Estimulada — Na estimulada da Paraná de agosto a prefeito de Cabo Frio, atrás dos 59,6% de intenção de voto de Dr. Serginho e dos 17,2% de Magdala, vieram Rafael Peçanha (Rede), com 4,1%; Vinícius Seguraço (UP), com 1,1%; e Fernando Luiz Cardoso (Novo), com 0,7%. Outros 9,7% do eleitorado cabofriense disseram que votarão em nenhum/branco/nulo, enquanto 7,6% não souberam responder.

 

(Infográfico: Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)

 

Espontânea — Na consulta espontânea, onde o eleitor diz da própria cabeça em quem vai votar, medindo a cristalização dessa intenção, Dr. Serginho também lidera com 30,4%. Depois dele vieram Magdala (7,6%) e Rafael (0,7%), com 0,8% a outros nomes citados. No entanto, a maioria de 52,5% ainda não soube responder, o que revela uma eleição matematicamente ainda aberta, com 7,9% que votarão em ninguém/branco/nulo.

 

(Infográfico: Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)

 

Rejeição — Para avançar sobre essa maioria ainda indecisa, o dado mais importante é a rejeição. Que Magdala lidera, com 48,5% afirmando que não votariam nela de jeito nenhum. Ela foi seguida à distância no índice negativo por Vinícius (14,8%), Rafael (14,6%), Dr. Serginho (13,5%) e Fernando (11.3%), os quatro em empate técnico na margem de erro de 3,8 pontos. A pesquisa foi feita com 710 eleitores, sob o registro RJ-04791/2024 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

 

(Infográfico: Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)

 

William Passos, geógrafo com especialização doutoral em estatística pelo IBGE

Análise do especialista — “Com grau de confiança de 95%, a pesquisa apresenta excelente qualidade técnica, com margem de erro de 3,8 pontos percentuais para mais ou para menos. Para as urnas de 6 de outubro, Cabo Frio tem 172.792 eleitores habilitados a votar no TSE, segundo o TSE, o que significa impossibilidade de segundo turno. Com administração desaprovada por 63,1% do eleitorado, superior aos 60,3% da sondagem de fevereiro do mesmo instituto, a pesquisa não projeta a reeleição da prefeita Magdala Furtado, que aparece com apenas 17,2% de intenção na estimulada, contra os 59,6% de Dr. Serginho. Magdala também é a candidata mais rejeitada (48,5%), à frente de Vinícius Seguraço (14,8%), Rafael Peçanha (14,6%), Dr. Serginho (13,5%) e Fernando Luiz Cardoso (11,3%). Nesse cenário, a exatos 40 dias do primeiro turno, o instituto Paraná Pesquisas projeta vitória de Dr. Serginho no maior município das Baixadas Litorâneas e da Região dos Lagos”, disse William Passos, geógrafo com especialização doutoral em estatística no IBGE.

 

fb-share-icon0
Tweet 20
Pin Share20

Deixe um comentário