Odisséia fala sobre salário de vereadores e denuncia benesses à bancada governista

No final da noite de ontem, a vereadora petista candidata à reeleição Odisséia Carvalho enviou um e-mail ao blogueiro, com suas colocações sobre o aumento salarial máximo concedido, na sessão do último dia 28, pelos 13 edis presentes (incluindo ela) aos 25 que serão eleitos em outubro. No lugar das ameaças, das tentativas de represália e do sofisma barato de tentar desqualificar o interlocutor, táticas vis que chegaram a ser sugeridas por quem foi por elas banido ao ostracismo no voto da principal instituição de ensino de Campos, Odisséia honrou sua folha de serviços prestados à comunidade, se mostrando uma verdadeira democrata, ao enaltecer os motivos e o direito de quem, em mídia nova ou antiga, condenou o reajuste salarial do Legislativo de Campos. Elegante com quem discordou do seu voto, a combativa oposicionista não poupou, entretanto, seus colegas da bancada de situação, denunciando todas as benesses que estes recebem da administração Rosinha Garotinho (PR) para em troca apoiarem, com pouco ou nenhum critério crítico, tudo que vem do Executivo.

Abaixo, o e-mail de Odisséia…

Mediante os debates divulgadas nos últimos dias nos blogs e redes sociais sobre o aumento do subsídio dos vereadores, é importante que eu me posicione sobre o assunto.

Respeito e apoio todo tipo de organização da sociedade civil em prol dos direitos da população. Eu mesma já lutei e luto para fazer valer o direito dos trabalhadores e trabalhadoras, como no próprio reajuste dos servidores municipais, onde me manifestei na Câmara contra o vergonhoso 5,1%.

O município possui recursos na ordem de R$ 2,4 bilhões/ano, portanto não justifica tal atitude.

A sociedade deve se  organizar sempre para protestar contra os baixos reajustes de diversas categorias profissionais e reivindicar melhorias para a população, isso é democracia.

Quero deixar claro que não estou defendendo o reajuste do subsídio dos vereadores, mas ele está previsto na Constituição Federal de acordo com o subsídio dos deputados estaduais. E deve ser fixado em cada legislatura para a subseqüente, ou seja, nós que votamos não somos beneficiados. Quando os deputados estaduais reajustaram seus salários, sabia-se que conseqüentemente o salário dos vereadores também aumentariam, conforme os artigos abaixo:

e) em Municípios de trezentos mil e um a quinhentos mil habitantes, o subsídio máximo dos Vereadores corresponderá a sessenta por cento do subsídio dos Deputados Estaduais; (Incluído pela Emenda Constitucional nº 25, de 2000)

§ 1o A Câmara Municipal não gastará mais de setenta por cento de sua receita com folha de pagamento, incluído o gasto com o subsídio de seus Vereadores. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 25, de 2000)

Destaco que além do subsídio, os vereadores NÃO recebem qualquer outro tipo de verba. Não tem “auxilio paletó”, jetons ou verba de gabinete.

Porém, há indícios de que vereadores que compõe a BASE GOVERNISTA têm acesso às carta-convites, que são contratos com a prefeitura, de até R$ 150 mil, que dispensam licitação. Eles também possuem vários privilégios como indicações em cargos de direções de escola e administradores de UBS, o que somos totalmente contra, pois defendemos a  eleição direta para diretores de escolas e concurso público.

Os vereadores governistas têm direito a 10 funcionários públicos municipais à sua disposição, os de oposição não. O vereador de oposição que precisar de funcionários, além das quatro assessorias que lhe cabem, terá que arcar com esses gastos.

Minha atuação enquanto parlamentar  acompanha a luta dos movimentos sociais. Com o nosso mandato tenho a oportunidade de ajudar entidades ligadas a luta pela terra, organizações estudantis, grupos ligados ao esporte, ONGs ligadas à música, sindicatos e entidades da sociedade civil organizada,além de contribuir mensalmente com o Partido dos Trabalhadores,conforme nosso estatuto.

Tudo isso que relato, são fatos de meu dia-a-dia como vereadora. E quem acompanha a Casa de Leis de nossa cidade, sabe de minha assiduidade e responsabilidade em minha função de legislar e fiscalizar, tanto que em pouco mais de três anos de mandato (lembrando que eu era suplente do saudoso Renato Barbosa), apresentei  importantes indicações legislativas, como criação Hospital da Mulher, criação do Conselho Municipal de Combate à Corrupção e Impunidade, Implantação do Programa Censo Inclusão, Coordenadoria Municipal da Mulher, Plano de Carreira e Remuneração dos Guardas Civis. Mesmo sendo  aprovadas pela bancada governista, não são executadas pelo Executivo municipal, por serem apresentadas pela oposição.

Quantos pedidos de informação e denúncias foram levadas ao plenário e negadas pela base governista, tendo que recorrer ao MP para obter informações?

