Quaest com filtro: Lula 53% x 47% Bolsonaro nos votos válidos

 

(Montagem: Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)

Pesquisa Quaest, contratada pelo Banco Genial, voltou a mostrar a liderança do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na corrida ao 2º turno de 30 de outubro, daqui a exatos 17 dias. Ele tem 53% dos votos válidos, contra 47% do presidente Jair Bolsonaro, 6 pontos atrás. Os números foram obtidos através do modelo “likely voter”, para identificar os eleitores com maior probabilidade de votar. É a primeira iniciativa dos institutos de pesquisa para tentar corrigir os erros na projeção da votação de Bolsonaro nas urnas de 2 de outubro, a despeito do acerto quase exato na votação de Lula. Em 1º de outubro, véspera do 1º turno, a Quaest deu 49% dos votos válidos ao petista, que teve 48,43%. Mas aquela pesquisa também deu 38% ao capitão, que teve 43,20% dos votos válidos, 5,2 pontos a mais do que o projetado.

 

(Infográfico: Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)

 

INTENÇÕES DE VOTO COM FILTRO DE QUEM VAI VOTAR — Feita de segunda (10) a quarta (12) e divulgada hoje, com 2.000 eleitores ouvidos presencialmente e margem de erro de 2 pontos para mais ou menos, a pesquisa com o novo filtro é responsável por Lula ter oscilado 1 ponto para baixo nos votos válidos, dos 54% na pesquisa de 6 de outubro aos 53% de hoje. Assim como Bolsonaro, no mesmo período de sete dias, oscilou também 1 ponto, só que para cima: de 46% a 47%. Sem o “likely voter”, onde a certeza de votar conta sobre as intenções de voto, as tendências mudam. Na consulta estimulada, quem oscilou 1 ponto para cima foi o petista, de 47% a 49% na última semana, com o capitão 8 pontos atrás, estagnado em 41%.

 

(Infográfico: Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)

 

OS 9% QUE DEVEM DEFINIR A ELEIÇÃO — A nova Quaest também revelou que o voto para 30 de outubro não vai mudar para 92% dos brasileiros, número que sobe a 93% entre os eleitores de Lula e a 94% nos de Bolsonaro. Os dois candidatos disputam os 9% do eleitorado que devem definir o pleito. São 0s 8% que dizem poder mudar de voto caso algo aconteça, mais o 1% que não sabe ou não respondeu.

 

(infográfico: Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)

 

REJEIÇÃO — Considerada fundamental à definição de qualquer eleição de 2º turno, a rejeição segue liderada por Bolsonaro. Hoje, 50% dos brasileiros não votariam nele de maneira nenhuma, contra 42% de Lula, 8 pontos abaixo no índice negativo. O petista tem outros 45% os que o conhecem e nele votarão, enquanto 10% conhecem e poderiam votar. Abaixo nos dois índices positivos, o capitão tem 37% dos brasileiros que o conhecem e votarão em sua reeleição, com 9% que conhecem e poderiam votar.

 

(Infográfico: Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)

 

William Passos, geógrafo com especialização doutoral em Estatística no IBGE

ANÁLISE DO ESPECIALISTA — “A segunda Quaest deste 2º turno aponta estabilidade em relação à pesquisa da última quinta (6), com poucos números se movimentando. Na simulação estimulada, 76,7 milhões de eleitores hoje votariam em Lula no próximo dia 30: 49% do eleitorado. E 64,1 milhões dos brasileiros prefeririam Bolsonaro, 41% do total. Para 143,9 milhões de eleitores, 92% do total, o voto já está decidido e não sofrerá alteração até a urna. Há, portanto, apenas 12,5 milhões de eleitores em disputa pelos dois candidatos, ou 8% do eleitorado. A simulação baseada no modelo “likely voter” identifica os brasileiros com maior probabilidade de votar no 2º turno, minimizando a abstenção, cujas dificuldades de medição, em algumas eleições, distancia o resultado das pesquisas da apuração final do TSE. Com base nisso, a Quaest calculou 53% dos votos válidos a Lula e 47% a Bolsonaro. Sempre importante recordar que pesquisas eleitorais são só a fotografia de um momento, sem a pretensão de adivinhar o resultado final ou capacidade metodológica de dimensionar o ganho eleitoral dos candidatos nas últimas 48 horas antes da urna”, advertiu o geógrafo William Passos, com especialização doutoral em Estatística do Setor Público, da População e do Território na Escola Nacional de Ciências Estatísticas (Ence) do IBGE.

 

fb-share-icon0
Tweet 20
Pin Share20

Deixe um comentário