Depois do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ter confirmado na terça (confira aqui) toda sua jurisprudência — que impede (confira aqui) a candidatura de Carla Machado (PT) a prefeita de Campos em 2024, após já ter sido reeleita prefeita de São João da Barra em 2020 —, o PT de Campos que não adotou a atitude bolsonarista de bater pezinho contra a Justiça Eleitoral começa a se articular para debater e formar um projeto de governo ao seu candidato a prefeito. Que pode ser o professor Jefferson de Azevedo ou o sindicalista Helinho Anomal.
Às 19h desta terça (25), no auditório do Sindipetro NF, seu coordenador-geral licenciado para ser pré-candidato petista a vereador, Tezeu Bezerra, abre a série de 13 encontros temáticos, duas vezes por semana, da Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV). O objetivo é reunir lideranças em debate de propostas para a construção participativa e colaborativa de um programa de governo para Campos.
Foram escolhidos 13 eixos temáticos: 1) desenvolvimento, emprego e renda; 2) habitação e urbanização 3) produção agropecuária e agricultura familiar; 4) educação integral e educação do campo; 5) ciência, inovação, desenvolvimento tecnológico e inovação da administração pública; 6) juventude e direitos humanos; 7) mobilidade urbana e transporte público; 8) moeda social, economia solidária e assistência social; 9) cultura e patrimônio histórico; 10) saúde integral, preventiva e envelhecimento saudável; 11) ambiente e sustentabilidade; 12) esporte e lazer; e 13) segurança pública.
Abertos à população, os encontros seguirão até 29 de julho. Ao final, será definido um Grupo de Trabalho que, a partir dos debates e apontamentos, vai preparar uma minuta com diretrizes e proposições sobre cada um dos 13 temas. As propostas formarão um documento único, que será apresentado à população em 3 de agosto, no lançamento das candidaturas da Federação Brasil da Esperança à eleição municipal de 6 de outubro.
Com a impossibilidade da deputada estadual Carla Machado se candidatar a prefeita em 2024, como a Folha vinha alertando desde 2023, Jefferson de Azevedo e Helinho Anomal são os pré-candidatos a prefeito do PT postos e elegíveis. Mas, nos bastidores, se especula (confira aqui) que Carla poderia tentar fazer da servidora municipal Elaine Leão (PT), presidente do Siprosep e pré-candidata a vereadora, sua candidata a prefeita.