O apoio da deputada estadual Carla Machado (PT) à candidatura da Delegada Madeleine (União) a prefeita de Campos, anunciado na noite de ontem (confira aqui e aqui) em um evento de campanha em Mineiros, na Baixada Campista, gerou reação das executivas estadual e municipal do PT. Que tem o Professor Jefferson como candidato a prefeito de Campos.
— O Partido dos Trabalhadores do Estado do Rio de Janeiro reafirma a candidatura do Professor Jefferson para a Prefeitura de Campos dos Goytacazes (…) O apoio da deputada estadual Carla Machado à candidatura do União Brasil é um desrespeito ao partido e às suas instâncias democráticas, que consideramos advertida pela atitude. Passado o processo eleitoral, a CEE se reunirá para avaliar e decidir sobre casos de indisciplina partidária, como o caso da declaração de apoio da deputada à candidata do União Brasil. O apoio a outras candidaturas da parte de qualquer filiado(a) do PT em Campos é um desrespeito à fidelidade partidária. A fidelidade partidária é uma obrigação e um princípio básico de qualquer filiado(a) ao partido — cobrou a executiva estadual do PT em nota divulgada esta noite.
— A executiva do Partido dos Trabalhadores vem a público manifestar seu total apoio à candidatura do Professor Jefferson (…) Em relação à recente posição da deputada estadual Carla Machado, estamos encaminhando o fato à executiva estadual para ciência e devidos procedimentos partidários — disse em nota a executiva do PT em Campos, no final da tarde, depois reforçada pela posição da executiva estadual do partido.
Na verdade, como publicado na coluna Ponto Final de hoje, basta olhar as últimas pesquisas eleitorais de Campos, registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), feita pelos institutos Paraná e Real Time Big Data do final de agosto, para constatar que o prefeito Wladimir Garotinho (PP) e Madeleine já tinham herdado a maior parte das intenções de voto de Carla. Que chegou a ter 18,7% de intenção na pesquisa Prefab Future de 26 de abril.
No primeiro semestre deste ano eleitoral, com apoio de boa parte do PT municipal e estadual, Carla insistia em se dizer pré-candidata a prefeita de Campos. Mesmo que, reeleita prefeita de São João da Barra em 2020, ela estivesse impedida por toda a jurisprudência do TSE e do Supremo Tribunal Federal (STF) de ser candidata a prefeita pela 3ª vez seguida em município limítrofe. Esse impedimento foi confirmado por unanimidade no TSE em 18 de junho. O que forçou a Carla a anunciar sua desistência em 26 de junho.
Desde então, mesmo que suas intenções de voto já tivessem migrado nas pesquisas, era esperado que Carla apoiasse Jefferson. Este tinha 0,6% de intenção em abril e chegou ao final de agosto entre 2,7% (+ 2,1 pontos) a 4% (+ 3,6 pontos). Enquanto, no mesmo período, Wladimir saiu de 53,7% para 63% (+ 9,3 pontos) e Madeleine foi de 6,8% para 17,9% (+ 11,1 pontos) e 15% (+ 8,2 pontos).
Só as próximas pesquisas registradas de Campos, com uma nova Real Time Big Data com divulgação no TSE programada para esta segunda (23), poderão dizer se o apoio de Carla a Madeleine mudou o que já parecia ter ocorrido. Jefferson repete, na esquerda, o que já ocorreu na direita de Campos com Thuin (PRD). O vereador de oposição era vice na chapa a prefeito de Campos do deputado estadual Thiago Rangel (PMB) e teve que assumir a candidatura. Depois que Thiago desistiu para, como Carla, também apoiar Madeleine.
Os apoios de Thiago e Carla a Madeleine foram costurados pelo presidente e colega de ambos na Alerj, deputado Rodrigo Bacellar (União), que estava no evento de ontem em Mineiros. Onde, numa ironia do destino, Carla manifestou seu apoio a Madeleine na noite do mesmo dia em que Jefferson ingressou na Justiça com pedido de cassação da chapa de Wladimir, por alegado “abuso de poder político e econômico”. Para eleger o prefeito, principal opositor dos Bacellar, como alvo preferencial do PT de Campos.
Infelizmente o PT de Campos tem que aprender muito com Lula que é extremamente habilidoso na arte da política, a política é a arte de negociar, as costuras tem que ser bem feitas e amarradas, PT na região precisa aprender com os erros, fazer autocrítica, o Professor Jefferson é um bom nome e está reconstrução pode sim ser encabeçada por ele!!!