Elaine Leão na chapa a prefeita de Campos com Carla Machado?

 

Petistas Elaine Leão, Carla Machado, Jefferson de Azevedo e Helinho Anomal (Montagem: Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)

 

 

Elaine a prefeita pelo PT?

Presidente do Sindicato dos Profissionais Servidores Públicos Municipais de Campos dos Goytacazes (Siprosep), Elaine Leão pode ser a candidata do PT a prefeita? No caso, viria inicialmente como vice na chapa encabeçada pela deputada estadual Carla Machado (PT). E, se esta for obrigado a se retirar da disputa até o prazo legal de 16 de setembro, por toda a jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Supremo Tribunal Federal (STF) que impede uma terceira candidatura consecutiva a Executivo municipal, Elaine assumiria a chapa. É a possibilidade que vem sendo ecoada nos bastidores políticos da planície ao PT estadual.

 

Elaine ou Jefferson?

À coluna, Elaine confirmou que já ouviu a possibilidade, junto a contatos seus no PT do Rio. “Mas não recebi o convite. Se vier, estudo a possibilidade. Por ora, o que há de concreto é a minha pré-candidatura pelo PT a vereadora de Campos”, disse a presidente do Siprosep. Oficialmente, o PT tem três pré-candidaturas à Prefeitura de Campos: de Carla, do professor Jefferson de Azevedo e do sindicalista Helinho Anomal. Ao comando goitacá do partido, o mais provável, hoje, seria uma chapa encabeçada por Carla, com Jefferson de vice. Que assumiria se a ex-prefeita reeleita de SJB em 2020 não puder concorrer a prefeita de Campos em 2024.

 

Densidade eleitoral de Carla Machado em Campos

Tanto Jefferson quanto Helinho são petistas orgânicos. Diferente de Carla, nunca integraram nenhum outro partido. Só que a ex-prefeita de quatro mandatos em SJB, cujo último renunciou para concorrer à Alerj em 2022, se elegeu com 34.658 votos, 17.936 deles só em Campos. E, na única pesquisa até aqui registrada no TSE neste ano eleitoral de 2024, feita pelo instituto Prefab Future em 26 de abril, Carla foi a única, à exceção do prefeito Wladimir Garotinho (PP), a pontuar (confira aqui) com dois dígitos na consulta estimulada. Onde ela teve 18,7% de intenção de voto, contra 53,7% de Wladimir. Por sua vez, Jefferson ficou no 0,6%.

 

Para juristas, Carla não pode vir a prefeita

Embora todas as pesquisas de 2023 (confira aqui) e a única de 2024 apontem à possibilidade de Wladimir se reeleger já no 1º turno de 6 de outubro, daqui a 4 meses e 12 dias, a candidatura de Carla é encarada, até dentro do grupo dos Bacellar, como a única possibilidade real de levar a eleição ao 2º turno. Em entrevista ao Folha no Ar de 7 de dezembro, o advogado Cleber Tinoco (confira aqui) foi assertivo: “Uma mudança que libere a candidatura da Carla Machado não vai acontecer. A prefeita, não pode”. Ele endossou o que já tinham dito (confira aqui) a esta coluna, na edição de 28 de outubro, os advogados Pryscila Marins, João Paulo Granja e Gabriel Rangel, e o promotor Victor Queiroz.

 

Troca de nome a 20 dias da urna?

Sem ligação com nenhum grupo político, Cleber desnudou o que entende ser a intenção real da oposição com a candidatura de Carla a prefeita de Campos: “Por que alguém se arriscaria a colocar um candidato correndo risco de se tornar inelegível e ter os votos anulados? Isso pode ser uma estratégia, porque a legislação eleitoral permite a alteração do candidato até 20 dias antes (16 de setembro) do pleito. Você teria o nome (de Carla), que faria toda a campanha, e outro candidato assumiria o posto dela”. Indagada diretamente sobre essa fala em entrevista que deu ao Folha no Ar em 17 de maio, Carla não confirmou ou negou a possibilidade.

 

Nova Pracinha do Sossego

A Pracinha do Sossego, que tem nela e em seu entorno alguns dos melhores botequins da cidade, vai receber uma grande reforma, sendo repaginada e ganhando um “mini” boulevard, com a pequena rua situada entre a Álvaro Tâmega e Luís sendo fechada ao tráfego de carros. A informação é do Blog Ponto de Vista, assinado por Christiano Abreu Barbosa na Folha 1. Ele destaca que a rua, desde 2019, recebe o nome do saudoso veterinário Maron El Kik Jr, o Kiko. A obra está em fase de licitação e a previsão é que até o final do ano a praça esteja remodelada. O Quiosque do Sossego também será amplamente modernizado.

 

Reeleito

A Associação Fluminense dos Plantadores de Cana (Asflucan) terá Tito Inojosa como presidente e Frederico Veiga como vice-presidente por mais três anos. A eleição para a composição da mesa diretora aconteceu na semana passada, quando o nome de Tito foi referendado por unanimidade. Ele diz que o trabalho será de continuação e focado nas ações que contribuem para a modernização do setor sucroalcooleiro. “Nosso sentimento é continuar realizando e trazendo coisas novas para o setor. Inclusive, em 25 de junho, faremos um evento na Coagro para apresentar uma cana mais resistente à seca”.

 

Saúde da mulher

Neste sábado (25), a Sociedade Fluminense de Medicina e Cirurgia (SFMC), com apoio da secretaria municipal de Saúde, por meio do programa Hiperdia, vai promover a Caminhada da Vitalidade, um evento focado na saúde cardiovascular feminina. A concentração será às 9h, na sede da SFMC, localizada na Faculdade de Medicina. A caminhada terá como destino a Praça do Liceu. No local, a equipe do Hiperdia irá oferecer diversas ações gratuitas, como aferição de pressão arterial, glicose, peso, além de orientações nutricionais e sobre mudanças de estilo de vida. Para incentivar a prática de exercícios, será oferecida uma aula de ginástica ao ar livre.

 

Com a jornalista Joseli Matias.

 

Publicado hoje na Folha da Manhã.

 

fb-share-icon0
Tweet 20
Pin Share20

Este post tem um comentário

Deixe um comentário