A partir das 7h da manhã desta segunda-feira (13), o convidado do Folha no Ar é o médico psiquiatra Flávio Mussa Tavares. Ele falará ao vivo na Folha FM 98,3 da pademia da Covid-19 em Campos, no Brasil e no mundo, do estresse do isolamento social e dos riscos e receios entre os profissionais de saúde, na linha de frente do combate ao novo coronavírus.
Quem quiser participar ao vivo do Folha no Ar desta segunda, pode fazê-lo com comentários em tempo real, no streaming do programa. Seu link será disponibilizado alguns minutos antes do início, na página da Folha FM 98,3 no Facebook.
No tempo da blogosfera goitacá, o blog “Campos em Debate”, do advogado Cleber Tinoco, era um dos destaques. Sobretudo pela capacidade de levar substância a um debate virtual que muitos de seus pares locais alimentavam com fofoca e maledicência — características tipicamente campistas que anteciparam em alguns anos o fenômeno mundial das fake news nas redes sociais. Destaque também nestas, pela mesma união responsável entre crítica e proposição, Cleber volta à blogosfera nesta segunda (13). Agora no outdoor mais amplo do Folha1. Quem quiser conferir o resultado, pode fazê-lo aqui. E ler abaixo sua carta de intenções nessa nova jornada:
— Sou advogado da Uenf, tenho 42 anos, casado e pai de uma menina e de um menino. Aceitei o convite do Aluysio Abreu Barbosa para escrever em um blog hospedado na Folha da Manhã. O meu assunto predileto, claro, é o Direito, mas tenho interesse por outros temas, que estudo superficialmente, como filosofia, política, economia, sociologia, neurociência e os relacionados à saúde. Procuro acompanhar as notícias e gosto de compartilhar as mais relevantes. Pretendo levar ao leitor reflexão e informação. Por fim, lembro que as sugestões de pauta também são bem vindas — disse Cleber.
Campos fecha o sábado com 15 casos confirmados de Covid-19, entre eles o primeiro morto da doença, e outro dado preocupante: entre os 14 restantes, seis deles são profissionais de saúde. Nenhum não apresentam quadro grave e todos estão em isolamento residencial. Além do caminhoneiro Hudisson Pinto dos Santos, de 39 anos, que faleceu (confira aqui) na tarde de hoje na UTI do Centro de Controle e Combate ao Coronavírus (CCC), o outro caso confirmado da doença neste sábado é o de uma enfermeira de 38 anos, que atua em Rio das Ostras.
Entre os seis profissionais de saúde de Campos infectados pelo novo coronavírus, há três enfermeiros: a do caso confirmada hoje se soma a um colega de 48 anos e uma colega de 28. As outras três são três médicas, com 26, 29 e 33 anos. Há ainda mais 21 casos suspeitos de Covid-19 no município. Dois deles são graves, de crianças internadas na UTI Pediátrica (Utip) do Hospital Ferreira Machado (HFM): uma menina de 6 anos e um menino de 3. Todos aguardam o resultado dos testes do Laboratório Central Noel Nutels (Lacen), credenciado pela secretaria estadual de Saúde e que até hoje não confirmou oficialmente a causa da morte de Hudisson.
Hudisson e o caminhão que dirigia para dar estabilidade à sua família (Foto: Arquivo Pessoal)
Hudisson Pinto dos Santos, morto pela Covid-19 aos 39 anos, casado e pai de dois filhos pequenos
Acabou de falecer o caminhoneiro Hudisson Pinto dos Santos, morador da Penha de 39 anos, na UTI do Centro de Controle e Combate ao Coronavírus (CCC) em Campos. Da sua lida nas estradas, ele chegou de São Paulo na quarta (1º) da semana passada. Começou a apresentar sintomas e buscou a UPH do São José no sábado (04). No mesmo dia, fez uma tomografia do Hospital Geral de Guarus (HGG), de onde foi transferido ao CCC, instalado no prédio novo da Beneficência Portuguesa, indo direto à UTI. Na segunda-feira (06) fez o teste rápido, que deu positivo para Covid-19, mas até hoje sem confirmação oficial pelo Laboratório Central Noel Nutels (Lacen). Na mesma segunda foi entubado, mas não resistiu e faleceu na tarde de hoje. Era casado e pai de dois filhos pequenos. A única comorbidade informada é a de que era obeso.
