Hoje, a 13 dias da urna de 6 de outubro, o prefeito Wladimir Garotinho (PP) mantém a possibilidade de se reeleger em turno único. Na pesquisa Real Time Big Data, encomendada pela Record e divulgada hoje, ele chegou a 65% de intenções de voto na consulta estimulada (com a apresentação dos nomes dos candidatos), consequência da aprovação de 74% dos campistas ao seu governo.
Intenção de voto e aprovação de governo oscilam para cima — Comparada com a pesquisa anterior do mesmo instituto e com a mesma metodologia, feita pelo Big Data em Campos entre 23 e 24 de agosto, Wladimir oscilou 2 pontos para cima na estimulada. Cresceu, no último mês, de 63% a 65% de intenção de voto. Parece ter sido consequência da aprovação popular ao seu governo, que subiu de 73% a 74% no mesmo período.
Dados da pesquisa — Divulgada hoje, a pesquisa Big Data foi realizada com 800 eleitores entre os dias 20 e 21, registrada como RJ 06516/2024 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e com margem de erro de 3 pontos para mais ou menos.
Madeleine e Jefferson oscilam para baixo — Em 2º lugar e 3º na corrida, mesmo à distância, Delegada Madeleine (União) e Professor Jefferson (PT) oscilaram para baixo. Entre as pesquisas Big Data de agosto e setembro: Madeleine tinha 15% e hoje tem 14% de intenção de voto na consulta estimulada, enquanto Jefferson tinha 4% e hoje tem 3%. Wladimir tem 51 pontos de vantagem sobre Madeleine e 62 pontos sobre Jefferson.
Pastor Fernando, Buhaul, Lírio e Thuin — Na margem de erro, Jefferson está empate técnico em último lugar com os outros quatro candidatos. Dr. Buchaul (Novo), Fabrício Lírio (Rede) e Thuin (PRD) tinham e mantiveram 1% de intenção. À frente deles numericamente, o Pastor Fernando (PRTB) foi o único que, como líder Wladimir, oscilou 1 ponto para cima: tinha 1% na Big Data de agosto e passou a 2% na de setembro.
Prefeito cresce 4 pontos na espontânea — Na consulta de voto espontânea, onde o eleitor fala da própria cabeça em quem votará, revelando uma decisão difícil de ser mudada tão perto da urna, Wladimir também ampliou sua vantagem. Na Big Data de agosto, dos 45% de intenção de voto cristalizada, ele cresceu 4 pontos, aos atuais 49% — apenas 1 ponto e 1 voto da vitória no 1º turno.
Madeleine oscila 1 ponto para cima — Madeleine também oscilou para cima na espontânea, mas apenas 1 ponto: ela tinha 5% e hoje tem 6%. A deputada estadual Carla Machado (PT), que tentou ser candidata a prefeita de Campos, mas foi barrada pelo TSE, foi citada por 2% na espontânea Big Data de setembro, mesmo sem poder se candidatar.
Eleição matematicamente definida? — Todos os outros candidatos a prefeito citados na espontânea, e somados, tiveram apenas 4%. Outros 10% disseram que votarão em nenhum/branco/nulo, enquanto outros 29% não souberam responder. Se é um número ainda grande de indecisos, ele não seria mais capaz de mudar matematicamete os 43 pontos de vantagem de Wladimir sobre Madeleine.
Rejeição — Na rejeição na pesquisa Big Data, quem lidera é o Pastor Fernando, com 48% de campistas que não votariam nele. Ele foi seguido no índice negativo por Thuin, com 44%; por Madeleine e Lírio, cada um com 43%; por Jefferson, com 36%; Buchaul, com 34%; e Wladimir, com a menor rejeição entre os sete candidatos: apenas 26%.
O povo quer Wladimir de novo. Vamos continuar o trabalho de sucesso.
Um bom dia a todos.