SJB à espera de pesquisa eleitoral entre Caputi e Danilo

 

(Montagem: Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)

 

 

E a pesquisa eleitoral de SJB?

No sábado (8), esta coluna anunciou (confira aqui) que uma pesquisa eleitoral de São João da Barra, feita pelo instituto Factum, estava registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para ser divulgada na segunda (10). Não por conta do TSE, a previsão de divulgação acabou prorrogada para o próximo sábado (15), dia de nova edição da Folha da Manhã. Em 28 de março, uma pesquisa Factum foi divulgada no blog Opiniões, mas (confira aqui) de Silva Jardim. Que deu à prefeita daquele município, Maira do Jaime (MDB), favoritismo à reeleição: 51,2% das intenções de voto na consulta estimulada — com apresentação dos nomes dos prefeitáveis ao eleitor.

 

Caputi manteve, reduziu ou aumentou vantagem?

Aquela pesquisa de Silva Jardim foi endossada tecnicamente pelo especialista William Passos, geógrafo com especialização doutoral em estatística no IBGE: “a pesquisa da Factum foi realizada sob parâmetros de alta qualidade técnica”. Por isso, a feita pelo mesmo instituto em São João da Barra era e é esperada. Sobretudo para saber se a prefeita Carla Caputi (União) mantém, reduziu ou aumentou sua grande vantagem à reeleição. Que uma pesquisa Iguape de outubro de 2023, ainda sem necessidade de registro no TSE, registrou (confira aqui) entre 72,2% e 72,9% das intenções de voto na consulta estimulada.

 

Em 2023, contra Bruno e Elísio

Ocorre que, entre as pesquisas eleitorais de SJB de outubro de 2023 e de junho de 2024, houve relevante alteração no cenário. Nove meses atrás, a Iguape mediu as intenções de voto de dois possíveis adversários de Caputi: o deputado estadual Bruno Dauaire (União) e o vereador Elísio Rodrigues (PL). Na repercussão daquela pesquisa, Bruno disse em primeira mão (confira aqui) a esta coluna, em 8 de novembro, que não seria candidato a prefeito. Por sua vez, como também foi divulgado pela coluna (confira aqui) em 6 de março, Elísio desistiu da pré-candidatura a prefeito pela oposição para compor com Caputi como pré-candidato à reeleição de vereador.

 

Em 2024, contra Danilo

Pré-candidatos a prefeito de SJB, em dois cenários da consulta estimulada Iguape de 2023, Elísio variou de 6,8% a 7,6% de intenção de voto; e Bruno de 4,8% a 6,7%. Hoje, às vésperas das convenções partidárias de julho, o único pré-candidato a prefeito de oposição é o jovem administrador público Danilo Barreto (Novo). Candidato mais votado a vereador na sede de SJB em 2020, ele não se elegeu. Portanto, se aparecer nessa pesquisa Factum de 2024 perto ou com mais intenção de voto a prefeito do que um deputado estadual e um vereador, Danilo já sairá ganhando politicamente. Por mais improvável que seja a sua vitória eleitoral. A ver.

 

Publicado hoje na Folha da Manhã.

 

fb-share-icon0
Tweet 20
Pin Share20

Deixe um comentário