O prefeito Wladimir Garotinho (PP) divulgou no início da tarde um vídeo em sua redes sociais dizendo que pode não participar do tradicional debate da InterTV Planície, afiliada à Rede Globo, entre os candidatos a prefeito de Campos. Que está marcado para ser transmitido ao vivo às 22h de 3 de outubro, na quinta anterior ao domingo (6) da eleição. Na verdade, o motivo é porque Wladimir lidera (confira aqui, aqui e aqui) todas as pesquisas à reeleição, com possibilidade de conclusão em turno único. E tem, em tese, mais a perder do que a ganhar se comparecer.
Segundo Wladimir, ele decidiu não participar se todos os outros seis candidatos a prefeito fossem convidados ao debate. Mas, por regra da Justiça Eleitoral à própria propaganda gratuita de campanha em rádio e TV, adotada pela Globo, só foram convidados os candidatos de partidos com representação no Congresso Nacional: além de Wladimir, Delegada Madeleine (União), Professor Jefferson (PT), Thuin (PRD) e Fabrício Lírio (Rede). Com Dr. Buchaul (Novo) e Pastor Fernando (PRTB) de fora.
— Estabelecemos as regras de participação nos debates da InterTV a prefeito, em Campos e outros municípios como Cabo Frio e Friburgo, com base nas regras da Globo, que são fixadas pela própria Justiça Eleitoral. É o que a Globo sempre fez e vai fazer. Chamamos os representantes da cinco candidaturas de Campos com representação no Congresso para uma reunião, para esclarecer as regras do debate. E o representante de Wladimir, Gustavo Matheus (ex-secretário de Comunicação de Campos) disse que o prefeito queria a participação de todos os sete candidatos. Dissemos ao representante do prefeito, diante dos demais, que isso não seria possível. E ele preferiu sair sem assinar a ata da reunião, o que garantiria a cadeira do candidato no debate, mesmo que ele não comparecesse. Como não assinou, agora só poderia participar por decisão judicial. Fizemos o sorteio da ordem das perguntas e respostas com os representantes dos demais candidatos — relatou uma fonte da direção da InterTV.
Por sua vez, logo após seu representante sair da reunião na InterTV Planície sem assinar a ata, Wladimir soltou um vídeo em suas redes sociais. No qual se excedeu ao chamar de “circo” o tradicional debate da InterTV, do qual participou quando se elegeu prefeito em 2020 pelas mesmas regras de 2024:
— Aconteceu hoje a reunião das assessorias dos candidatos a prefeito para preparar o debate que teremos da InterTV no dia 3 de outubro. E, para nosso espanto, da nossa assessoria que participou, eles retiraram dois candidatos do debate. Eles retiraram exatamente os únicos dois candidatos (Dr. Buchaul e Pastor Fernando) que não fazem parte da patota da Alerj (presidida pelo deputado campista Rodrigo Bacellar). Ou seja, estão tentando transformar o debate de Campos num circo. Para que todos que participem, que são da patota da Alerj, me ataquem sem parar durante o debate. Eu não tenho problema nenhum em debater com ninguém, mas informo à população que só irei participar do debate se todos participarem, porque isso é democracia, é justiça com todos que se propuseram a debater e apresentar propostas à cidade. Podemos discordar, discordamos muito, mas é justo que todos participem (…) Ou participa todo mundo, ou não contem com a minha presença — ameaçou o prefeito.
Não participar de debates no 1º turno não é novidade na política brasileira para o líder nas pesquisas eleitorais, como é Wladimir até aqui, a 19 dias da urna. Em 1989, Fernando Collor de Mello (hoje, PRD) liderava as pesquisas e não participou de nenhum debate no 1º turno presidencial. Como Fernando Henrique Cardoso (PSDB) em 1998 e com Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em 2006. E todos se elegeram, FHC reeleito presidente em turno único em 1998, enquanto Collor e Lula só foram aos debates do 2º turno, que disputaram e venceram, respectivamente, em 1989 e 2006, reeleição do petista.
Candidato muito à frente nas pesquisas em eleição majoritária, tem a perder, sobretudo com os cortes para as redes sociais, e pouco a ganhar. Esse é o motivo real da ausência de Wladimir. Não é nenhum circo da InterTV, que cumpre seu papel legítimo enquanto veículo também líder de audiência em promover espaços ao debate democrático dentro de regras ditadas pela Justiça Eleitoral. Se houver 2º turno a prefeito de Campos e Wladimir, ao que tudo indica, nele estiver, certamente participará do novo debate da emissora.
Confira abaixo o vídeo de Wladimir para tentar justificar a ausência ao debate a prefeito de Campos no 1º turno:
Tá com medo de que????