Segundo relatos de amigos, Hudisson era uma pessoa quieta e reservada, que vivia para a família e o trabalho. Era muito querido no bairro da Penha, onde residia, não fumava, não bebia e sua obesidade não passava de um excesso de peso, como se pode constatar por suas fotos. Ele trabalhou por cerca de 4 anos como taxista em Campos, até conseguir o emprego como caminhoneiro em uma transportadora de Vitória (ES). Fez a opção para ter carteira de trabalho assinada e benefícios, buscando dar mais segurança à sua família. Na última quinta, ainda sem divulgar seu nome, este Opiniões foi o primeiro a noticiar (confira aqui) a gravidade do seu caso e sua internação na UTI do CCC.
O blog falou no início da noite com Ivaneide, viúva de Hudisson. Ela informou que os dois eram evangélicos e frequentavam a Igreja Batista do Parque Bela Vista. Em isolamento obrigatório, não soube passar informações do velório e do enterro do marido, que estão sendo organizados pela família. Muito abalada, Ivaneide só conseguiu afirmar com a voz embargada, em meio ao choro: “Ele era um homem muito bom!”
Atualizado às 19h22 para atualizar com as fotos de Hudisson e o depoimento da sua viúva.
Os equipamentos de proteção individual (EPIs) para Covid-19, disponíveis aos profissionais da rede de Saúde Pública de Campos, está sendo alvo hoje (11) de fiscalização pelo Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj). Um membro do Cremerj adiantou que os principais problemas constatados são a falta de máscaras cirúrgicas, com tripla camada, e os aventais de proteção. A fiscalização se dará no Centro de Controle de Combate ao Coronavírus (CCC) de Campos, nos hospitais Ferreira Machado (HFM) e Geral de Guarus, além das UPHs São José, de Guarus e de Travessão. Um relatório será produzido até o final do dia e enviado à sede do Cremerj no Rio, à promotora Maristela Naurath, da 3ª Promotoria de Tutela Coletiva de Campos, e à secretaria municipal de Saúde.
Secretária de Saúde de Campos, Cíntia Ferrini admite que a falta de EPIs é um problema não só local, mas do mundo. É agravado pelo retorno dos brasileiros às ruas (confira aqui o novo caso de hoje em Campos), incentivados pelo mau exemplo (confira aqui) do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), e pelo fato dos EUA, novo epicentro mundial do novo coronavírus, estarem usando seu poder econômico para comprar todo o material de proteção disponível no mercado internacional. Em relação aos aventais de proteção, a secretária municipal argumentou que as mudanças nos critérios pelo ministério da Saúde têm sido constantes, por isso difíceis de acompanhar e suprir de maneira adequada.
Distribuição de máscaras inapropriadas para uso médico foi denunciada nas redes sociais por profissionais da Saúde Pública de Campos (Foto: Facebook do vereador Álvaro Oliveira)
Sobre a falta de máscaras cirúrgicas, principal queixa, Cíntia garantiu que elas estão em processo de compra. E admitiu que as máscaras de dupla face, cuja distribuição foi denunciada nas redes sociais por profissionais da Saúde Pública, não são para uso médico. Ela alegou que a demanda vem sendo atendida pelas máscaras nº 95, mais caras, mas ainda em estoque. A secretária admitiu, entretanto, que o problema das EPIs tende a se agravar com o aumento da doença. Até ontem, Campos registrava 14 casos confirmados de Covid-19. O pico da doença no Brasil é esperado para o final deste mês. E, segundo todas as projeções, deve se manter pelo menos até junho.
Com assento no gabinete de crise criado pelo governo de Campos por conta da pandemia do novo coronavírus, o Cremerj tem orientado os profissionais de Saúde a não atenderem casos suspeitos sem EPIs. Mesmo contando com todos eles, no começo da pandemia pelo mundo, o percentual de contaminação dos profissionais de saúde que trataram dos doentes de Covid-19, na China e na Itália, chegou a até 40%.
Nos dias 19 e 30 de março, esta última em parceria com o Ministério Público, o Cremerj já havia realizado fiscalizações na rede de Saúde Pública de Campos. No último dia 5, em atendimento à demanda gerada pelo blog, o delegado local do Cremerj, Dr. Rogério Bicalho, fez elogios aos profissionais da Saúde Pública que estão à frente do combate à Covid-19 no município. Mas fez a ressalva clara (relembre aqui) em relação aos EPIs:
— O Cremerj já informou que “os profissionais de saúde, na rede pública e privada, só devem atender à população de risco com os EPIs, composto, minimamente de máscaras de proteção, luvas descartáveis e, quando for o caso, avental de proteção”. Portanto na ausência de EPIs, os médicos não irão atender. Diante dos dados que 20% a 40% dos contaminados na Europa são profissionais de saúde, sendo sua maioria médicos, não restou ao Cremerj outra opção. As resoluções foram apresentadas ao gabinete de crise de Campos e foram entendidas por todos, inclusive pelo MP e Defensoria Pública. Posso afirmar que hoje em Campos e região não faltam EPIs. Amanhã a realidade pode ser outra, por isso as fiscalizações são diárias.