Não podemos jogar todos os políticos numa vala comum, existem políticos e politiqueiros! Espero que essa exposição da Câmara de Vereadores no atual momento tenha servido para que os eleitores analisem o trabalho desenvolvido pelos vereadores nesse último mandato. Desejo sinceramente que sim!

fb-share-icon0
20
Pin Share20

Este post tem 22 comentários

  1. nagila alves

    Vereadora sou professora da rede também esta na lei federal o FNDE para onde vai, cade um salário digno ,da qual fiz mais cinco anos fui em busca da mudança de letra como diz o plano de cargo, fui enformada que a PMCG não tem verba e não saber quando isto vai se acontecer dizendo que eu posso aposentar que depois vem. E Vocês também vão esperar aposentar faça a lei vereadora se cumpri. Aproveitando vamos rever a carga horaria dos vereadores, funcionarios trabalham 8 horas , quando faltam tem que justificar e atende a população.

  2. Morena

    A Vereadora Odisséia está equivocada porque neste aumento que eles estão votando embutiram o auxílio paletó e dividiram por 12. É o que está escrito no Blog Reflexões (http://pensamentossubjetivos.blogspot.com.br/2012/09/aujmento-de-vereadores-pode-gerar.html) e, hoje o senado, os deputados estaduais estão acabando com o auxílio paletó.

    Ela tem razão quando diz sobre vereadores da base governista e as vantagens que recebem porque tem vereador que gastou mais de 6 mil litros de combustível.

    Tem vereador que tem 8 motoristas “fantasmas”.

  3. Nádia

    Pois é, nosso salário de ACS, tbém está a baixo do ACS de São João da Barra, que é menor que Campos, ainda veio esse aumento vergonhoso, enquanto os vereadores que às vezes nem comparecem, esse absurdo de aumento. Olha é revoltante, a vontade é votar em branco ou nulo não dá para acreditar em nada mais, hó minha Campos.

  4. Leonardo

    Mas que petulância dessa vereadora, diz que o aumento máximo que pode ser dado é aquele, não diz que o máximo tem que ser dado, até porque uma categoria se “autodar” um aumento de 60% frente as greves e desmoralizações que outras categorias sofrem…isso pode ser possível porque está na constituição (antiguíssima): Mas te pergunto, vereadora, isso é moral, ético, justo,etc?
    Vocês vereadores acham que trabalham muito né, que tem poucas férias por ano e que ganhar 9.000,00 reais é pouco.
    E porque outras bases do governo ganham verbas inescrupulosamente indignas, acham que também tem o direito de extorquir o dinheiro (publico) de quem os colocou ai.
    Arrume uma desculpa melhor ou pelo menos seja sincera e honesta!!!
    E ainda não entendi: “…nós que votamos não somos beneficiados.” Será que sou eu o beneficiado?

  5. Edi Cardoso

    pra que um hospital da Mulher, se não havera qualificação no balcão de atendimento e no profissional que vai nos atender?

    Vai virar mais um cabide de emprego, como tudo que se refere a essa prefeitura.
    POR QUE O PSF não funciona?
    POR QUE não buscou soluções, enquanto teve o cargo de vereadora, para cobrar da prefeita os seus objetivos e para as soluções dos problemas?
    Para isso você eleita, mas… NAÕ FEZ CORRETAMENTE O DEVER DE CASA.
    VOTAVA NO RENATO BARBOSA. MAS em você, infelizmente não voto.
    Nem em nenhum outro. Fique tranquila.

  6. Edi Cardoso

    ah! quanto as benesses…
    Se não tivesse votado contra o aumento, ficaria BEM MELHOR na foto.

    e é tão, mas tão…QUE NEM PARA SI MESMA O AUMENTO É.

  7. Leandro Santos

    Por alguns “roubarem” é desculpa pra roubar também?
    E o povo? Seja você mesma, senão estava de acordo votasse contra. O mais indigno de confiança se torna o mais digno quando não participa de uma (trecho excluído pela moderação) dessa!!!

  8. marcos

    Quem diria? Hein Vereadora Odisseia.
    Vale aquele dito popular – “Quem não te conhece que te compre”

  9. ENOQUE TELES

    POIS É DONA ODISSÉIA CARVALHO, O ERRO ESTÁ NA LEI, QUE PERMITE OS VEREADORES (COMO VOCÊ), AUMENTAR O PRÓPRIO SALÁRIO.
    ASSIM É FÁCIL, SE EU PUDESSE AUMENTAR MEU PRÓPRIO SALÁRIO, AUMENTARIA EM 300%, AH “SEM MALDADE” NENHUMA VIU?

    ORA ESSA DONA ODISSÉIA, A VIDA NÃO É ASSIM UMA ODISSÉIA COMO VOCÊ PENSA,O POVO LUTA E PAGA SEUS IMPOSTOS EM DIA E VOCÊS QUEREM AUMENTAR SEUS PRÓPRIOS SALÁRIOS QUASE O DOBRO?
    ISTO É UMA…..VERGOOOOOOOOOONHAAAAAAA!!!!!

