Aprovação de governo = intenção de voto (I)
Wladimir e os prefeitos Carla Caputi (União) em São João da Barra, Marcelo Magno (PL) em Arraial do Cabo, Fábio do Pastel (PL) em São Pedro da Aldeia, Léo Pelanca (PL) em Italva, Valmir Lessa (Cidadania) em Conceição de Macabu, Welbert Rezende (Cidadania) em Macaé, Geane Vincler (União) em Cardoso Moreira e Maira de Jaime (MDB) em Silva Jardim tentarão a reeleição em 6 de outubro pela mesma equação. Pelas pesquisas nestes 9 municípios da região, todos têm governos aprovados pela maioria da população e lideram a intenção de voto. Seja na consulta estimulada ou espontânea, todos com adversários liderando a rejeição.
Aprovação de governo = intenção de voto (II)
Como a ordem dos fatores não altera o produto, a equação se aplica também em municípios da região com governos mal avaliados. É o que ocorre em Cabo Frio, com a prefeita Magdala Furtado (PV). Cujo governo é desaprovado por 61% da população. E também em Rio das Ostras. Cujo governo do prefeito Marcelino Borba (sem partido) é desaprovado por 72,4% dos eleitores. Em Cabo Frio, os dados são da pesquisa Ágora, feita em 13 e 14 de setembro com o registro RJ 06406/2024 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em Rio das Ostras, são da nova pesquisa da Paraná, feita entre 9 e 12 de setembro e registrada no TSE como RJ-06026/2024.
Aprovação de governo = intenção de voto (III)
A prefeita Magdala é candidata à reeleição em Cabo Frio. Mas, diante da impopularidade do seu governo, teve apenas 16% de intenção de voto na consulta estimulada (com apresentação dos nomes dos candidatos) da pesquisa Ágora. Que a oposição lidera a prefeito (confira aqui) com o deputado estadual Dr. Serginho (PL), com 67% de intenção. O prefeito Marcelino não é candidato à reeleição em Rio das Ostras. Mas apoia a prefeito o vereador Mauricio BM (União), com 20,9% de intenção de voto na estimulada da nova pesquisa Paraná. Que a oposição lidera (confira aqui) com o ex-prefeito Carlos Augusto Balthazar (PL), com 49% de intenção.
Aprovação de governo = intenção de voto (IV)
Governante de gestão bem avaliada pela população tende a ser favorito à reeleição. Como as pesquisas indicam ser o caso de Campos, São João da Barra, Arraial do Cabo, São Pedro da Aldeia, Italva, Conceição de Macabu, Macaé, Cardoso Moreira e Silva Jardim. Como governo mal avaliado tende a fazer um candidato da oposição favorito à eleição. Como as pesquisas indicam ser o caso de Cabo Frio e Rio das Ostras. Com as exceções que existem para confirmar a regra, esta costuma se impor nas eleições a presidente, governador e prefeito. No Brasil e em qualquer outra democracia do mundo em que exista o instituto da reeleição.
Publicado hoje na Folha da Manhã.