Nova pesquisa do instituto Paraná, de renome nacional, confirma tendência da eleição municipal de Arraial do Cabo e outros 8 municípios da Região dos Lagos, Norte e Noroeste Fluminense para a urna de 6 de outubro, daqui a 24 dias: governo bem avaliado torna o prefeito favorito nas intenções de voto à reeleição. Prefeito de Arraial, Marcelo Magno tem seu governo aprovado por 79,6% da população e lidera a consulta estimulada (com apresentação dos nomes dos candidatos) com 70,4% das intenções de voto.
Evolução da liderança na estimulada — A nova pesquisa Paraná em Arraial foi feita com 560 eleitores entre os dias 7 e 10 de setembro, sob registro RJ-06301/2024 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e com margem de erro de 4,2 pontos para mais ou menos. Comparada com a pesquisa anterior do mesmo instituto e com a mesma metodologia, feita no mesmo município em fevereiro, a aprovação do governo variou pouco, de 79,8% há aos 79,6% de hoje. Mas a intenção de voto do prefeito cresceu: dos 62% na estimulada de fevereiro, aos atuais 70,4%.
Aprovação de governo = intenção de voto na Região dos Lagos — Essa correlação entre aprovação de governo e favoritismo do prefeito na intenção de voto à reeleição se repete em outros 8 municípios da região. Na Região dos Lagos, em pesquisa Factum de 24 de agosto em São Pedro da Aldeia, o prefeito Fábio do Pastel (PL) teve 56% de intenção de voto na consulta estimulada, com 77,2% de aprovação de governo. Enquanto na Factum de 23 de março em Silva Jardim, a prefeita Maira de Jaime (MDB) teve 51,2% de intenção na estimulada, com 75,1% aprovação de governo.
No Noroeste e Norte Fluminense — Já no Noroeste Fluminense, em pesquisa Novo Correio Fluminense de 10 de setembro em Italva, o prefeito Léo Pelanca (PL) teve 74,2% de intenção de voto na consulta estimulada, com 81% de aprovação de governo. Os exemplos são ainda mais numerosos no Norte Fluminense (NF). Na pesquisa Factum de 11 de setembro em São João da Barra, a prefeita Carla Caputi (União) teve na estimulada 81,9% de intenção, com 90% de aprovação de governo. Na pesquisa Paraná de 26 de agosto em Campos, o prefeito Wladimir Garotinho (PP) teve na estimulada 63% de intenção, com 76,3% de aprovação.
Mais aprovação de governo = intenção de voto no NF — A correlação entre aprovação de governo e favoritismo à reeleição segue em outros municípios do NF. Na pesquisa Prefab Future de 9 de setembro em Cardoso Moreira, a prefeita Geane Vincler (União) teve na consulta estimulada 68,2% de intenção de voto, com 74,8% de aprovação de governo. Na pesquisa Factum de 25 de agosto em Conceição de Macabu, o prefeito Valmir Lessa (Cidadana) teve na estimulada 41,2% de intenção, com 68,4% de aprovação de governo. E, na pesquisa Paraná de 19 de agosto em Macaé, o prefeito Welberth Rezende (Cidadania) teve na estimulada 70,3% de intenção, com 85% de aprovação.
Oposição na estimulada de Arraial — De volta à consulta estimulada da pesquisa Paraná de setembro em Arraial, o prefeito Marcelo Magno teve seus 70,4% de intenção de voto seguidos à longa distância por Andinho (União), com 12,5% (queda de 2,7 pontos em relação aos 15,2% que teve na pesquisa Paraná de fevereiro); e por Arlete do Mercado (Novo), com 4,1% (crescimento de 1,1 ponto sobre os 3% que tinha há sete meses). Outros 7,3% disseram que votarão em ninguém/branco/nulo, enquanto 5,7% não souberam ou quiseram responder.
Espontânea — Na consulta espontânea, onde o eleitor fala da própria cabeça em quem votará, revelando uma intenção de voto mais difícil de ser mudada tão perto da urna, Marcelo Magno também tem ampla vantagem, com 49,8%. O prefeito veio seguido à distância por Andinho, com 5,7% de intenção cristalizada; e por Arlete, com 0,9%. Outros 38% não souberam responder, com 5,2% de ninguém/branco/nulo e 0,4% que citaram nomes fora da disputa.
Rejeição — Na rejeição em Arraial, quem mais cresceu na comparação entre as pesquisas Paraná de fevereiro e setembro foi Andinho: de 37,4% aos atuais 47,7%. Ele foi seguido por Arlete, que cresceu sua rejeição de 28,9% aos atuais 32,5%. Favorito com larga margem nas intenções e voto, o prefeito Marcelo foi o único a decair numericamente na rejeição: dos 16,1% de fevereiro aos 13,8% de setembro. Outros 8,9% não souberam agora responder, enquanto 7% disseram que poderiam votar em qualquer um dos três candidatos.
Análise do especialista — “Com nível de confiança de 95%, a Paraná Pesquisas entrega mais uma pesquisa com bom padrão de qualidade técnica. Para as eleições de 6 de outubro de 2024, estarão habilitados pelo TSE 36.528 eleitores em Arraial do Cabo. O cenário projetado é de reeleição do prefeito Marcelo Magno, com 49,8% das intenções na consulta espontânea, que sobem para 70,4% na estimulada. Seus dois concorrentes, Andinho tem 5,7% na espontânea e 12,5% na estimulada, enquanto Arlete do Mercado tem 0,9% espontânea e 4,1% na estimulada. A reeleição do prefeito também é indicada por sua menor rejeição na comparação com os concorrentes e com os 79,6% de aprovação popular ao seu governo”, resumiu William Passos, geógrafo com especialização doutoral em estatística no IBGE.