Anunciado pelo blog em 16 de agosto (aqui) e 10 de outubro de 2024 (aqui), o Festival Internacional Goitacá de Cinema (aqui), entre 19 e 24 de agosto deste ano, chegou à mídia carioca. Ontem (25), a Veja Rio anunciou (aqui) o evento, da produtora Quiprocó Filmes. Que terá como homenageada a atriz e cantora campista Zezé Motta, estrela de “Xica da Silva” (1976), de Cacá Diegues.
Confira abaixo o vídeo gravado pelo ator campista Tonico Pereira, dirigido por Fernando Sousa e Gabriel Barbosa, cineastas à frente da Quiprocó. E, em seguida, a matéria sobre o Festival publicada ontem na Veja Rio:
Por Otávio Furtado
Mais uma cidade do estado do Rio de Janeiro ganhará um festival internacional de cinema. Entre os dias 19 e 24 de agosto deste ano acontecerá a primeira edição do Festival Internacional Goitacá de Cinema. Que terá Zezé Motta, atriz nascida na cidade, como a homenageada.
Pelo menos 50 filmes serão exibidos em diversas salas de cinema e espaços culturais da cidade. Eles serão divididos em cinco categorias:
Mostra Competitiva Brasileira – longas e curtas nacionais, inéditos no Brasil ou não, compreendendo 4 categorias: curta ficção, curta documentário, longa ficção e longa documentário;
Mostra Competitiva Internacional – longas e curtas internacionais, inéditos no Brasil ou não, compreendendo 4 categorias: curta ficção, curta documentário, longa ficção e longa documentário;
Mostra Competitiva Zezé Motta – sessões com filmes que promovam a diversidade de raça e gênero no cinema brasileiro;
Mostra Competitiva KBrunquinho – filmes dedicados a crianças e adolescentes;
Mostra Competitiva Olhares da Planície – dedicada a apresentar ao público um panorama da produção cinematográfica e contribuir com a difusão da produção audiovisual do interior do Rio de Janeiro.
Além disso acontecerão o Seminário de Cinema do Norte e Noroeste Fluminense e o Programa de Formação, com oficinas e debates para cineastas, estudantes e profissionais da área e de áreas correlatas, além do Cine Market Goitacá, um evento voltado para o mercado audiovisual, que vai gerar oportunidades de negócios para a região.