SJB, Arraial e outras 7 cidades: prefeito aprovado é favorito à reeleição

 

(Infográfico: Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)

 

Caputi amplia favoritismo em São João da Barra

Ex-sede de SFI, São João da Barra projeta uma eleição sem surpresa para 6 de outubro. Se todas as pesquisas, desde 2023, indicam a reeleição da prefeita Carla Caputi (União), a sua larga vantagem apareceu ampliada (confira aqui) na última. Feita com 381 eleitores entre 5 e 6 de setembro, com registro RJ 06382/2024 no TSE e margem de erro de 5 pontos para mais ou menos, Caputi teve 81,9% de intenção de voto na consulta estimulada, contra 9,2% do jovem administrador público Danilo Barreto (Novo). Comparada com outra pesquisa Factum, feita em junho, onde teve 71,12% de estimulada, a prefeita cresceu mais de 10 pontos nos três últimos meses.

 

Aprovação de governo = intenção de voto (I)

Como acontece em 9 municípios do Norte e Noroeste Fluminense, e Região dos Lagos, dos 11 que a Folha divulgou pesquisas, a grande vantagem da prefeita de SJB à reeleição advém da aprovação de governo. O de Caputi apareceu aprovado na pesquisa Factum, divulgada na quarta (11), por 90% dos sanjoanenses. É a mesma correlação entre aprovação de governo e favoritismo à reeleição que pesquisa do instituto Paraná, sob o registro RJ-06301/2024 e divulgada na quinta (12), deu (confira aqui) ao prefeito Marcelo Magno (PL) em Arraial do Cabo. Com 70,4% de intenção de voto na estimulada, sua gestão é aprovada por 79,6% da população.

 

(infográfico: Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)

 

Aprovação de governo = intenção de voto (II)

Essa correlação entre aprovação de governo e favoritismo à reeleição se repete com os prefeitos Geane Vincler (União) em Cardoso Moreira, Fábio do Pastel (PL) em São Pedro da Aldeia, Léo Pelanca (PL) em Italva, Wladimir Garotinho (PP) em Campos, Valmir Lessa (Cidadania) em Conceição de Macabu, Welberth Rezende (Cidadania) em Macaé e Maira de Jaime (MDB) em Silva Jardim. Como se confirma, por antítese, em Cabo Frio. Atual prefeita e candidata à reeleição, Madgala Furtado (PV) tem a gestão desaprovada por 63,1% do povo. E o deputado estadual Dr. Serginho (PL) lidera a prefeito com 59,6% de intenção na estimulada.

 

(Infográfico: Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)

 

Publicado hoje na Folha da Manhã.

 

fb-share-icon0
Tweet 20
Pin Share20

Deixe um comentário