Quissamã confirmou hoje à tarde seu primeiro caso de Covid-19. É uma mulher de 36 anos, que fez um teste rápido a partir do atendimento domiciliar acionado por ligação ao 192, no que o poder público quissamaense serve de exemplo para outros municípios da região. A doente apresenta quadro leve e está em isolamento residencial, mesma condição de dois casos suspeitos no município. Todos aguardam a contraprova oficial do Laboratório Central Noel Nutels (Lacen), credenciado pela secretaria estadual de Saúde, que hoje descartou três suspeitos do novo coronavírus em Quissamã.
Bom Jesus do Itabapoana confirmou hoje quatro casos do novo coronavírus no município do Noroeste Fluminense. Além da primeira morte, ocorrida no domingo (05) e confirmada ontem (confira aqui) para a Covid-19, três outros casos foram confirmados pelo Laboratório Central Noel Nutels (Lacen), credenciado pela secretaria estadual de Saúde. Dois estão em isolamento residencial, enquanto outro está internado na rede de saúde.
O município tem ainda 26 suspeitos da doença. Todos estão sendo monitorados em suas residências, foram testados e esperam o resultado do Lacen.
Hospital São Vicente de Paula, de Bom Jesus do Itabapoana, onde o taxista Farley Cursio, pai de duas filhas, faleceu no domingo (05) de Covid-19
Com base no comunicado oficial da Prefeitura de Bom Jesus do Itabapoana, o Folha1 confirmou aqui a primeira morte pelo novo coronavírus, no último domingo (05), no Hospital São Vicente de Paula, naquele município. O que não está não foi informado oficialmente, mas dá dimensão humana à tragédia, é que a vítima da pandemia se chamava Farley Cursio, tinha 39 anos, era taxista, residia em Bom Jesus, mas trabalhava fora. Era casado e pai de duas filhas.
Farley era diabético e a causa da morte foi infarto. O coração é sobrecarregado na tarefa de bombeamento de sangue oxigenado para o corpo, por conta das dificuldades respiratórias que caracterizam os casos mais graves de Covid-19. A confirmação oficial da doença se deu hoje, quatro dias após o óbito, pelo Laboratório Central Noel Nutels (Lacen), referenciado pela secretaria estadual de Saúde.
Campos teve hoje mais quatro casos confirmados de Covid-19. Um deles é um caminhoneiro de 39 anos, que está em estado grave, na UTI do Centro de Controle e Combate ao Coronavírus (CCC) de Campos e teve a infecção confirmada em teste rápido. Os outros três casos foram confirmados em testes PCR, com 100% de precisão, apresentam sintomas leves e estão em isolamento residencial. São uma mulher de 33 anos que teve contato com uma médica já confirmada anteriormente, em caso de transmissão local; um técnico em enfermagem de 48 anos que trabalha no Rio de Janeiro e em Araruama, onde fez o teste, mas reside em Campos; e ainda uma outra médica, que trabalha em Campos e Itaperuna, onde terá seu caso contabilizado, por residir naquele município.
Até ontem, o município tinha (relembre aqui) nove casos confirmados e 19 suspeitos. Embora já tenham sido de fato confirmados 13 casos no município, os números oficiais foram reduzidos para 11. O caso da médica de Itaperuna engrossará as estatísticas daquele município. Já o caso do caminhoneiro, embora grave, não será ainda validado pela secretaria estadual de Saúde, por ter sido confirmado em teste rápido.
Os quatro casos confirmados ontem (confira aqui) pela Prefeitura de São Fidélis, todos da mesma família, incluindo o idoso de 71 anos (relembre aqui) internado no CCC, também não serão incluídos na contabilidade de Campos.
Sistema drive thru facilita a imunização contra gripe, que recomeça na segunda (Foto: Genilson Pessanha – Folha da Manhã)
Campos reinicia a campanha de vacinação contra gripe na próxima segunda-feira (11), após a secretaria estadual de Saúde enviar mais 18 mil doses para o município. Os grupos prioritários continuam sendo idosos e profissionais da saúde, como preconiza o ministério da Saúde. O estacionamento do Guarus Plaza Shopping, oferecido por seus proprietários, será mais um ponto de vacinação drive thru, primeiro na margem esquerda do rio Paraíba. A etapa anterior da vacinação contra o vírus Influenza H1N1 no município, realizada já durante a pandemia da Covis-19, foi promovida (relembre aqui) entre os últimos dias 25 e 31. Imunizou 43,6 mil idosos e profissionais de saúde no município, antes que se esgotasse aquele primeiro lote de vacinas.
