Prefeita de São João da Barra, Carla Caputi (União) confirma a equação presente nas pesquisas (confira aqui) de outros 8 municípios do Norte Fluminense e Região dos Lagos. Com aprovação do seu governo chegando a 90% dos sanjoanenses, ela é favorita à reeleição na consulta estimulada (com apresentação dos nomes dos candidatos), com 81,9% das intenções de voto. São mais de 72 pontos de vantagem sobre seu único adversário, o administrador público Danilo Barreto (Novo), com 9,2% de intenção.
Dados da nova pesquisa — A 25 dias da urna de 6 de outubro, é o cenário apresentado pela pesquisa Factum de SJB divulgada hoje (11). Feita com 381 eleitores do município, entre os 5 e 6 de setembro, teve o registro RJ 06382/2024 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com margem de erro de 5 pontos para mais ou menos.
Crescimento na estimulada — Em relação à pesquisa Factum de 15 de junho, feita pelo menos instituto e com a mesma metodologia, Caputi chegou a setembro com a ampliação da sua vantagem. De 71,12% de intenção de voto que tinha há três meses na consulta estimulada, ela cresceu mais de 10 pontos até os 81,9% atuais. Por sua vez, Danilo também cresceu, mas menos: foi de 5,78% a 9,2% na estimulada. Outros 4,2% disseram em setembro que votarão em branco ou nulo em 6 de outubro, com 3,7% de indecisos e 1% que não soube responder.
Aprovação de governo = intenção de voto — Causa do seu favoritismo nas intenções de voto, Caputi também ampliou a aprovação popular ao seu governo. Entre as pesquisas Factum de junho e setembro, os que aprovam a atual gestão de SJB foram de 86,88% aos 90% atuais. A desaprovação é de apenas 9% dos sanjoanenses, com 1% que não soube responder.
Espontânea — Na consulta espontânea, onde o eleitor fala da própria cabeça em quem votará, em intenção com menos chance de mudança, Caputi também lidera a corrida. Entre as pesquisas Factum de junho e setembro, a prefeita subiu de 40,15% aos atuais 69%. Por sua vez, Danilo também cresceu na espontânea, mas menos: de 3,41% aos atuais 8,2% de intenção de voto cristalizada. Outros 17,6% ainda se mostraram indecisos, com 4,2% de branco/nulo e 1% que não soube responder.
Rejeição — Em outra consulta favorável à reeleição de Caputi, ela tem rejeição abaixo de Danilo. Entre as pesquisas Factum de junho e setembro, os sanjonanenses que não votariam na prefeita cresceram: de 1,84% aos atuais 5,3%. Mas, nos últimos três meses, Danilo cresceu ainda mais no índice negativo: de 19,42% aos atuais 27,3% de rejeição.
Análise do especialista — “Com nível de confiança de 95%, a pesquisa Factum apresenta excelente qualidade técnica. No município, com 38.708 habitantes pelo IBGE, estão habilitados a votar pelo TSE 42.019 eleitores. O cenário é de reeleição da prefeita Carla Caputi, com 69% das intenções no voto espontâneo, que vão a 81,9% na estimulada. Danilo Barreto (Novo), único concorrente, aparece com 8,2% das intenções no voto espontâneo e com 9,2% no voto estimulado. Pela pesquisa, é possível concluir que a alta possibilidade de reeleição da prefeita Caputi está associada aos 90% da população que aprovam o seu governo”, explicou William Passos, geógrafo com especialização doutoral em estatística no IBGE.