Em Italva, Pelanca é o 9º prefeito da região favorito à reeleição

 

(Infgráfico: Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)

 

Hoje, a 26 dias da urna de 6 de outubro, o cenário eleitoral de Italva repete o de outros 8 municípios da região: com um governo popularmente bem avaliado, o prefeito Léo Pelanca (PL) é favorito à reeleição. Pesquisa do instituto Novo Correio Fluminense deu Pelanca com 74,20% de intenção de voto na consulta estimulada (com apresentação dos nomes dos candidatos), ou 78,94% de intenção de voto válido (descontados brancos e nulos). A vantagem é fruto da avaliação do governo de Italva: 81% da população aprovam a atual gestão, entre os 54,80% que a consideram boa e os 26,20% que a consideram ótima.

 

(Infográfico: Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)

 

Aprovação de governo = intenção de voto — Na consulta estimulada, bem atrás dos 74,20% de intenção de voto do prefeito, vieram Alcirley Lima (União), com 13% (ou 13,83% de intenção de voto válido); e Claudinei Melo (Avante), com 6,80% (ou 7,23% dos válidos). Outros 3,80% disseram que votarão em branco ou nulo, enquanto 2,20% não opinaram. Na avaliação de governo, além da maioria de 81% que considera o governo de Italva bom (54,80%) e ótimo (26,20%), outros 9,60% acham que é regular; com 4,80% de ruim, 4,20% de péssimo e 0,40% que não souberam opinar.

 

(Infográfico: Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)

 

Dados da pesquisa — A pesquisa Novo Correio Fluminense a prefeito de Italva foi feita com 500 eleitores do município, entre 3 e 4 de setembro. Sob registro RJ-02256/2024 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ela tem margem de erro de 4,3 pontos para mais ou menos.

 

(Infográfico: Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)

 

Correlação é regra no NF — Presente em Italva, a correlação entre aprovação de governo e favoritismo do prefeito à reeleição se repete em outros 5 municípios do Norte Fluminense. Em Campos, Wladimir Garotinho (PP) tem 63% de intenção de voto na estimulada, com aprovação de governo de 76,3%; em São João da Barra, Carla Caputi (União) tem 71,12% de intenção, com aprovação de governo de 86,88%; em Macaé, Welberth Rezende (Cidadania) tem 70,3% de intenção, com aprovação de governo de 85%; em Cardoso Moreira, a prefeita Geane Vincler (União) tem 68,2% de intenção, com aprovação de governo de 74,8%; em Conceição de Macabu, o prefeito Valmir Lessa (Cidadania) tem 41,2% de intenção, com aprovação de governo de 68,4%.

 

Prefeitos do Norte Fluminense e Região dos Lagos com governos bem avaliados pela população e favoritos nas pesquisas à reeleição: Wladimir Garotinho em Campos dos Goytacazes, Carla Caputi em São João da Barra, Geane Vincler em Cardoso Moreira, Valmir Lessa em Conceição de Macabu, Fábio do Pastel em São Pedro da Aldeia, Marcelo Magno em Arraial do Cabo e Maira de Jaime em Silva Jardim (Infográfico: Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)

 

Também na Região dos Lagos — A mesma correlação entre aprovação popular de governo e favoritismo do atual prefeito candidato à reeleição também se repete em 3 municípios da Região dos Lagos. Em São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL) teve 56% de intenção de voto, com aprovação de governo de 77,2%; em Arraial do Cabo, Marcelo Magno (PL) teve 62% de intenção de voto na consulta estimulada, com aprovação de governo de 79,8%; em Silva Jardim, Maira de Jaime (MDB) teve 51,2% de intenção de voto, com aprovação de governo de 75,1%.

Espontânea em Italva — Como também acontece nesses outros oito municípios, em Italva o prefeito Léo Pelanca também lidera a consulta espontânea (onde o eleitor fala em quem vai votar da própria cabeça), com 69,40% de intenção de voto cristalizada, com pouca chance de mudança até 6 de outubro. Ele também veio seguido à distância por Alcirley, com 9,40%; e por Claudinei, com 4,40%; enquanto 16,80% não opinaram.

 

(Infográfico: Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)

 

Rejeição — No índice negativo da rejeição, quem lidera em Italva é Alcirley, com 28% de italvenses que não votariam nele a prefeito. Ele foi seguido por Claudinei, com 21,60%; e pelo prefeito Pelanca, com apenas 9,60% de rejeição. A maioria de 40,80%, no entanto, não opinou na consulta Novo Correio Fluminense sobre qual dos candidatos a prefeito de Italva não votaria em 6 de outubro.

 

(Infográfico: Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)

 

William Passos, geógrafo com especialização doutoral em estatística pelo IGBE

Análise do especialista — “Com grau de confiança de 95,0% e 500 entrevistas de rua, face a face, a pesquisa apresenta boa qualidade técnica, com margem de erro de 4,3 pontos. Com 12.146 eleitores habilitados no TSE para votar em 6 de outubro, Italva tem eleição de turno único a prefeito. A pesquisa aponta à reeleição do prefeito Léo Pelanca, com 69,40% das intenções na consulta espontânea, 74,20% na estimulada e para 78,94% nos votos válidos. A probabilidade de reeleição do atual prefeito é explicada pelos 81,00% da soma de bom e ótimo da avaliação da administração municipal pelo eleitorado”, explicou William Passos, geógrafo com especialização doutoral em estatística no IBGE.

 

fb-share-icon0
Tweet 20
Pin Share20

Deixe um comentário