Genial/Quaest: Castro se descola à frente de Freixo no 1º turno

 

(Montagem: Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)

Feita entre as últimas sexta (12) e segunda (15), a pesquisa Genial/Quaest no RJ divulgada hoje (18), a exatos 45 dias das urnas de 2 de outubro, coloca o governador Cláudio Castro (PL) na liderança isolada da corrida ao Palácio Guanabara. Entre julho e agosto, ele se descolou do empate técnico, na margem de erro de 2,5 pontos para mais ou menos, do deputado federal Marcelo Freixo (PSB). Castro tinha e manteve 25% das intenções de voto na consulta estimulada ao 1º turno, enquanto Freixo caiu 4 pontos, dos 23% de julho, aos 19% de hoje. Dentro da margem de erro, as intenções de voto do governador também superaram os 24% de indecisos (eram 29% em julho) na consulta estimulada, embora eles ainda cheguem a 78% na espontânea (com 10% a Castro e 6% a Freixo). O que evidencia como a eleição fluminense, mais disputada entre as 27 unidades da Federação, ainda está aberta.

 

(Infográfico: Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)

 

(Infográfico: Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)

 

(Infográfico: Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)

 

Apesar do descolamento na consulta estimulada ao 1º turno, a projeção de 2º turno de 30 de outubro ainda aponta empate técnico entre Castro e Freixo. Dentro da margem de erro, o governador supera deputado por 36% a 32% das intenções de voto no turno final, com 22% de brancos e nulos e 10% de indecisos. Apontado por analistas como o adversário potencialmente mais difícil para Castro num eventual 2º turno, o ex-prefeito de Niterói Rodrigo Neves (PDT) não confirmou essa condição na Genial/Quaest de hoje. Ele varia entre 6% e 7% das intenções de voto nos dois cenários estimulados ao 1º turno, mas perderia fora da margem de erro a projeção do 2º turno ao governador. Que venceria o pedetista por 37% a 24%, com 27% de brancos e nulos e 12% de indecisos.

 

(Infográfico: Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)

 

Índice considerado fundamental à definição do 2º turno, Freixo continua liderando a rejeição, em que subiu de 41% dos fluminenses que em julho não votariam nele de jeito nenhum, aos 43% de agosto. Bem abaixo, Castro manteve sua rejeição em 29%, enquanto Neves subiu 1 ponto, de 22% a 23% no índice negativo. Além dele, outro cenário da Genial/Quaest parece favorecer ao governador na disputa direta com o deputado do PSB e demais adversários. Entre julho e agosto, subiu dentro da margem de erro, de 49% a 51%, os que acham que Castro merece uma segunda chance no Governo do Estado. E houve queda fora da margem de erro, de 44% a 39%, os que acham que o atual ocupante do Palácio Guanabara não merece nele permanecer a partir de 2023.

 

(Infográfico: Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)

 

(Infográfico: Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)

 

William Passos, geógrafo com especialização doutoral em estatística pelo IBGE

— Com entrevistas presenciais, a mesma metodologia usada pelo Datafolha, que entregará uma nova pesquisa hoje à noite, a Genial/Quaest aponta a liderança isolada de Cláudio Castro no primeiro turno das eleições para o governo fluminense. A exatos 45 dias das urnas de 2 de outubro, o governador apresenta 25% de intenção de votos na pesquisa estimulada, quando os nomes dos candidatos são apresentados, contra 19% de Marcelo Freixo, que perdeu 4 pontos de intenção desde a última pesquisa, divulgada no dia 14 de julho. Por outro lado, no segundo turno, a Genial/Quaest aponta que a disputa para governador mais acirrada do Brasil está tecnicamente empatada, com liderança numérica de Castro (36%) sobre Freixo (32%), dentro da margem de erro de 2,5 pontos percentuais. Contudo, Castro apresenta maior probabilidade matemática de ser reeleito dada a sua rejeição 14 pontos menor que a do seu adversário: 29% contra 43% dos eleitores que não votarão em Freixo de jeito nenhum — analisou William Passos, geógrafo com especialização doutoral em Estatísticas do Setor Público, da População e do Território na Escola Nacional de Ciências Estatísticas (Ence) do IBGE.

 

fb-share-icon0
Tweet 20
Pin Share20

Deixe um comentário