Opiniões

A Pedro Otávio, de Luiz Carlos Sell

Com Pedro Otávio ao fundo, Sell fala do amigo e colega homenageado como “médico do ano”, pela Sociedade Fluminense de Medicina e Cirurgia, no último dia 24 de janeiro (foto de Mariana Ricci)
Com Pedro Otávio ao fundo, Sell fala do amigo e colega homenageado como “médico do ano”, pela Sociedade Fluminense de Medicina e Cirurgia, no último dia 24 de janeiro (foto de Mariana Ricci)

CARTA A PEDRO OTÁVIO

CAMPOS, 10 DE ABRIL DE 2012

Caro Pedrinho,

Aqui estamos nós te velando. Parece irreal. A sensação é a de que não aconteceu e que em alguns dias estaremos os dois sentados à mesa de um bar degustando uma “gelada” e botando a conversa em dia.

Muitos estão aqui conosco. Todos os nossos amigos e familiares estão ou estiveram aqui para as despedidas de ti.

Quão bonita, carinhosa e sensível a homenagem que te fazem com oração e canções. Ao fundo a voz de Milton Nascimento e a “Canção da América”: “Amigo é coisa para se guardar, no lado esquerdo do peito”…

E podes ter certeza que é o lugar que todos reservamos para ti. Quão bela a homenagem que nossos amigos Gilsinho e Ronaldo, voz e violão, fizeram para ti. Quanta emoção despertaram!

Fico aqui pensando se devo ou não me manifestar. Não é possível conter a emoção e assim as palavras vão por água abaixo.

Em um segundo plano, afinal o que posso eu mais a dizer a respeito, além de tudo de bom que representas. És unanimidade, destes o exemplo.

Tais pensamentos me remetem aos bancos escolares do meu curso secundário. Estudávamos literatura na disciplina de língua portuguesa. Lembrei-me então de um poema do grande Gonçalves Dias, em cuja obra enaltece a bravura do índio brasileiro. O poema chama-se canção do Tamoio, e se inicia assim:

“Não chores, meu filho;

Não chores, que a vida

É luta renhida:

Viver é lutar.

A vida é combate,

Que os fracos abate,

Que os fortes, os bravos

Só pode exaltar.”

Desde cedo a vida te impôs desafios. Obstáculos que com sofrimento e sacrifício, eu sei, vencestes com bravura, obstinação e dignidade. Rejeitastes a comiseração, enfrentaste a “luta renhida” e nos oferecestes a superação, certamente a tua melhor virtude e teu exemplo.

Hoje, aqui estamos para o sepultamento do teu corpo, que é carne e “ao pó voltará”, mas em cada coração aqui presente estás vivo, orgulhoso de ti mesmo pela missão cumprida. Em nossas lembranças, a tua morada.

Vai, guerreiro tamoio!

Estás agora no lugar a que fazes jus.

Enquanto estiveres vivo na minha memória, agradecerei ao Pai todos os dias, por Ele ter te colocado no meu caminho.

Com admiração e carinho, teu amigo,

Luiz Carlos Sell

fb-share-icon0
20
Pin Share20

Este post tem 6 comentários

  1. Linda homenagem!!
    Que Deus te guarde em um lugarzinho bem especial.

  2. Parabens Seel,sempre falando bonito.

  3. Parabéns ao Dr. Luiz Carlos Sell pela lindíssima homenagem que fez ao Dr. Pedro. Com perfeição e em poucas palavras, conseguiu exprimir toda a sua amizade e consideração ao amigo. Que Deus abençoe mais e mais amizades como essa, tão difíceis de serem vistas nos dias atuais!!!

  4. INFELIZMENTE NÃO PUDE COMPARECER AO VELORIO DESTE GUERREIRO E EXEMPLO DE SER HUMANO A SER SEGUIDO, NO CAMPO PROFISSIONAL SEMPRE EXERCIA MEDICINA COM ÉTICA E HUMANIDADE.

    COMO PESSOA QUE ERA CONTAGIAVA A TODOS OS QUE O CONHECIAM E CONVIVIAM COM ELE. POUCA CONVIVENCIA TIVE O PRAZER DE TER, MAS ESTAS POUCAS PARECE QUE FORAM MUITAS.

    JUSTA,MERECIDA E BELAS PALAVRAS SELL EM SUA HOMENAGEM AO PEDRINHO.
    ABRAÇOS. PAULO NASCIMENTO

  5. Bonita homenagem do Drº CARLOS sell, ao nosso amigo Dr Otávio.Com toda certeza perdemos,quantos sofrem sua partida. Para mim ELE era, amigo, sensível aos problemas da saúde em Campos, de uma generosidade infundada num coração generoso e humanitário, que fazia a diferença. Sempre com um sorriso nos lábios, mesmo quando a cabeça tava cheia de problemas.Com seus pacientes era um grande amigo.muitas vezes, na minha consulta, conversávamos sobre problemas de injustiças, de politicas, esquecíamos dos nossos e eu saia da consulta bem mais leve, tratava de depressão com ele. Amigo, ouso em nome de todos os seus pacientes; dizer que serais eterno em nossos corações, seu sorriso estará, com certeza,presente em cada estrela. Sei que está em um lugar de muita luz, passou por aqui iluminando os caminhos por onde passou. Saudades eterna.

  6. Cada dia vejo e acompanho varias homenagem ao nosso amigo Dr. Pedro Otávio (Pedrinho), pois DEUS ESCOLHE OS MELHORES para ficar junto a ELE, porque aqui cativou uma numerosa quantidade de amigos, com sua responsabilidade com profissional, amigo e guerreiro. Amigo vá em PAZ. Sua luz agora vai clarear os nossos passos. AMÉM.

Deixe uma resposta

Fechar Menu