  10. ricardo alschefsky

    Gostaria de saber Dna Odissea , se vc apoiaria receber um salario minimo, pq seria democratico e justo , vc apoiaria essa campanha de salario minimo pra vereador!!!!!!!

  11. katia

    É mais que verdade quando a vereadora fala dos benefícios dos vereadores da situação. a EMUT está ai pra quem quiser conferir. Quem é o vereador que manda lá? Quantos DAS ele colocou e tirou de lá? Como ele usa a máquina pública em benefício de sua campanha. As empresas de ônibus e donos de vans são praticamente obrigados a servir carregando pessoas de todos os lugares, afinal quem é o responsável, quem tem que cobrar das empresas quando estão trafegando em estado irregular? O irmão dele não é? E assim acontece em todas as secretarias, mas ali na EMUT só não ve quem não quer.

  12. Savio

    Tá bom, é previsto na lei, mas porque votaram logo o teto máximo? Porque tanta “sede ao pote”? Se ‘regulassem’ aí por uns 11 ou 12 mil, já estava mais do que suficiente, considerando os poucos dias que se trabalha!
    Outra coisa, porque só agora vem dizer ao público sobre as “vantagens extras” do pessoal da situação? A senhora não deveria contestar junto aos seus pares? Não deveria divulgar isto aos quatro ventos, ao invés de ficar votando “moção de aplausos” para as “socialites” locais, “privilégio” não só da senhora, mas de todos! Quem viu a sua “folha de atividades” referente ao seu mandato, vai se perguntar se valeu a pena o seu salário e dos demais vereadores!
    O que tenho mais ouvido em todo lugar que eu vou, é a manifestação clara de que não reelegerão nenhum dos atuais vereadores, sejam da oposição ou da situação, e eu acompanho o mesmo procedimento.

  13. Andrade

    Nunca vi tantas pessoas comentarem tanta besteira! Quem disse que ela votou a favor desse aumento? Não sei onde voces leram ou ouviram falar essa mentira.

  14. Rosemberg Vicente

    Parece que a população é antiquadra e cega,os vereadores passaram o mandato inteiro divididos entre Oposição e Governo discutiram no plenário da câmara sobre diversos assuntos que em nada serviu de crescimento para a cidade.Eu fui a duas seções para não mais voltar. Agora na hora de aprovar um aumento abusivo de salário como esse todo mundo se une e fala a mesma linguagem,que mudança radical na política de Campos não acham? Se os vereadores tivessem o mesmo empenho em trabalhar pela cidade,em apresentar os projetos que eles criaram durante o mandato concerteza a qualidade de vida da cidade seria melhor. Acorda senhores vereadores.

  15. maria

    todos votaram a favor do aumento, isso saiu na midia, so ficou de fora os ausentes!

  16. Que tal ela comentar sobre o mensalão petista, que irá prender um monte de integrantes do partido dela?Que moral tem ela para tecer algum comentário sobre a câmara?Queria ver o que ela faria se trabalhasse das 7 da manhã até as 7 da noite, ganhando mal?Hipocrisia.

  17. carlos magno

    tadinha, só tem 4 assessorias…coloca um deles pra servir o cafezinho…esses vereadores que dizem estar pensando nos proximos vereadores e nao neles, acha que todo mundo é tolo. que tal um cheque cidadão de 100 reais pra te ajudar? que nojo!!!

  18. marcos

    coitada. Tem pouca chance de ser eleita.
    Na verdade o aumento será para outros.

  19. Aloisio Dias

    Deram um tiro no próprio pé estão se fazendo vítimas!!!
    Vitimas não, são culpados mesmo!!!

  20. Genildo

    Será d.Odisseia, que quando você fazia parte da situação no governo anterior nao tinha os mesmos privilégios? Quer enganar a quem hem? Vamos deixar de hipocrisia. Quem conhece os esquemas e’ por que ja’ viveu deles nao?

  21. Sandra

    ODISSEIA ESQUECEU DE FALAR SOBRE A QUANTIDADE DE CONTRATADOS QUE SÃO CABOS ELEITORAIS DOS VEREADORES DA BASE, E OLHA QUE TEM UNS QUE PASSAM DE MAIS DE MIL PESSOAS PARA NÃO FAZER NADA DURANTE OS ANOS E APARECEM SÓ EM PERÍODO ELEITORAL PARA ANGARIAR OS VOTOS DOS VEREADORES . ISSO TUDO É UMA VERGONHA EU TENHO NOJO DESSA CIDADE. PARECE QUE COLOCARAM UMA MALDIÇÃO NESSA CIDADE QUE NÃO VAI PARA FRENTE. PRECISA ACABAR ISSO.

  22. Maria

    O subsídio máximo é de sessenta por cento,e o mínimo?

    Por que não votaram no mínimo?

    P. S. Concordo com vc Sandra.

Deixe um comentário