AtlasIntel: Lula em recuperação parcial de aprovação e intenção

 

(Infográfico: Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)

 

Em queda nas pesquisas desde 2024, o presidente Lula (PT) e seu governo fecham abril em recuperação parcial de popularidade. Sinalizada primeiro pela Datafolha do início de abril, a tendência apareceu também na nova pesquisa AtlasIntel divulgada ontem (28). Comparada (confira aqui) com a AtlasIntel de março, o governo cresceu a aprovação de 44,9% a 46,1%. Enquanto os que desaprovam, ainda maioria, caíram de 53,6% aos atuais 50,1%.

 

(Infográfico: Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)

 

Contra Bolsonaro — Lula também melhorou na intenção de voto. Num 1º turno contra Jair Bolsonaro (PL), inelegível até 2030 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e réu por tentativa de golpe de Estado no Supremo Tribunal Federal (STF), Lula continua atrás: 44,2% a 45,1% do ex-presidente. Mas é um empate técnico na margem de erro de 1 ponto para mais ou menos. Na AtlasIntel de março, Lula estava 5 pontos atrás: 40,6% a 45,6% de Bolsonaro.

 

(Infográfico: Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)

 

Contra Tarcísio e Michelle — Lula também melhorou nas intenções de voto ao 1º turno contra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (REP). Que, hoje, está atrás do petista por 42,8% a 34,3%. A vantagem de 8,5 pontos do presidente é maior do que os 7,8 pontos que ele tinha na AtlasIntel de março, quando bateria Tarcísio por 41,7% a 33,9%. Em abril, Lula também ficou à frente da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) no 1º turno, por 43,3% a 31,3%, diferença de 12 pontos.

 

(Infográfico: Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)

 

No 2º turno — Lula também melhorou nas projeções de um eventual 2º turno. Numericamente atrás de Bolsonaro (46% a 48%) e Tarcísio (46% a 47%) na AtlasIntel de março, o petista apareceu em abril à frente do primeiro (48,5% a 46,4%) e em empate exato com o segundo (46,7% a 46,7%). Com Michelle, que não foi testada nos cenários de março, Lula apareceu em abril quase empatado na projeção de 2º turno: 46,6% a 46,1%.

 

(Infográfico: Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)

 

Dados da pesquisa — A nova pesquisa da série histórica AtlasIntel foi feita entre 20 e 24 de abril. E entrevistou digitalmente 5.419 eleitores brasileiros pela metodologia Atlas Random Digital Recruitment (RDR).

William Passos, geógrafo com especialização doutoral em estatística no IBGE

Análise do especialista — “O governo Lula vinha tendo sua aprovação caindo pesquisa a pesquisa desde janeiro de 2024, quando começaram as medições da pesquisa AtlasIntel. Agora na pesquisa de abril de 2025, porém, com 46,1% de aprovação, o presidente apresenta sua melhor aprovação no ano, superando a de janeiro (45,9%), fevereiro (45,7%) e março (44,9%), quando a aprovação caiu ao pior patamar do mandato. Na AtlasIntel de abril, a melhora parece derivar da percepção de leve queda da inflação, leve recuperação do poder de compra e um aumento ainda maior das expectativas econômicas”, concluiu William Passos, geógrafo com especialização doutoral em estatística no IBGE.

 

fb-share-icon0
Tweet 20
Pin Share20

Deixe um comentário