A vacinação contra o Influenza, que também causa problemas respiratórios e mortes, tem importância redobrada na pandemia do novo coronavírus, contra o qual ainda não há vacina e deve demandar todos os leitos hospitalares disponíveis, antes da sua curva de contaminação se estabilizar e começar a cair. As unidades hospitalares vão receber as equipes de imunização contra gripe previamente agendadas. Os idosos e demais profissionais de saúde que não atuam no ambiente hospitalar continuarão sendo vacinados nos pontos de drive thru. Já os idosos acamados, os responsáveis podem também, entrar em contato com os números da Vigilância Epidemiológica: 981 750391 – 981752145 – 98175 2482 para agendar a vacinação nas residências.
No Guarus Plaza Shopping também será feita a vacinação dos idosos e profissionais de saúde que chegam sem carro. Continua como ponto fixo de vacinação a UBSs de Morro do Coco, UPH São José e UBS Lagamar, na praia de Farol de São Thomé. O horário será sempre entre 9h às 16h.
Além do Guarus Plaza Shopping, serão duas áreas de vacinação através de drive thru: 1) no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop) e 2) na Fundação Rural de Campos (FRC) e 3). Na Paróquia Menino Jesus de Praga, em Travessão, onde funcionou um drive thru na primeira etapa da imunização, a demanda já teria sido atendida. Mas continuará no posto fixo da UFH do distrito. Equipes irão aos asilos de todo o município para vacinação, previamente agendada.
— É importante que a população entenda e se conscientize que nessa etapa as equipes só podem vacinar os idosos e os profissionais da saúde. Esses espaços físicos favorecem o espaço entre as pessoas nas filas, para evitar aglomerações que ocorreriam em UBS que possuem espaços físicos reduzidos frente a demanda — alertou a diretora de Vigilância em Epidemiologia, Roberta Lastorina.
Demais grupos — A segunda fase da campanha de vacinação está prevista para 16 de abril e teve alteração dos grupos a serem imunizados para: profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições especiais: motorista de transporte coletivo, aplicativos, caminhoneiros, adolescentes de 12 a 21 anos em medidas sócio educativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.
Terceira fase – Prevista a partir de 9 de maio, deverá começar a vacinação também de crianças de 6 meses a 5 anos, 9 meses e 29 dias, gestantes, puérperas, povos indígenas, professores da rede pública e privada, adultos entre 55 a 59 anos e pessoas com deficiência.
Com informações da Supcom, em atendimento à demanda gerada pelo blog
São Fidélis tem quatro casos confirmados da Covid-19. Além do paciente de 71 anos (confira aqui) internado desde ontem no Centro de Controle e Combate ao Coronavírus (CCC) de Campos, que teve a infecção confirmada em laboratório particular, três dos seus familiares com sintomas leves foram submetidos a testes rápidos pelo governo fidelense. Eles também deram positivo e foram colocados em isolamento residencial.
A informação foi atualizada em vídeo divulgado (aqui) no perfil da Prefeitura de São Fidélis n Facebook, pela Vigilância em Saúde do município. Que tem ainda mais três casos suspeitos da Covid-19. Os quatro casos já confirmados em testes e os três suspeitos, também testados, esperam agora o resultado oficial do Laboratório Central Noel Nutels (Lacen), referenciado pela secretaria estadual de Saúde.
A Prefeitura de São Fidélis confirmou o primeiro caso positivo de Covid-19 no município. É um senhor de 71 anos que deu entrada ontem no Centro de Controle e Combate ao Coronavírus (CCC) de Campos, onde está internado em um leito clínico.
Segundo fonte do governo municipal de Campos, até agora o paciente ainda não apresentou demanda de UTI ou respirador mecânico. Membros da sua família, que tiveram contato com ele e apresentam quadro de febre, estão sendo testados para o novo coronavírus.
O caso positivo foi indicado em um teste rápido aplicado no paciente, mas demanda ainda confirmação pelo Laboratório Central Noel Nutels (Lacen). Que a Prefeitura de São Fidélis não esperou para divulgar a nota abaixo (aqui), em seu perfil no Facebook: