Opiniões

Mais de sete entre cada 10 campistas não votarão no candidato a prefeito dos Garotinho

Info Pro4 12-11-15
(Infográfico de Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)

 

 

Por Aluysio Abreu Barbosa

Se ainda não se sabe quem será o candidato governista ao comando de Campos em 2016, uma projeção incômoda ao eventual escolhido: mais de sete entre cada 10 campistas não vai votar nele(a). Segundo a nova pesquisa do instituto Pro4, realizada nas sete Zonas Eleitorais (ZEs) do município, a partir da entrevista de 981 eleitores, entre 22 e 24 de outubro, apenas 18,2% dos eleitores estão dispostos a votar no escolhido pela prefeita Rosinha Garotinho (PR) para sucedê-la. Sem se importar com nomes, impressionantes 74,9% da população declararam que votarão em outro candidato, ao passo que 6,8% não souberam ou quiseram responder. A margem de erro da pesquisa é de 3,1 pontos percentuais para mais, ou para menos.

Se na comparação das duas últimas pesquisas Pro4  em Campos, feitas em junho e outubro deste ano, o governo Rosinha melhorou (aqui) suas avaliações de ótimo (1,4% para 3,1%), bom (10,8% para 16%) e regular (34,3% para 40,9%), enquanto diminui o péssimo (35,7% para 24,2%) e ruim (17,6% para 12,3%), curiosamente aumentaram o número de pessoas que não votarão em nenhum candidato apoiado pela prefeita em sua sucessão. Enquanto na pesquisa de junho, feita entre os dias 18 e 22, com 426 entrevistas, 70,2% do eleitorado disse que não votaria em nenhum nome governista para prefeito de Campos. Se este número subiu 4,7 pontos percentuais nos últimos três meses, no mesmo espaço de tempo também diminuíram exatos 5 pontos os 23,2% que estavam dispostos a votar no candidato governista em 2016.

A pesquisa Pro4 de outubro começou a ser divulgada na edição da Folha do último domingo (08), com a primeira consulta do instituto com as intenções de voto nos pré-candidatos a prefeito (relembre aqui). Em dois cenários estimulados, o vice-prefeito Dr. Chicão de Oliveira (PP) e o líder da bancada governista, vereador Mauro Silva (PT do B) não mostraram desempenhos muito animadores. Com o ex-prefeito Arnaldo Vianna (PDT) na disputa, Chicão ficou em 6º lugar, com 4%, e Mauro em 10º, com 0,7%. Sem o pedetista no páreo, o vice-prefeito aumentou para 4,9%, mas manteve a 6ª colocação, enquanto o vereador rosáceo subiu para 9º , com 1,5%.

 

Antigarotismo não só entre quem estuda mais e ganha melhor

 

Quem estuda mais e ganha melhor não vota nos Garotinho? Pois esta certeza tem se expandido. Quando o assunto é escolaridade, se é entre quem tem curso superior o maior percentual de eleitores (87,2%) que não votará em nenhum candidato governista a prefeito de Campos, esta opção é majoritária em todas as demais faixas: 80,7% de quem tem ensino médio, 68,3% de quem cursou da 5ª à 8ª séries do fundamental, e 58,4% até entre quem só foi até a 4ª série, antigo eleitorado preferencial do garotismo.

Por outro lado, se também é majoritário em todas as faixas de renda aqueles que não votarão em qualquer candidato de Rosinha para sucedê-la, o maior percentual destes não se dá nos mais ricos. Acima dos 78,9% antigarotistas que ganham acima de cinco salários mínimos, ficaram os 84,9% que ganham de dois a cinco salários e não votam em ninguém que a prefeita apoiar.

 

Publicado hoje na Folha da Manhã

 

fb-share-icon0
20
Pin Share20

Este post tem 15 comentários

  1. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK, GENTE, AINDA FALTAM 12 MESES PARA AS ELEIÇÕES.

  2. ESTA PESQUIZA REFLETE UMA CERTA “TARDIA” DOS CAMPISTAS EM PERCEBER QUE ESTA FIGURINHA DO GAROTINHO, NUNCA PRESTOU E NUNCA IRÁ PRESTAR PARA CAMPOS.
    A FIGURA DO GAROTINHO, MAIS PARECE O “HITLER” DE HOJE, UM SUJEITO QUE SÓ PENSA EM SI E NÃO PENSA NOS OUTROS.
    JÁ ESTAMOS CANSADOS DE VER NOSSA CAMPOS CHEIO DE PROBLEMA E NADA SE RESOLVE.
    ROSINHA E GAROTINHO JÁ ESTÃO NA POLÍTICA DE CAMPOS HA MAIS DE 30 ANOS E JÁ PASSOU DA HORA DOS CAMPISTAS ESQUECEREM ESTAS FIGURINHAS E NÃO VOTAR MAIS NEM EM SEUS SUBTITUTOS.
    VAMOS TOMAR CUIDADO PARA VOTAR EM CANDIDATOS QUE NÃO SEJAM APOIADOS PELO “XERIFÃO” GAROTINHO.
    CHEGA! BASTA DE (trecho excluído pela moderação)!

  3. A hora é de unir todas as classes inclusive a imprensa em buscar altetnativa pra crise existente e buscar um debate mais amplo e federalizado…pesquisa à um ano ñ esta sendo intepestiva?

  4. Que kkkkk desesperado esse gente?

  5. Para quem disse a alguns anos que em Campos ele manda e desmanda e que elege até um poste, com certeza vai eleger o seu candidato a prefeito sim e no 1º turno.Campos tem o que merece.

  6. e ruim hein fora garotinhos

  7. O povo vai dar a resposta, já era para os grupo do Garotinho, o povo que renovação.

  8. ACORDA CAMPOS…!!!

    VAMOS ANOTAR O NOME DE TODOS ESSES VEREADORES (trecho excluído pela moderação) GOVERNISTAS Y NUNCA MAIS…

    GAROTINHOS, NUNCA MAIS…

  9. A tendência é cada vez mais aumentar a rejeição contra qualquer candidato apoiado por Garotinho e Rosinha. Danou-se!

  10. Sem sombras de duvidas,essa doença(ROSA),tem que ser apartada de nossa cidade,nao podemos mais ficar parados,so porque os interesses desse sujeito (trecho excluído pela moderação) (garotinho),tem que ficar em seus primeiros planos,é hora sim de mudanças,nao vamos nem iremos votar em nenhum de seus indicados,tanto prefeito,quanto vereadores,chega dessa raça de (trecho excluído pela moderação) e destruidores,Campos merece e vai voltar a sorrir,nossa cidade esta entregue ao FARAÓ e SEUS CAPACHOS.

    CAMPOS VAI VOLTAR A SORRIR,UM BEIJO NO CORAÇAO !!!!!!!!!!!!!!!!!!

  11. Sr Aluisio por favor meu irmao trabalha na empresa PRIME AMBULANCIA e se encontra desesperado pois é pai de treis filhos menores de idade e esta com dois salarios atrasado e tres vale refeiçao tambem atrasado,o pior é que a empresa trocou o antigo cartao do vale refeiçao para nao pagar os dois que ficou pra tras isso é um absurdo uma prefeitura milionaria como a de campos fazer isso com varios trabalhadores que cuidam de pacientes com varios tipos de problemas peço que divulguem esse absurdo no momento estou ajudando meu irmao como posso mas te pergunto sera que a prefeita e seu marido o RAMISES estao com seus salarios atrasados e sem alimentos em casa?

  12. Resultado de um governo medíocre que quebrou o nosso município,e ainda quer endividar os próximos querendo vender os royalties para cobrir rombos do governo rosinha!! acabou garotinho pode dar tchau!!

  13. eu concerteza nao votei e nao vou votar
    nessa gente

  14. Finalmente uma luz no fim do túnel e que não é um trem vindo em sentido contrário!

  15. Eu estou confiante em meu candidato Gil Viana se vamos fazer uma limpa estamos sofrendo com este governo que não nos dá nenhuma pespectiva de melhora

Deixe uma resposta

Fechar Menu