Sem nova pesquisa a prefeito de Campos
Esperada na quinta (25), como registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob inscrição RJ-07597/2024, a pesquisa Real Time Big Data a prefeito de Campos (confira aqui) não foi divulgada. O jornal carioca O Dia encomendou um levantamento presencial, mas ele teria sido feito por telefone. No registro da pesquisa no TSE, consta sobre sua metodologia: “consiste na realização de entrevistas pessoais”. Uma fonte da direção do jornal disse: “Pedimos pesquisa presencial em campo e eles a fizeram por telefone, o que gerou grande descontentamento. Pesquisas telefônicas sempre geram distorções, críticas e possíveis ações judiciais”.
Expectativa criada e frustrada
Quem primeiro anunciou, na segunda (22), a expectativa da pesquisa Big Data sobre Campos para quinta foi (confira aqui) o jornalista Arnaldo Neto. Na última quarta (24), véspera da divulgação prevista no TSE, esta coluna disse (confira aqui) sobre a pesquisa Big Data de julho registrada a prefeito de Campos: “Amanhã (anteontem) está registrada no TSE a divulgação de pesquisa Real Time Big Data à eleição a prefeito de Campos, contratada pelo jornal carioca O Dia. Será a primeira registrada na cidade desde que a Prefab Future, de 26 de maio, deu (confira aqui) liderança folgada a Wladimir Garotinho (PP), com 53,7% de intenção de voto na consulta estimulada”.
Indagações ficaram sem resposta
Como base na última pesquisa registrada de Campos e à espera da registrada para ser divulgada na quinta, a coluna antecipou as principais indagações entre as duas: “Além de saber se o prefeito Wladimir mantém a possibilidade de fechar a fatura no 1º turno, a pesquisa de amanhã (anteontem) responderá a outra importante pergunta: para onde foram os 18,7% de intenção de voto da deputada estadual e ex-prefeitável Carla Machado (PT), registrados na Prefab de 26 de maio”. A partir daquela pesquisa, foi especulado se Wladimir não teria alcançado seu teto de intenções de voto. Se herdar votos de Carla, esse teto pode ser elevado.
Pulverização dos votos de Carla?
Pesquisas internas e sem registro no TSE, feitas após a desistência de Carla tanto do grupo dos Garotinho, quanto dos Bacellar, apontam para a dispersão dessas intenções de voto de Carla. Mas só pesquisas registradas poderão dar certeza. Candidato a prefeito do PT, partido da deputada, o professor Jefferson Azevedo, ex-reitor do IFF, conta com esses votos (confira aqui) para crescer além dos 0,6% de intenção de voto que teve na Prefab de 26 de abril. Mas Carla ainda não manifestou apoio à candidatura do correligionário. Nem há garantia que, mesmo se vier a abraçar a campanha de Jefferson, uma transferência de 2 dígitos ocorreria.
Para Jefferson?
Geógrafo com especialização doutoral em estatística pelo IBGE, William Passos analisou essa questão da migração dos votos de Carla para a coluna (confira aqui) em 13 de julho: “é preciso aguardar as próximas pesquisas registradas. Mas sabe-se, com base nas pesquisas e eleições passadas, que os perfis do eleitor de Carla e dos candidatos com origem no polo universitário de Campos, como é o caso do professor Jefferson, são diferentes. A ex-prefeita de SJB e deputada estadual tem um eleitor mais popular, com maior participação de pessoas com até 2 salários mínimos. É um eleitor mais próximo do observado na base do ‘garotismo’ e do ‘barcelismo‘”.
Para Madeleine e Thiago?
Abaixo de Wladimir e Carla, e acima de Jefferson na pesquisa Prefab de 26 de abril, a delegada de Polícia Civil Madeleine Dykeman (União) teve 6,8% de intenção de voto, enquanto o deputado estadual Thiago Rangel (PMB) teve 2,5%. Os dois também querem os votos em Campos da ex-prefeita de São João da Barra. Que, por já ter sido reeleita ao cargo em 2020, foi impedida pelo TSE de concorrer pela 3ª vez consecutiva a prefeita no município vizinho. Como Carla, Thiago tem sua base eleitoral no eleitor de mais baixa renda. Enquanto Madeleine, mesmo de direita e oposta ao PT, comunga com a deputada a imagem de “mulher forte”.
Buchaul e Clodomir
Também citado na Prefab de 26 de abril, o odontólogo Alexandre Buchaul (Novo) ficou empatado a prefeito com Jefferson, com os mesmos 0,6% de intenção de voto. Não citado há três meses, o empresário e produtor rural Clodomir Crespo (DC) teve seu nome incluído na pesquisa Real Time Big Data que seria divulgada na quinta. Assim como Wladimir, Madeleine, Thiago, Jefferson e Buchaul. O ex-vereador Jorge Magal (SD) apareceu na Prefab, com 0,5% de intenção de voto a prefeito. Mas, com complicações pela condenação na operação Chequinho, quanto integrava o grupo dos Garotinho, ele agora vai apoiar Madeleine.
Francimara com Yara em SFI
Se dúvida havia sobre a vereadora Yara Cinthia (SD) como pré-candidata governista à sucessão da prefeita de São Francisco de Itabapoana, Francimara Barbosa Lemos (SD), ela parece (confira aqui) ter deixado de existir. Ontem, Francimara e Yara tiraram uma foto juntas, com os dizeres “A luta continua!”, que rapidamente viralizou nas redes sociais. A convenção do SD, mais PDT e Republicanos, que tinha sido marcada para a quinta e adiada, gerando incerteza, foi remarcada para 3 de agosto. Quando serão homologadas 42 candidaturas a vereador, Yara a prefeita e o também vereador Renato Roxinho (Republicanos) como vice na chapa governista.
Publicado hoje na Folha da Manhã.