Nova pesquisa em Arraial: governo aprovado é favorito à reeleição

 

(Infográfico: Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)

 

Nova pesquisa do instituto Paraná, de renome nacional, confirma tendência da eleição municipal de Arraial do Cabo e outros 8 municípios da Região dos Lagos, Norte e Noroeste Fluminense para a urna de 6 de outubro, daqui a 24 dias: governo bem avaliado torna o prefeito favorito nas intenções de voto à reeleição. Prefeito de Arraial, Marcelo Magno tem seu governo aprovado por 79,6% da população e lidera a consulta estimulada (com apresentação dos nomes dos candidatos) com 70,4% das intenções de voto.

Evolução da liderança na estimulada — A nova pesquisa Paraná em Arraial foi feita com 560 eleitores entre os dias 7 e 10 de setembro, sob registro RJ-06301/2024 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e com margem de erro de 4,2 pontos para mais ou menos. Comparada com a pesquisa anterior do mesmo instituto e com a mesma metodologia, feita no mesmo município em fevereiro, a aprovação do governo variou pouco, de 79,8% há aos 79,6% de hoje. Mas a intenção de voto do prefeito cresceu: dos 62% na estimulada de fevereiro, aos atuais 70,4%.

 

(Infográfico: Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)

 

Aprovação de governo = intenção de voto na Região dos Lagos — Essa correlação entre aprovação de governo e favoritismo do prefeito na intenção de voto à reeleição se repete em outros 8 municípios da região. Na Região dos Lagos, em pesquisa Factum de 24 de agosto em São Pedro da Aldeia, o prefeito Fábio do Pastel (PL) teve 56% de intenção de voto na consulta estimulada, com 77,2% de aprovação de governo. Enquanto na Factum de 23 de março em Silva Jardim, a prefeita Maira de Jaime (MDB) teve 51,2% de intenção na estimulada, com 75,1% aprovação de governo.

No Noroeste e Norte Fluminense — Já no Noroeste Fluminense, em pesquisa Novo Correio Fluminense de 10 de setembro em Italva, o prefeito Léo Pelanca (PL) teve 74,2% de intenção de voto na consulta estimulada, com 81% de aprovação de governo. Os exemplos são ainda mais numerosos no Norte Fluminense (NF). Na pesquisa Factum de 11 de setembro em São João da Barra, a prefeita Carla Caputi (União) teve na estimulada 81,9% de intenção, com 90% de aprovação de governo. Na pesquisa Paraná de 26 de agosto em Campos, o prefeito Wladimir Garotinho (PP) teve na estimulada 63% de intenção, com 76,3% de aprovação.

 

Prefeitos da Região dos Lagos, Norte e Noroeste Fluminense com governos bem avaliados e favoritos à reeleição: Marcelo Magno em Arraial do Cabo, Carla Caputi em São João da Barra, Geane Vincler em Cardoso Moreira, Léo Pelanca em Italva, Wladimir Garotinho em Campos, Welberth Rezende em Macaé, Valmir Lessa em Conceição de Macabu, Fábio do Pastel em São Pedro da Aldeia e Maira de Jaime em Silva Jardim (Infográfico: Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)

 

Mais aprovação de governo = intenção de voto no NF — A correlação entre aprovação de governo e favoritismo à reeleição segue em outros municípios do NF. Na pesquisa Prefab Future de 9 de setembro em Cardoso Moreira, a prefeita Geane Vincler (União) teve na consulta estimulada 68,2% de intenção de voto, com 74,8% de aprovação de governo. Na pesquisa Factum de 25 de agosto em Conceição de Macabu, o prefeito Valmir Lessa (Cidadana) teve na estimulada 41,2% de intenção, com 68,4% de aprovação de governo. E, na pesquisa Paraná de 19 de agosto em Macaé, o prefeito Welberth Rezende (Cidadania) teve na estimulada 70,3% de intenção, com 85% de aprovação.

Oposição na estimulada de Arraial — De volta à consulta estimulada da pesquisa Paraná de setembro em Arraial, o prefeito Marcelo Magno teve seus 70,4% de intenção de voto seguidos à longa distância por Andinho (União), com 12,5% (queda de 2,7 pontos em relação aos 15,2% que teve na pesquisa Paraná de fevereiro); e por Arlete do Mercado (Novo), com 4,1% (crescimento de 1,1 ponto sobre os 3% que tinha há sete meses). Outros 7,3% disseram que votarão em ninguém/branco/nulo, enquanto 5,7% não souberam ou quiseram responder.

 

(Infográfico: Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)

 

Espontânea — Na consulta espontânea, onde o eleitor fala da própria cabeça em quem votará, revelando uma intenção de voto mais difícil de ser mudada tão perto da urna, Marcelo Magno também tem ampla vantagem, com 49,8%. O prefeito veio seguido à distância por Andinho, com 5,7% de intenção cristalizada; e por Arlete, com 0,9%. Outros 38% não souberam responder, com 5,2% de ninguém/branco/nulo e 0,4% que citaram nomes fora da disputa.

 

(Infográfico: Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)

 

Rejeição — Na rejeição em Arraial, quem mais cresceu na comparação entre as pesquisas Paraná de fevereiro e setembro foi Andinho: de 37,4% aos atuais 47,7%. Ele foi seguido por Arlete, que cresceu sua rejeição de 28,9% aos atuais 32,5%. Favorito com larga margem nas intenções e voto, o prefeito Marcelo foi o único a decair numericamente na rejeição: dos 16,1% de fevereiro aos 13,8% de setembro. Outros 8,9% não souberam agora responder, enquanto 7% disseram que poderiam votar em qualquer um dos três candidatos.

 

(Infográfico: Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)

 

William Passos, geógrafo com especialização doutoral em estatística pelo IBGE

Análise do especialista — “Com nível de confiança de 95%, a Paraná Pesquisas entrega mais uma pesquisa com bom padrão de qualidade técnica. Para as eleições de 6 de outubro de 2024, estarão habilitados pelo TSE 36.528 eleitores em Arraial do Cabo. O cenário projetado é de reeleição do prefeito Marcelo Magno, com 49,8% das intenções na consulta espontânea, que sobem para 70,4% na estimulada. Seus dois concorrentes, Andinho tem 5,7% na espontânea e 12,5% na estimulada, enquanto Arlete do Mercado tem 0,9% espontânea e 4,1% na estimulada. A reeleição do prefeito também é indicada por sua menor rejeição na comparação com os concorrentes e com os 79,6% de aprovação popular ao seu governo”, resumiu William Passos, geógrafo com especialização doutoral em estatística no IBGE.

 

fb-share-icon0
Tweet 20
Pin Share20

Deixe um comentário