Se governo aprovado faz do prefeito candidato à reeleição favorito nas pesquisas em 9 municípios da região, nova pesquisa Paraná de Rio das Ostras mostra o outro lado da moeda. Ex-prefeito da cidade por três mandatos, Carlos Augusto Balthazar (PL) segue liderando a corrida à urna de 6 de outubro, daqui a apenas 20 dias. Ele teve 49% de intenções de voto na consulta estimulada (com a apresentação dos nomes dos candidatos) da nova pesquisa Paraná. Que manteve como 2º colocado o vereador Mauricio BM (União), com 20,9% de intenção. Ele é apoiado pelo prefeito Marcelino Borba (sem partido), cujo governo é desaprovado por 72,4% da população.
Dados da pesquisa e evolução da liderança — A nova pesquisa Paraná, instituto de renome nacional, foi feita com 680 eleitores entre 9 e 12 de setembro, registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) como RJ-06026/2024 e com margem de erro de 3,8 pontos para mais ou menos. Comparada com a pesquisa do mesmo instituto e com a mesma metodologia, feita no mesmo município em abril, Carlos Augusto oscilou para baixo na margem de erro, indo de 50% aos atuais 49% na estimulada.
Estimulada entre abril e setembro — Em 2º lugar na corrida, Mauricio BM oscilou para cima: dos 14,1% de abril aos atuais 20,9% de intenção, assim como Misaias Machado (REP), que foi de 4% aos atuais 5,9%. Os outros dois candidatos a prefeito de Rio das Ostras, homologados nas convenções partidárias, não estavam na pesquisa Paraná de abril. Mas, na de setembro, Kátia Macillo (PT) apareceu com 4,3% na estimulada, seguida do Professor Luciano (Psol), com 3,7% de intenção. Outros 9,7% disseram que votarão em nenhum/branco/nulo, enquanto 6,6% não souberam responder.
Reprovação ao atual governo — Principal apoiador da candidatura do vereador Mauricio BM a prefeito, o atual, Marcelino Borba, também conhecido como Marcelino da Farmácia, oscilou para cima na reprovação ao seu governo: dos 68,1% de abril aos atuais 72,4% dos riostrenses. Os que aprovam oscilaram para baixo: de 27,5% há cinco meses aos atuais 22,8%. Por sua vez, os 4,4% que não souberam opinar em abril são quase os mesmos 4,9% de setembro.
Espontânea — Na consulta espontânea, em que o eleitor fala da própria cabeça em quem votará, com pouca chance de mudança até 6 de outubro, Carlos Augusto não só também lidera, como cresceu 16,1 pontos em cinco meses. Ele tinha 14,3% de intenção em abril, passando aos atuais 30,4%. Mauricio BM oscilou para cima, dos 4% de abril aos atuais 9,6%, assim como Misaias Machado, de 0,4% aos 2,5% de setembro. Quando Kátia Macillo apareceu com 0,6% e Professor Luciano com 0,4%. A maioria de 47,8%, no entanto, não soube responder, além dos 8,4% que disseram votar em nenhum/branco/nulo, o que revela um pleito matematicamente ainda aberto.
Rejeição — A rejeição entre os candidatos foi a disputa mais acirrada nas consultas feitas pela pesquisa Paraná de setembro em Rio das Ostras. Líder isolado nas intenções de voto nas consultas estimulada e espontânea, Carlos Augusto lidera também a rejeição: tinha 27,1% no índice negativo de abril e oscilou para baixo, aos 26,5% de setembro. Ele está, no entanto, empatado tecnicamente, dentro da margem de erro, com seu principal concorrente: Mauricio BM tinha 20,1% de rejeição em abril e oscilou para cima, aos atuais 25,3%.
Misaias Machado oscilou para baixo na rejeição das pesquisas Paraná de abril e setembro: tinha 19,7% e tem hoje 16,6%. Ele ficou atrás numericamente de Kátia Macillo, que já apareceu agora com 17,8%, enquanto o Professor Luciano registrou 13,1% no índice negativo. Outros 19,6% não souberam responder sobre rejeição, enquanto 7,9% disseram que poderiam votar em qualquer um dos 5 candidatos a prefeito do município da Região dos Lagos.
Análise do especialista — “A Paraná Pesquisas tem entregado avaliação de cenários eleitorais com bom padrão de qualidade técnica. Para as eleições de 6 de outubro de 2024, estão habilitados a votar em Rio das Ostras 101.508 eleitores. Com nível de confiança de 95%, o cenário projetado é de eleição do ex-prefeito Carlos Augusto Balthazar, que aparece com 30,4% das intenções no voto espontâneo e sobe para 49,0% no voto estimulado. O principal concorrente é Maurício BM, que aparece com 9,6% das intenções no voto espontâneo e 20,9% no voto estimulado. Uma das explicações para a liderança de Carlos Augusto, além da memória da população sobre o período de administração do ex-prefeito, é a má avaliação do atual prefeito Marcelino Borba, aprovado por apenas 22,8% da população”, relacionou William Passos, geógrafo com especialização doutoral em estatística no IBGE.